Na próxima semana, entre 13 e 17/10, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, cumprirá agenda oficial na China.
Ela será acompanhada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de Viviane Vecchi, secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento, e João Villaverde, secretário de Articulação Institucional do MPO.
Entre os compromissos, estão a visita ao Porto de Xangai, ponto estratégico para o projeto Rotas de Integração Sul-Americana, especialmente a Rota 2 Bioceânica, que conecta o Brasil ao Peru e ao continente asiático de forma mais eficiente, rápida e econômica.
A rota de Chancay a Xangai é mais curta que outras rotas marítimas tradicionais (Cabo da Boa Esperança, Estreito de Magalhães, Canal do Panamá e Canal de Suez), oferecendo menor tempo de navegação, menor custo por tonelada e menor emissão de CO₂, mesmo exigindo integração entre transporte rodoviário e ferroviário.
A ministra também visitará o Hospital da Província de Zhejiang, modelo de hospital inteligente que será replicado no Brasil, e terá reuniões com empresários e investidores para fortalecer cooperação tecnológica e projetos estratégicos do governo.
O Primeiro Hospital Inteligente do Brasil é uma iniciativa inovadora, aprovada na Comissão de Financiamento Externo (Cofiex), em parceria com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB/BRICS). O projeto contará com aporte de aproximadamente US$ 320 milhões (equivalentes a cerca de R$ 1,7 bilhão), mobilizando recursos para construção da infraestrutura física, aquisição de equipamentos médicos e qualificação de mão de obra. Será escalável e replicável em todo o país, com coordenação do MPO, Ministério da Saúde, STN e PGFN.
Fonte: Gov.br
#simonetebet #china