O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (13/08), no Palácio do Planalto, o professor e cientista político norte-americano Steven Levitsky, coautor do best-seller “Como as Democracias Morrem”, escrito em conjunto com Daniel Ziblatt.
Levitsky, que está no Brasil para uma série de encontros voltados à defesa da democracia, avaliou em evento sediado no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília, que o Supremo Tribunal Federal (STF) agiu de forma pertinente diante dos movimentos antidemocráticos acontecidos no Brasil.
“Acho que o tribunal agiu absolutamente certo ao defender a democracia de forma agressiva. As democracias não conseguem se defender sozinhas. Elas não podem ser defendidas passivamente, à distância”, pontuou.
Ao comentar sobre a tentativa de Donald Trump de atacar a soberania brasileira e as instituições do país, Steven afirmou ser “irônico” os EUA punirem o Brasil por “fazer o que os americanos deveriam ter feito”.
Os projetos autoritários da extrema direita de desarticulação das instituições se estendem por vários países e ameaçam o pleno exercício da democracia, é o que o cientista político e professor de Harvard, Daniel Ziblatt, irá explicar na aula magna:
COMO AS DEMOCRACIAS MORREM
🗓️ 28/08 (quinta)
🕗20h