Deputado Gondim fala sobre a superlotação nos hospitais em Mogi das Cruzes

Preocupado com o problema da superlotação do Hospital Luzia Pinho de Melo, em Mogi das Cruzes, que presta atendimento aos habitantes de várias cidades do Alto Tiete, o deputado Luiz Carlos Gondim (Solidariedade).

Solicitou na tribuna da Assembleia Legislativa, na última terça-feira (17) mais atenção e investimentos por parte do Governo do Estado através da Secretaria da Saúde para ampliação da unidade, que atualmente comporta uma série de serviços e ainda tem projetos de criação de novos serviços na área de oncologia e cardiologia.

Em seu discurso o parlamentar destacou que o Luzia é referência em alta complexidade para tratamento de acidentados, oncologia e outros serviços e atende mais de 450 mil habitantes de Mogi, 40 mil habitantes de Biritiba Mirim e os 25 mil de Salesópolis, entro outros municípios da Região do Alto Tietê, que conta atualmente com quase dois milhões de habitantes.

O aumento na procura pela unidade tem aumentado muito nos últimos tempos por causa de problemas na área da saúde em Suzano e em Ferraz de Vasconcelos, mesmo tendo um hospital do Estado.

Gondim falou ainda sobre situação calamitosa da saúde em Itaquaquecetuba, que tem a mesma população de Mogi, mas não consegue atender seus pacientes.

 “Toda essa demanda converge para a cidade de Mogi das Cruzes, sobrecarregando o hospital que acaba atendendo Unidades Básicas de Saúde que não é o seu papel”, frisou.

O parlamentar falou ainda sobre a necessidade de ampliar também os recursos destinados à Santa Casa de Mogi. 

Atualmente, os repasses feitos pela prefeitura ao hospital acabam sendo mais do que determina a lei, que obriga a destinação de 15% do orçamento ao setor.

 “Hoje está entre 16% e 18%, quando o normal seria 15%, e se a circunstância permanecer como está a prefeitura acabará tendo que repassar entre 20% e 25%. 

Esta é uma situação difícil para a saúde de Mogi, porque os hospitais das cidades vizinhas não dão as assistências necessárias para a sua população sobrecarregando os hospitais da cidade”, ressaltou.

Outro ponto elucidado pelo deputado foi a falta de atenção do Governo às emendas parlamentares que não estão sendo liberadas para a Santa Casa de Mogi, o que poderia ajudar o atendimento e desafogar o hospital Luzia Pinho de Melo. 

“Precisamos de uma atenção do Governo para solucionar a questão, pois o Luzia precisa atender somente alta complexidade. 

A situação está muito grave. Vou lutar junto ao Governo para revertemos essa situação”, argumentou Gondim.

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog