Nas redes, Trump ameaçou STF BRASILEIRO

 

FROM LULA TO TRUMP

Nas redes, Trump ameaçou STF


A resposta do presidente Lula à intromissão de Donald Trump nos assuntos nacionais fez com que o governo voltasse nas últimas horas a ser tema de debate nas redes sociais. Trump fez ameaça explícita ao STF em defesa de Jair Bolsonaro e Lula rebateu, dizendo que quem manda no Brasil é o povo. 

Com isso, a hashtag #brasilsoberano chegou ao topo dos trend topics do X nesta segunda-feira (7).

“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja”, expressou Lula, em nota oficial. “Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”.

A postagem do presidente norte-americano representou a mais grave intromissão de um governante estrangeiro nos assuntos internos do Brasil em muitos anos.

Trump usou sua plataforma Truth Social para afirmar que acompanha de perto a situação de Bolsonaro e disse que ele é vítima de uma “caça às bruxas” conduzida por autoridades nacionais.

Depois de classificar como “terrível” o tratamento que Bolsonaro tem recebido da Justiça, Trump falou em sua defesa, afirmando que ele “não é culpado de nada”, e ataca o Supremo Tribunal Federal (STF) afirmando que o “povo brasileiro” não aceitrá sua decisão.

“O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Vou acompanhar muito de perto essa CAÇA ÀS BRUXAS contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores”, declara o norte-americano na publicação.

Lula também comentou a postagem de Trump na entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, em evento dos BRICS, no Rio de Janeiro.

“Esse país tem lei, esse país tem regra, esse país tem um dono, chamado povo brasileiro. Portanto, dê palpite na sua vida, e não na nossa”, afirmou, em tom incisivo.

Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais, também criticou  a mensagem de Trump.

“Donald Trump está muito equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro. O tempo em que o Brasil foi subserviente aos EUA foi o tempo de Bolsonaro, que batia continência para sua bandeira e não defendia os interesses nacionais. Hoje ele responde pelos crimes que cometeu contra a democracia e o processo eleitoral no Brasil”, publicou Gleisi no X.

Nas redes, o destaque para o presidente brasileiro está na repercussão de sua reação ao mandatário estadunidense, afirma o analista Pedro Barciela.

Cerca de 28% enfatizam a soberania nacional e criticam o intervencionismo externo, celebrando a postura firme de Lula frente à tentativa de influência externa, destacando frases como “o Brasil não é quintal de ninguém” e valorizando a ideia de um país independente, mostra o levantamento feito por Barciela.

No entanto, os comentários são majoritariamente negativos para o presidente brasileiro, já que os bolsonaristas entraram na discussão: acusações de hipocrisia por interferência em outros países (24%), cobranças sobre o escândalo do INSS e ausência de respostas (21%), menções a prisão de Lula (15%) e o enaltecimento de Bolsonaro (12%) completam os temas em destaque entre os comentários.

No total, cerca de 60% dos comentários são potencialmente negativos para Lula, enquanto 40% são potencialmente positivos. 

https://iclnoticias.com.br/from-lula-to-trump/

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page

Arquivo

Mostrar mais

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsonaro se incrimina

Mamata!

Anistia é Golpe

grande Wagner Moura