Consumo de chocolates em domicílio cai 19% no primeiro trimestre de 2025
Consumo de chocolates em domicílio cai 19% no primeiro trimestre de 2025
O consumo domiciliar de chocolates caiu 19% em volume no primeiro trimestre de 2025, segundo dados da Worldpanel by Numerator.
Este é um reflexo direto da crise global do cacau, que elevou o valor da matéria-prima a patamares históricos.
No mesmo período, o valor médio por quilo subiu 17%.
Em unidades, a retração foi menor (-10%), o que, segundo a empresa de dados dos consumidores, representa uma mudança no comportamento de compra: os brasileiros estão migrando para embalagens menores, que provocam menor impacto no orçamento.
Chocolates com até 60g cresceram 2%, enquanto tamanhos maiores tiveram queda de 4,8%.
Uma alta de 3% foi registrada no preço médio por unidade. Tabletes e bombons foram os segmentos mais impactados.
Já formatos como wafer, candy bar e ovinhos mostraram maior resiliência, mantendo-se estáveis no período.
Comparação com outras categorias
Em relação a outras categorias da Mercearia Doce, o chocolate começou a perder espaço para produtos como leite condensado, creme de leite, bolos industrializados e leite em pó, que aparecem como mais versáteis no preparo de receitas e mais acessíveis.
Fora de casa, a queda foi de 15% em volume no mesmo período, com o chocolate sendo substituído por outras indulgências, como sorvetes, bolos prontos, refrigerantes e até bebidas energéticas.
A retração é liderada pelas classe D e E, e pela geração dos Millennials, enquanto as classe A, B e C sustentam a demanda.
“A combinação entre alta de preços e mudanças de hábito desenha um novo panorama para o setor de chocolates, que deve buscar alternativas para reconquistar o consumidor”, afirma Yuri Parra, Gerente de Contas da Worldpanel by Numerator.
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