Maria Inês Fini é a nova presidente do Inep, órgão que cuida do Enem Ela vai substituir Luiz Roberto Liza Curi, que tinha assumido em março. Órgão é responsável pela elaboração e aplicação do Enem.


 Do G1, em São Paulo
A educadora Maria Inês Fini é a nova presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de acordo com a assessoria do Ministério da Educação (MEC). 

Maria Inês Fini
O órgão, vinculado ao MEC, é responsável pela elaboração e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), entre outros. 


Maria Inês é doutora em educação, pedagoga, professora e pesquisadora de psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento e social, especialista em currículo e avaliação. 

A nova presidente do Inep já teve passagem pelo instituto entre 1996 e 2002, quando foi diretora de Avaliação para Certificação de Competências, sendo responsável pela criação e implementação do Enem e do Encceja e foi Diretora do PISA no Brasil. 


Entre 2003 e 2006, desenvolveu e coordenou projetos para a implantação de Sistemas de Avaliação em larga escala para sistemas de ensino, prefeituras e secretarias de estado da educação.

 Entre 2007 a 2010, durante a gestão de José Serra (PSDB) no governo de São Paulo, criou e coordenou o Projeto São Paulo Faz Escola, responsável pela reestruturação do currículo e do sistema de avaliação Saresp da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Maria Helena Guimarães 
  Maria Inês Fini vai formar, ao lado de Maria Helena Guimarães, uma dupla de mulheres ex-integrantes de gestões do PSDB em São Paulo


Maria Helena será a secretária-executiva do Ministério da Educação.
Maria Helena Guimarães foi secretaria estadual de educação na gestão Serra, tendo assumido o cargo no governo paulista em julho de 2007.

 Maria Helena já havia sido, no início dos anos 90, secretária de educação em Campinas durante o mandato de Magalhães Teixeira (PSDB), tendo também ocupado cargos no MEC durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Postagens mais visitadas deste blog