“Vocês fizeram jornalismo”, diz Padilha à CNN sobre imagens exclusivas

 Ministro de Relações Institucionais da Presidência da República afirmou também que caberá às instituições avaliarem a responsabilidade do ex-ministro Gonçalves Dias

Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha,
Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Em entrevista à CNN na tarde desta quinta-feira (20), o ministro de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, avaliou que a CNN fez jornalismo ao divulgar as imagens do circuito interno de 22 câmeras do Palácio do Planalto no dia dos atos criminosos, em 8 de janeiro.

As imagens exclusivas mostram o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias no Palácio do Planalto durante os atos do 8 de janeiro. Ele pediu demissão na quarta-feira (19) após a repercussão.

“O que vocês [CNN] fizeram foi jornalismo. Receberam um conjunto de imagens de alguma forma e fizeram aquilo que o jornalismo tem que fazer: colocar a público. A mídia e o jornalismo têm a função de trazer isso a público”, disse o ministro.

Padilha ressaltou que caberá às instituições apurar a responsabilidade das pessoas que aparecem nas imagens que foram divulgadas. “As instituições têm o papel de avaliar as imagens, a responsabilidade e punições de cada um, que deve ser feito de forma correta pela Polícia Federal e pelo Judiciário”, afirmou.

O ministro avalia que há a tentativa de construir uma “teoria conspiratória” que culpe os Três Poderes e a Democracia pela invasão e depredação que ocorreu em Brasília no início do ano, e que a CPMI dos atos de 8 de janeiro irá colocar uma “pá de cal” em quem pensa isso.

“A discussão política que existe, de setores com um certo ‘terraplanismo’, que querem construir uma teoria conspiratória de que a vítima, que foi o Congresso, o STF, o Poder Executivo e a Democracia, têm responsabilidade sobre os atos terroristas”, afirmou o ministro à CNN.

De acordo com Padilha, o objetivo é que o governo participe da comissão. “Vamos fazer parte da CPMI e, na minha opinião, ela vai ser a pá de cal de que a vítima, que é a Democracia, foi responsável pelos atos terroristas do 8 de janeiro”, disse.

Padilha disse também que a responsabilidade ou não do ex-ministro Gonçalves Dias será determinada por meio de uma apuração da Polícia Federal.

Para ele, a responsabilidade do ex-ministro Gonçalves Dias, assim como dos outros agentes que aparecem nas imagens, ficará clara após a apuração da Polícia Federal e do Judiciário.

“Você não pode destruir a biografia de qualquer pessoa por determinadas imagens, mas é algo que precisa ser apurado”, afirma. “Lula determinou a investigação pela PF, e com essa apuração saberemos qual é essa responsabilidade.”

(Publicado por Gabriel Ferneda)

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/voces-fizeram-jornalismo-diz-padilha-a-cnn-sobre-imagens-exclusivas/Tópicos

Postagens mais visitadas deste blog