Mesmo sem obrigatoriedade, adolescentes do Alto Tietê querem participar das eleições de 2022






Por Débora Carvalho, Bom Dia Diário

30/03/2022 

Com a proximidade das eleições de 2022, programadas para outubro, o assunto tem ganhado espaço entre adolescentes do Alto Tietê, que pretendem participar da votação, mesmo não sendo obrigatório para a idade deles.

Um grupo de jovens da região quer participar das eleições deste ano. 

Todos têm entre 15 e 16 anos, e a conversa entre eles, muitas vezes, é a respeito de política.

“Antigamente eu não ligava. Eu achava que todo mundo votava, e quem era melhor ficava lá. Só que hoje eu entendo que a gente tem que pensar, porque tudo retorna para nós”, disse a estudante Celine Alves da Silva. 

Gabrielle da Silva Alves, que também é estudante, tem 15 anos e vai tirar o título de eleitor assim que completar 16. 

Foi na escola que ela percebeu como esse assunto é importante.

“Eu sou presidente do grêmio, então esse interesse por política começou na minha escola, com tudo o que está acontecendo. E eu acho muito importante porque é uma forma de a gente falar”, disse ela. 

Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) mostram que o número de adolescentes que tiraram o título de eleitor no Alto Tietê em 2021 cresceu na comparação com o ano anterior.

Em 2020, foram 4.528 novos títulos. 

Já em 2021, esse número saltou para 5.472. 

Seis cidades da região tiveram aumento no número de títulos para menores de idade.

 O maior foi em Itaquaquecetuba, com um aumento de 56,9%.

Quem tem entre 16 e 18 anos incompletos não é obrigado a votar no Brasil, mas já tem esse direito.

Um voto já faz muita diferença. A gente precisa ser ouvido. E, para votar, a gente precisa saber votar. Então é muito importante estudar cada candidato, saber o que eles querem e se eles vão nos representar de verdade”, falou a estudante. 

Cientista político fala sobre engajamento dos jovens

O cientista político Maurício Saliba falou sobre a importância do voto e da participação dos jovens.

“A política nunca se preocupou muito com os jovens. Desde que os jovens de 16 anos puderam votar, eu acho que não fizemos um trabalho bem feito de motivá-los. A política discutia as questões do futuro, que os jovens precisam participar. Até porque, no futuro, são eles que estarão lá. E se eles abrirem mão dessa discussão, quem é que faz por eles?”, disse.

“Nós lutamos por muito tempo pelo direito ao voto. Se você pegar a história do voto, houve uma luta muito grande para que todos pudessem votar. Para que as mulheres pudessem votar, os analfabetos, os jovens. E neste momento em que conquistamos tudo isso, nós vamos abrir mão desse direito? Deixar que outros escolham para nós o que é melhor para nós?”, completou. 
https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2022/03/30/mesmo-sem-obrigatoriedade-adolescentes-do-alto-tiete-querem-participar-das-eleicoes-de-2022.ghtml

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog