GM vai transferir setor do complexo em São José para fábrica em Mogi Operação do CKD vai ser transferida em maio, segundo o sindicato. Trabalhadores vão ser remanejados para outros setores, diz empresa.
Na unidade do Vale do Paraíba, a montadora produz no setor kits para exportação de veículos e emprega cerca de 150 trabalhadores, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos.
A mudança, segundo a empresa, é parte de uma readequação da produção e da estrutura da montadora no país, que registra queda nas vendas de veículos desde 2013.
Segundo o sindicato, a mudança do setor será a partir de 9 de maio.
A GM informou que os empregados do setor em São José vão ser remanejados para outras operações dentro do complexo industrial - segundo o sindicato, eles vão trabalhar na linha S10.
Em Mogi, a nova linha será operada por empregados da fábrica que serão realocados e receberão o treinamento para exercerem a nova função.
O setor na planta da empresa no Vale do Paraíba produz kits para montagem da pick-up Montana - os lotes são exportados para África do Sul, que recebe o veículo desmontado para ser finalizado e vendido.
O sindicato diz que foi informado da decisão nesta quarta (13) e é contrátrio à medida.
Reação
O sindicato discorda da de cisão da GM e quer reverter a saída da operação do CKD em São José.
"Esse é um setor que sempre funcionou bem na planta de São José, um dos melhores do país em termos de qualidade e precisão.
Sempre funcionou aqui e não tem por que sair.
Consideramos uma decisão arbitrária e também uma ameaça aos empregos", disse o presidente do sindicato em São José, Antônio Ferreira de Barros 'Macapá'.
Uma assembleia foi feita pelos sindicalistas na entrada do primeiro turno da GM na manhã desta quinta-feira (14) para informar os trabalhadores sobre a decisão.
Uma nova assembleia aconteceu nesta tarde.
Uma reunião foi solicitada pelo sindicato, por meio de ofício, para discutir o assunto com a montadora.
GM
A empresa emprega cerca de 5 mil trabalhadores no complexo industrial em São José dos Campos e, se fechar o CKD, esse será a segunda fábrica do complexo fechada desde 2013.
Em dezembro daquele ano, o setor de Montagem de Veículo Automotores (MVA), linha que chegou a fabricar quatro modelos, foi fechado.
A planta ainda produz a S10 e a Trailblazer.