A indústria audiovisual no Brasil teve, em 2024, um impacto econômico total de R$ 70,2 bilhões (cerca de US$ 13,1 bilhões) no Produto Interno Bruto (PIB) nacional e gerou 608.970 empregos diretos, indiretos e induzidos
Segundo um estudo da consultoria Oxford Economics, divulgado nesta quarta-feira (8).
O levantamento, intitulado “A Contribuição Econômica da Indústria Audiovisual do Brasil em 2024”, foi encomendado pela Motion Picture Association (MPA) no Brasil e lançado durante o RioMarket, a seção de negócios do Festival do Rio.
O relatório destaca que o setor audiovisual brasileiro emprega diretamente um contingente equivalente ao da indústria farmacêutica e supera em mais de 50% o número de trabalhadores das montadoras de automóveis instaladas no país. Além disso, seu efeito multiplicador é expressivo: a cada R$ 10 milhões gerados pela cadeia audiovisual, outros R$ 12 milhões são impulsionados em diferentes segmentos da economia.
“É uma indústria com um efeito multiplicador notável em relação a outras indústrias”, afirmou Andressa Pappas, diretora-geral da MPA no Brasil, em entrevista à revista Variety.
A indústria audiovisual engloba todas as atividades relacionadas à criação, produção, distribuição e exibição de conteúdos que combinam som e imagem, como filmes, séries, novelas, programas de TV e produções para plataformas digitais.
Sua cadeia produtiva envolve roteiristas, diretores, atores, técnicos, estúdios, distribuidoras, canais de televisão, plataformas de streaming, salas de cinema e muitos outros negócios.