Santos Cruz: vídeo de Dias não prova nada; culpa de 8/1 é de quem financiou

 

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/04/2023 19h00

Atualizada em 19/04/2023 19h54

O general Santos Cruz afirmou que o vídeo que mostra o general Gonçalves Dias, ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), durante o ataque golpista de 8 de janeiro não traz nenhuma prova e não coloca a atuação de Dias em xeque.

Essas imagens são mais uma peça que tem que ser analisada no âmbito do inquérito que está sendo feito pela Polícia Federal e se for instaurada uma CPMI então também deve ser analisada no conjunto de todos os elementos que existe de investigação. É um vídeo isolado, não da nem para culpar, nem para inocentar alguém."


O general afirmou, durante sua participação no UOL News, que o governo atual tem certa responsabilidade pelos ataques já que estava no poder quando os atos aconteceram. Mas reforçou que a culpa deve recair em quem financiou as manifestações.

Agora, a culpa tem que ver, quem estimulou, financiou, planejou, quem fez determinadas ações. Não quer dizer que um vídeo desses vai inocentar quem vandalizou, quem quebrou."

Não estou aqui para disputa corporal, diz deputado atacado por Eduardo

O deputado federal Dionilso Marcon (PT-RS), que foi ofendido pelo também deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) após questionar a facada recebida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018, afirmou, durante participação no UOL News desta quarta-feira (19), que não está na política para disputa corporal.

Estou no meu sétimo mandato de deputado, quatro [como] federal e três [como] estadual. Eu sempre gostei de disputar a política, respeito muito quem tem posição, não estou aqui no quarto mandato para ir para disputa corporal, e sim a disputa de politica."

O deputado ainda afirmou que "essa turma do ódio, da fábrica de fake news, da milícia, não pode ouvir a verdade".

Chico Alves: Lula não acredita em traição de Dias, mas evita CPMI do 8/1 por medo de desgaste

O colunista do UOL Chico Alves afirmou durante participação no UOL News que o general Gonçalves Dias é um militar de total confiança do presidente Lula.

Há muitos anos ele é próximo de Lula, foi responsável pela segurança pessoal de Lula por muito tempo, então uma traição de Gonçalves Dias acho que é fora de propósito. Agora, aqueles outros militares do GSI que tem um comportamento estranho com os invasores, esses sim talvez a investigação vai se debruçar mais sobre eles."

"[O vídeo] compromete a imagem dele, mas o grande ponto desse momento em que a oposição esta se esforçando e certamente vai conseguir instalar uma CPMI sobre os atos de 8 de janeiro, é não desgastar o governo", completou.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/04/19/santos-cruz-video-de-dias-nao-prova-nada-culpa-de-81-e-de-quem-financiou.htm

Postagens mais visitadas deste blog