Computação em nuvem ganha cada vez mais importância no mundo corporativo

 Mundo Digital

   Ethevaldo Siqueira

O que eu gostaria de lembrar em primeiro lugar é que o conceito de computação em nuvem se amplia e se torna a cada dia mais abrangente.

E pode ser dividido em três categorias:

Nuvem pública, Nuvem privada e Nuvem híbrida.

Eu tenho uma Nuvem particular, em sistema de armazenamento, em HD externo, sem fio, com alguns Terabytes, que fica num canto de meu escritório.

Ele tem um endereço IP que me permite acessar todo o seu conteúdo de onde estiver no mundo.

• Tudo que tenho de mais importante no meu computador iMac, está sempre disponível no sistema iCloud da Apple.
 
• Meu material mais importante no PC está replicado no MyCloud, da Western Digital.

• Por redundância, uso ainda as nuvens da Microsoft, do Google e da Asus – neste último caso porque disponho de 35 Giga grátis num ultrabook de última geração.

No mundo corporativo, qual é o papel da nuvem?

É cada dia mais importante, As empresas ganham soluções de sistemas de armazenamento muito mais funcionais, confiáveis e flexíveis – com capacidade de até centenas de Terabytes.

A computação em nuvem também tem seus riscos. Mas eles podem reduzidos ao mínimo, com diversos cuidados, como a duplicação de arquivos, de datacenters, de nuvens públicas para privadas ou mesmo híbridas.

E, em todos os casos, temos que adotar medidas de segurança adequadas e cada dia mais rigorosas. 

Postagens mais visitadas deste blog