1ª brasileira da história com maior nota da turma em Harvard diz: ‘só mérito não basta’
1ª brasileira da história com maior nota da turma em Harvard diz: ‘só mérito não basta’
A brasileira Sarah Aguiar Monteiro Borges foi reconhecida como a estudante com a maior nota da turma de 2025 da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ela se formou em Psicologia e é a primeira brasileira a receber o prêmio Sophia Freund Prize, reconhecimento dado ao formando com melhor desempenho acadêmico.
Sarah concluiu o curso de Psicologia com a “honraria summa cum laude”, o mais alto nível de excelência acadêmica na instituição. Apenas 54 alunos, entre quase 2 mil, atingiram esse padrão. Eles receberão também um prêmio de mil dólares.
Em uma publicação nas redes sociais, Sarah escreveu: “Não é possível só com mérito individual, mas com apoio, incentivo e cuidado daqueles ao nosso redor.” Ela também incentivou que “mais pessoas buscassem aprender não só pelas portas que uma boa educação abre no mundo, mas pelas janelas que ela escancara dentro da gente.”
O trabalho final da jovem teve como tema o acesso de jovens brasileiros à saúde mental, com foco nos efeitos do estigma sobre esse processo.
A partir de setembro, ela iniciará o doutorado em Psiquiatria na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Sarah foi contemplada com a bolsa Gates Cambridge, uma das mais prestigiadas do mundo, concedida a poucos estudantes por mérito acadêmico, liderança e compromisso social.