Líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ) denunciou em vídeo nas rede sociais que o Centrão e a ultradireita, capitaneada agora pelo governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), arma uma "sabotagem" para explodir as contas públicas no ano eleitoral de 2026.
"Estão querendo armar mais uma contra o Brasil. Não é contra o governo Lula, não. É uma sabotagem contra o Brasil. Eu espero que a Câmara não faça isso, porque se a Câmara fizer isso, vai estar dando um tiro no pé. Eles tão querendo derrubar uma medida provisória do governo, que é uma medida provisória que taxava vários setores econômicos, tinha tributação. Eles estão querendo derrubar. Hoje é o último dia para votar", afirma o deputado.
Lindbergh se refere à Medida Provisória 1303, que taxa operações do sistema financeiro, especialmente as fintechs, empresas que fazem operações de mercado a partir da Faria Lima. Algumas delas estão sendo investigadas pela Polícia Federal (PF) em esquema de lavagem com o Primeiro Comanda da Capital (PCC).