Após greve, índice que reajusta o aluguel sobe 1,87% em junho, diz FGV Alta do IGP-M foi pressionada pelo preço dos alimentos; em maio, avanço havia sido de 1,38%.

Preço dos alimentos pressionou o IGP-M de junho após greve dos caminhoneiros. (Foto: Fernando Pacífico / G1)
 Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) registrou alta de 1,87% em junho, contra um avanço de 1,38% em maio, sob o peso da alta dos preços dos alimentos como consequência da greve dos caminhoneiros que afetou o abastecimento no país no final de maio, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (28). 
 
O IGP-M é usado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis. O índice tem base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Preços no atacado sobem mais de 2%

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, acelerou a alta em junho a 2,33%, de 1,97% no mês anterior. 

No IPA, os preços dos Produtos Agropecuários avançaram 3,03% no mês, contra avanço de 0,98% em maio. 

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, mostrou que a pressão no varejo foi maior em junho ao subir 1,09%, contra alta de 0,26% antes.

Alimentos ficam 1,55% mais caros

A principal contribuição para o movimento foi dada pelo grupo alimentação, que teve um aumento de 1,55% sobre variação positiva de 0,06% no mês anterior. 

A FGV informou ainda que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 0,76% no mês de junho, depois de subir 0,30% anteriormente. 
https://g1.globo.com/economia/noticia/indice-que-reajusta-o-aluguel-acelera-alta-para-187-em-junho.ghtml

Postagens mais visitadas deste blog