Pesquisar este blog

sábado, 11 de abril de 2015

Mogi das Cruzes realiza Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Mogi das Cruzes realiza Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Pró-Hiper está entre os programas de sucesso realizados na cidade para atendimento de pessoas com 60 anos ou mais


Mogi das Cruzes realiza na próxima quinta-feira (16/04), das 8 às 13h30, a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, na Escola de Governo e Gestão, no bairro do Mogilar. Neste ano, o tema central será “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as Idades”. O evento, aberto ao público, é promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. 

O principal objetivo é discutir e levantar propostas que serão enviadas à Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. “Recomendamos que os profissionais de diversas áreas, principalmente das áreas da saúde, atividades físicas, de educação e outras áreas de atenção aos idosos participem e contribuam com suas opiniões”, convida o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Luiz Pinheiro, lembrando que durante o evento também serão eleitos quatro delegados para a XIV Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de São Paulo. 

Outros objetivos da Conferência são: Debater temas relevantes para o campo do envelhecimento, assim como os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso, na perspectiva de sua efetivação; Sensibilizar a sociedade para o contexto de envelhecimento da população; Mobilizar a população do município, especialmente a idosa, para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade; Fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do governo com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos dos idosos, indicando prioridades de atuação nas três esferas de governo; Avaliar o contexto das políticas voltadas aos direitos do idoso em Mogi das Cruzes; Avaliar a implementação e a efetivação da Política Nacional do Idoso, nas esferas de governo federal, estadual, do Distrito Federal e municipal.

Além do tema central, o evento discutirá, por grupos de trabalho, três eixos temáticos: Gestão: Programas, Projetos, Ações e Serviços; Financiamento, Fundos da Pessoa Idosa e Orçamento público; Participação Política e de Controle Social. A Conferência é um momento para os idosos discutirem as políticas públicas e propor novas ações para o fortalecimento da rede de proteção, além de conferir e avaliar o que está sendo realizado. Por isso, é essencial que usuários de entidades governamentais e não governamentais participem. “O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa quer ouvir os principais interessados, os idosos, e suas atuações na busca da defesa de seus direitos”, finaliza o presidente. (APF)


Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Data: Quinta-feira, dua 16 de abril
Horário: das 8 às 13h30
Local: Escola de Governo e Gestão
Endereço: Rua Antenor Leite da Cunha, 55 - Mogilar
Programação 
Das 8 às 9 horas: Credenciamento e Café
Das 9 às 9h15: Abertura Oficial
Das 9h15 às 10 horas: Palestra com Doralice Severo da Cruz Teixeira
Das 10 às 11 horas: Leitura e Aprovação do Regimento Interno
Das 11 às 12 horas: Trabalhos em grupo
Das 12 às 13 horas: Plenária para discussão e aprovação de diretrizes prioritárias
Das 13 às 13h30: Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual
13h30: Encerramento e Café


Investimentos e ações para idosos

A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa consolida uma série de medidas e investimentos realizados pela atual Administração Municipal nos últimos anos. Desde 2010, quando foi implantada a Coordenadoria Municipal do Idoso, várias ações e políticas vêm sendo impulsionadas, fortalecendo um novo cenário de atenção ao idoso em sintonia com o panorama mundial de longevidade.

Um dos programas mais populares da Prefeitura de Mogi das Cruzes é o Pró-Hiper, que conta com cerca de 3 mil usuários cadastrados e uma frequência diária de 500 pessoas, atraídas por aulas como hidroginástica, informática, musculação, vôlei adaptado, dança de salão, entre outras atividades. O sucesso do Pró-Hiper resultou, em 2012, na implantação da Academia da Unica, em Jundiapeba. Além da equipe multidisciplinar, as duas unidades contam com acompanhamento médico. 

O atendimento esportivo foi impulsionado também pelas Academias da Terceira Idade (ATIs). Quarenta e cinco unidades já foram instaladas em diferentes pontos da cidade, garantindo atendimento diário para idosos nas aulas monitoradas. Por meio de uma parceria firmada com o órgão estadual, o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes também implantou a Praça dos Exercícios do Idoso no Parque Santana.

Na área de Habitação, o principal destaque é a Vila Dignidade, na Vila Cecília, com moradias especialmente projetadas para idosos, em condomínio horizontal dotado de área de convivência e integração com a rede social de proteção e defesa do idoso. Outro avanço importante é o cumprimento da cota de 3% das unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida destinada para pessoas com mais de 60 anos.

Na área de saúde, várias iniciativas favorecem o atendimento aos idosos. Em 2011, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o Programa Medicamento em Casa para que pessoas com mais de 60 anos recebam em casa os medicamentos de uso contínuo para tratamento de hipertensão e diabetes. Anualmente, o município também promove a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, priorizando a imunização dos idosos. Neste ano, a campanha será realizada no mês de maio. 

Para difundir ainda mais os direitos e serviços direcionados para quem tem mais de 60 anos, a Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou o Manual do Idoso, que disponibiliza informações sobre programas e serviços, com vários telefones úteis. No Manual é possível saber, por exemplo, onde estão localizados os núcleos do Cecim – Centro de Convivência do Idoso e quais atividades oferecem para a terceira idade. Mogi das Cruzes conta atualmente com sete núcleos diferentes – Conjunto Santo Ângelo, Conjunto São Sebastião, Jardim Aeroporto III, Jundiapeba, Jardim Santa Tereza, Mogi Moderno e Biritiba Ussú – que, juntos, atendem mais de 200 alunos.

Outras melhorias foram conquistas em diversas áreas como Transportes, Cultura e Assistência Social. O primeiro Centro Dia do Idoso, por exemplo, está em fase final de construção no bairro do Rodeio. (APF)


Pesquisar este blog

CONFIRA!

CONFIRA!
Dicas de Compras para sua casa e muito mais.....

THANK YOU FOR VISITING THIS PAGE

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page