Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Ramagem procurou servidora para saber como evitar demissões

 


Ramagem procurou servidora para saber como evitar demissões

Por Juliana Dal Piva e Karla Gamba

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) procurou uma servidora da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) em busca de informações sobre como poderia evitar a demissão de dois agentes investigados por espionagem. O relato consta no depoimento que a servidora deu à Polícia Federal (PF). Posteriormente, Ramagem evitou a demissão pedindo novas diligências após a própria corregedoria da agência recomendar a dispensa formal de dois agentes.

Em junho de 2019, um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) foi aberto para apurar a conduta de Rodrigo Colli e Eduardo Arthur Izycki que participaram de um pregão do Exército, na condição de sócios de uma empresa — prática vetada a servidores públicos. Dois anos depois, a corregedoria da Abin concluiu que os dois eram culpados e deveriam ser demitidos. O relatório final da investigação, que deveria ser encaminhado ao então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, foi barrado por Ramagem, à época chefe da Agência.

A servidora relatou à PF que Ramagem a procurou questionando sobre o que poderia ser feito para que o processo não fosse encaminhado ao ministro e consequentemente ocorresse a demissão. Segundo ela, a solução prevista na lei que estabeleceu o regime jurídico dos servidores públicos era converter o processo administrativo em novas diligências. Assim fez Ramagem.

A intervenção do agora deputado atrasou em dois anos a demissão de Colli e Izycki. Eles só foram demitidos após terem sido alvo da primeira fase da Operação Última Milha em outubro de 2023.

A depoente disse à PF que não sabia dizer que a motivação de Ramagem para evitar as demissões, mas reafirmou algo que já estava sob investigação: que os dois servidores estariam ameaçando a direção da Abin com a possibilidade de tornar público o uso ilegal do sistema First Mile para monitorar ilegalmente opositores da família do ex-presidente Jair Bolsonaro. Esta colunista revelou essas pressões e o papel de Ramagem na tentativa de evitar a demissão em reportagem publicada pelo portal Uol em outubro do ano passado.

Para a PF, o episódio é mais uma comprovação das ações que foram empenhadas para impedir a publicização do sistema First Mile, o que, consequentemente, revelaria as ações de desvio institucional.https://iclnoticias.com.br/servidora-procurada-ramagem-demissoes-investigados/

Os únicos partidos cujas bancadas votaram INTEGRALMENTE contra a PEC da Blindagem foram PSOL/Rede e PC do B! Sem os votos favoráveis de deputados da base do governo (inclusive os 12 do PT), ela não passaria... ABSURDO!

  chico.alencar desenhosdonando Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Chico Alencar (@chico.alencar) ...


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page