Aneel anuncia bandeira verde em fevereiro. Conta de luz não terá alta

 

Aneel anuncia bandeira verde em fevereiro. Conta de luz não terá alta

 atualizado 

Reprodução
Foto colorida de conta de luz com dinheiro - Metrópoles

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (31/1), que a bandeira tarifária para fevereiro será verde. Ou seja, não haverá valor extra cobrado nas contas de energia elétrica no próximo mês. “O volume de chuvas e as boas condições dos níveis dos reservatórios garantiram a bandeira verde para o mês de fevereiro”, diz nota divulgada pela agência no fim da tarde desta sexta.

Sistema de bandeiras tarifárias

  • Lançado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é um mecanismo que indica aos consumidores, mês a mês, a situação da geração de energia no Brasil.
  • Para definir a bandeira tarifária vigente, a Aneel considera fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
  • Anteriormente, as variações (para mais ou para menos) eram repassadas até um ano depois, no reajuste tarifário seguinte.

Em janeiro, a bandeira vigente também é verde — o grau mais baixo na estrutura tarifária (veja abaixo). Com essa decisão, a Aneel amplia para três meses (dezembro, janeiro e fevereiro) o ciclo sem aumentos nas contas de luz residencial.

Sistema de cores das bandeiras tarifárias - Metrópoles

Sistema de cores das bandeiras tarifárias. O mecanismo foi desenvolvido pela Aneel

“A Aneel reforça que, mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico”, conclui o comunicado da Agência.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.


  • https://www.metropoles.com/brasil/economia-br/aneel-anuncia-bandeira-verde-em-fevereiro-conta-de-luz-nao-tera-alta

Postagens mais visitadas deste blog

Paralimpíadas de Paris.