Filho de Lula comenta fala polêmica do presidente sobre games e violência


Filho de Lula comenta fala polêmica do presidente sobre games e violência
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República. Filho de Lula comenta fala polêmica do presidente sobre games e violência Créditos: Ricardo Stuckert
Por Raphael Sanz
POLÍTICA18/4/2023 · 21:20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu uma declaração infeliz na manhã desta terça-feira (18) quando fez duras críticas aos games, em especial os jogos eletrônicos de tiros e sua ampla difusão entre adolescentes, enquanto discursava sobre medidas de combate aos ataques em escolas. De acordo com a fala de Lula, esta popularização dos games seria uma das razões pelo aumento da violência.

“Temos que pensar: ‘o que eu ensino para o meu filho dentro de casa?’ Tem gente que quando filho pequeno chora, logo dá a ele um tablet ou um celular para jogar jogos eletrônicos e se acalmar. Mas não tem jogo, não tem game, falando de amor, nem falando de educação, é só game ensinando a molecada a matar (…) duvido que tenha um menino de 8 a 12 anos que não esteja habituado a passar grande parte do tempo jogando essas porcarias. E hoje a molecada joga com gente de outro país, viram noites jogando, e tudo isso resulta nessa violência no meio de crianças,” declarou.


É claro que a declaração não foi bem recebida pelo público, sobretudo pelos entusiastas e usuários da indústria dos games que acusaram Lula de ter feito uma fala generalizante e que não toca na raiz do problema. Jogos de tiro, como o famoso Counter Strike, que Lula citou indiretamente, são os carros-chefe da atual disputa por um mercado que só tende a se expandir. Nesta semana, por exemplo, o Rio de Janeiro recebe o IAM Rio 2023, um importante campeonato internacional de Counter Strike que oferece mais de R$ 1 milhão em premiações.

“É extremamente preocupante que o presidente Lula esteja esbravejando suposições como se fossem fatos. Ao invés de encarar de frente uma cultura que celebra e incentiva o ódio, prefere culpar os jogos”, afirmou Bryanna Nasck, uma jogadora profissional de games, em postagem no Twitter que reproduziu as falas do presidente. A declaração da competidora basicamente resume as críticas que Lula recebeu do setor, em especial nas redes sociais.

Mas Luís Claudio Lula da Silva, um dos filhos do petista, apareceu no mesmo meio – a rede social Twitter – para explicar o posicionamento do presidente, reconhecer o erro do pai e minimizar a declaração. “Meu pai viu os filhos e os netos crescerem jogando vídeo game e sabe que isso não nos tornou violentos. Ele fez uma declaração sobre um assunto polêmico ao vivo, e acabou generalizando. Vídeo game é muito mais que violência, é arte, lazer e entretenimento”, afirmou.   

https://revistaforum.com.br/politica/2023/4/18/filho-de-lula-comenta-fala-polmica-do-presidente-sobre-games-violncia-134505.html

Postagens mais visitadas deste blog

Mega-Sena acumula