Projeto inédito na USP transforma etanol em hidrogênio para abastecer Toyota Mirai e ônibus




Projeto inédito na USP transforma etanol em hidrogênio para abastecer Toyota Mirai e ônibus

Por Avine | Detudo Alto Tietê

Em uma parceria inovadora entre a Toyota do Brasil, Shell Brasil, Raízen, Hytron, USP, SENAI CETIQT, Hyundai, EMTU e Marcopolo, a Universidade de São Paulo inaugurou a primeira planta-piloto do mundo para produzir hidrogênio renovável a partir do etanol. O investimento, de cerca de R$ 50 milhões, levou a estação ao campus da Cidade Universitária em 2023 e está em fase de testes desde fevereiro de 2025 (souagro.net).


🔬 Como funciona a tecnologia

A planta usa um reformador a vapor do etanol — desenvolvido pela Hytron — onde etanol e água são aquecidos a aproximadamente 750 °C, liberando hidrogênio e CO₂ biogênico (jornalalerta.com.br). Esse método aproveita a atual logística de etanol no Brasil, evitando transporte de hidrogênio comprimido.


⚙️ Capacidade e infraestrutura

  • Produz cerca de 100 kg de H₂ por dia (~4,5 kg/h), quantidade suficiente para abastecer até três ônibus urbanos e dois veículos leves (Quatro Rodas).

  • Inicialmente, os veículos em testes incluem:

    • Toyota Mirai

    • Hyundai Nexo

    • Três ônibus da EMTU fabricados pela Marcopolo (Quatro Rodas).


📊 Objetivos e monitoramento

O plano envolve monitorar:

  • Taxa de conversão etanol → hidrogênio

  • Consumo, eficiência e desempenho real dos veículos

  • Emissões do “campo à roda” (produção da cana até o uso final) (Universidade de São Paulo)
    Segundo Julio Meneghini (RCGI-USP), o projeto “visa demonstrar que é possível produzir hidrogênio sustentável a partir do etanol, com grande eficiência logística” (Universidade de São Paulo).


🎯 Relevância e bastidores

  • Conhecido informalmente como "hidrogênio verde e amarelo", o projeto surgiu em 2023 e teve início de construção em agosto do mesmo ano (souagro.net).

  • Em 19 de fevereiro de 2025, a planta entrou oficialmente em fase de testes, com presença do governador Tarcísio de Freitas, destacando o papel estratégico do Estado de São Paulo na transição energética (eixos).


🌱 Sustentabilidade e custos

  • Estima-se que o custo do hidrogênio produzido seja comparável ao hidrogênio a partir de gás natural, mantendo a neutralidade de carbono associada à eletrólise com energia renovável .

  • A pureza do hidrogênio chega a 99,999 %, ideal para uso em células de combustível sem danos (VTV News).

  • Potencial de aplicação em setores como siderurgia, cimento, fertilizantes e transporte pesado (JornalCana).


🧭 Próximos passos

  1. Coleta de dados reais – sobre rendimento, consumo e emissões

  2. Avaliação econômica – para viabilizar escala e instalação em postos de etanol

  3. Expansão – estudos de uso em caminhões, VLTs e rotas inter-campus em Piracicaba (Quatro Rodas, horizonteverde.com.br)


✅ Conclusão

O projeto representa um marco internacional na produção de hidrogênio renovável, alavancando a infraestrutura brasileira do etanol e demonstrando viabilidade técnica e ambiental. É uma iniciativa que poderá transformar não só a mobilidade, mas também setores intensivos em carbono, posicionando o Brasil como referência global nessa tecnologia.


Crédito da foto: Toyota Mirai em teste na USP (Governo do Estado de SP) (Jornal Cimbaju)





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