Lula (PT) pretende avançar em novas pautas sociais. Entre as prioridades estão o fim da escala 6x1 e a adoção da tarifa zero no transporte público.
Após a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, o presidente Lula (PT) pretende avançar em novas pautas sociais. Entre as prioridades estão o fim da escala 6x1 e a adoção da tarifa zero no transporte público. O Palácio do Planalto deve reunir, nos próximos dias, líderes da base aliada para definir estratégias e garantir apoio à tramitação dessas propostas na Câmara dos Deputados.
A proposta que reduz a jornada de trabalho é de autoria da deputada @hilton_erika (PSOL-SP) e prevê uma semana de quatro dias úteis, com 36 horas totais e oito horas diárias. O texto mantém a possibilidade de ajustes via acordos coletivos. Apesar do apoio da base governista, entidades empresariais resistem à mudança, alegando aumento de custos e risco à competitividade.
Paralelamente, o governo quer impulsionar a política de tarifa zero no transporte público, tema que vem ganhando força em várias cidades brasileiras.
A pedido de Lula, o Ministério da Fazenda prepara um estudo sobre a viabilidade da gratuidade em todo o país.
A proposta prevê a criação de um modelo de financiamento público para garantir transporte gratuito diário, ampliando o acesso da população e fortalecendo o direito à mobilidade urbana como política social permanente.
O governo se move para o bem-estar do trabalhador brasileiro, em constante defesa da democracia e de sua soberania.