Em ligação com Lula, Xi diz......

 Internacional

Em ligação com Lula, Xi diz que

Brasil e China devem proteger

Sul Global e fortalecer a ONU


Xi disse a Lula que Pequim e Brasília devem aprofundar a cooperação estratégica e atuar
 de forma conjunta para proteger os interesses do Sul Global


23/01/2026 | 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, conversaram por telefone nesta quinta-feira (22). A informação foi dada pela  agência estatal chinesa Xinhua. A ligação se deu após as críticas de Lula ao ataque dos Estados Unidos (EUA) à Venezuela, em artigo publicado no New York Times desta semana.

Segundo a agência, Xi afirmou a Lula que a China e o Brasil devem salvaguardar os interesses comuns do Sul Global e manter conjuntamente o papel das Nações Unidas na “atual situação internacional turbulenta”. O presidente chinês também falou sobre defender a equidade internacional e fortalecer o papel central das Nações Unidas.

Em ligação com Lula, Xi diz que Brasil e China devem proteger Sul Global e fortalecer a ONU
Lula e Xi Jinping (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Xi ressaltou, ainda, que China e Brasil têm responsabilidades comuns diante de um cenário internacional marcado por instabilidade e tensões geopolíticas, e defendeu que os dois países trabalhem para promover uma ordem internacional mais justa, baseada no multilateralismo e no respeito ao desenvolvimento dos países emergentes. A China está disposta a “sempre ser uma boa amiga e parceira dos países da América Latina e do Caribe”, disse Xi.

Segundo a agência estatal chinesa, Xi afirmou que a China está disposta a promover “a cooperação mutuamente benéfica em todas as áreas e um maior desenvolvimento das relações bilaterais”.

Conversa ocorreu no dia que Trump lançou ‘Conselho da Paz’

A conversa ocorreu no mesmo dia em que o presidente do Estados Unidso, Donald Trump, lançou oficialmente o seu “Conselho da Paz” para “supervisionar” a paz na Faixa de Gaza e “reconstruir” o território palestino. A estrutura é vista como uma tentativa de esvaziar a ONU.

Cerca de 30 dos 60 líderes mundiais que aceitaram participar do conselho estavam na cerimônia, como o presidente argentino, Javier Milei. O presidente Lula foi convidado para integrar o Conselho da Paz, mas ainda não respondeu e não deve aceitar o convite

Em discurso na cerimônia, Trump disse ser um “dia muito empolgante” e voltou a criticar a ONU. “Eu nunca nem falei com a ONU. Eles tinham um potencial tremendo”, afirmou Trump. No entanto, ele disse que seu conselho dialogará “com muitos outros, incluindo a ONU”. 

https://iclnoticias.com.br/em-ligacao-com-lula-xi-diz-que-brasil-e-china/

Postagens mais visitadas deste blog

RICOS, PAGUEM A CONTA!