Mogi das Cruzes - Vagner dos Santos é selecionado como novo maestro da Corporação Musical Santa Cecília

O ex-maestro da Banda Boigy, Vagner Silva dos Santos, acaba de ser selecionado para assumir a regência da Corporação Musical Santa Cecília.
 
O profissional, que comandou por dois anos o núcleo de sopros e percussão da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, depois atuou por mais quase dois anos como maestro assistente da Orquestra Sinfônica Jovem, acumula ampla experiência como regente e instrumentista. Reúne, portanto, todas as qualificações técnicas para estar à frente de uma banda como a Santa Cecília, que passa agora por um momento de reestruturação.

"Buscamos um maestro experiente, não só na área da regência, mas também como instrumentista. O Vagner dos Santos é um excelente músico e esteve à frente de um importante projeto sinfônico de nossa cidade, que é a Banda Boigy.
 
 Conhecemos o trabalho dele e temos certeza que em breve teremos um concerto belíssimo com a nova formação da banda", declara o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.

A escolha se deu com base na análise do Cadastro de Artistas e Profissionais de Arte e Cultura, que é o banco oficial de profissionais utilizado pela Secretaria Municipal de Cultura para atuação em eventos e atividades artísticas e culturais do município de uma forma geral. Vagner era o único maestro cadastrado, além de possuir toda a experiência necessária para assumir o cargo em questão. Para Sartori, a atuação dele junto à nova formação da Banda Santa Cecília será uma forma de dar continuidade ao belo trabalho já desenvolvido pelo regente na cidade.

“Topei o desafio de fazermos um trabalho em conjunto, com o objetivo de colocar a banda novamente em plena atividade. Acredito no projeto Santa Cecília, sei que temos músicos interessados em desenvolver um trabalho bacana para a cidade, até porque a banda tem uma importância muito grande para Mogi das Cruzes, então estou certo de que vamos conseguir colocar a banda novamente no lugar onde ela pertence”, destacou o maestro, Vagner dos Santos.

Além de reger a Banda Santa Cecília, o maestro Vagner dos Santos será responsável pela busca de repertório e material para os ensaios e será também o coordenador do Projeto Madeiras e Metais, que em breve será retomado e oferecerá aos músicos da cidade aulas gratuitas de instrumentos sinfônicos, ministradas por músicos selecionados na nova formação da banda.

Em maio último, a Prefeitura de Mogi das Cruzes assumiu o patrimônio imobiliário e cultural da Banda Santa Cecília, com o objetivo de preservar a banda e também o prédio sede da corporação, que estava fechado e em estado de deterioração. A expectativa da Secretaria de Cultura é que a reforma da parte externa, que será feita em forma de doação por parte da empresa Topus Terra, tenha início no próximo mês. A empresa faz neste momento os últimos ajustes para a instalação de tapume, que vai garantir a segurança dos pedestres. Já a reforma na parte interna está em fase de início da orçamentação. A previsão é que até o final do ano o prédio esteja recuperado.

Trajetória

Vagner dos Santos é selecionado como novo maestro da Corporação Musical Santa CecíliaVagner Silva dos Santos iniciou seus estudos musicais aos 12 anos e, em 1992, ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo, onde passou 12 anos de sua vida, tendo a oportunidade de participar de grupos de sopro, quartetos, duetos e por vezes solo. Em 2009, participou do Primeiro Festival Internacional de Metais, em Campinas. Concluiu o curso de regência de banda e, entre 1998 e 2000, já estava à frente de uma big band, que fez diversas apresentações em São Paulo.

Fez dezenas de apresentações públicas primeiramente como músico, depois como professor e, por fim, como maestro. Nesta última posição, esteve à frente de grupos como a Banda da Assistência Comunitária de Ação Social de São Miguel Paulista, entre os anos de 1996 e 1997 e o Coral Vozes de Júbilo, da Igreja Assembleia de Deus, entre 2000 e 2013;

No segundo semestre de 2012, Vagner assumiu a coordenação da área de sopros e percussão da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes e passou a atuar também como maestro da Banda Boigy, apresentando-se inúmeras vezes na cidade e contribuindo diretamente para a melhoria do nível técnico do grupo. Em 2013, esta evolução rendeu à Banda Boigy uma apresentação pública com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.

A partir de 2014 e até o final de 2015 Vagner atuou também como maestro assistente da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, realizando trabalhos de destaque junto à mesma, como a apresentação em parceria com o grupo Palavra Cantada, que foi realizada no ano de 2014, durante a Expo Mogi, em comemoração aos 454 anos de Mogi das Cruzes.

É também músico da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, maestro residente da Banda Sinfônica Paulista e maestro de um coral da cidade de Arujá. (LMS)

Postagens mais visitadas deste blog