Com 44 °C, Rio de Janeiro registra a maior temperatura em 10 anos
Com 44 °C, Rio de Janeiro registra a maior temperatura em 10 anos
atualizado

Rio 40 °C “ao pé da letra”. O Rio de Janeiro quebrou o recorde de calor de dez anos com uma temperatura de 44 °C, nesta segunda-feira (17/02). A cidade ativou um novo protocolo de cuidados em resposta à temperatura extrema.
O novo recorde foi registrado pelo Sistema Alerta Rio, ligado ao Centro de Operações da Prefeitura. Última vez que a marca havia sido atingida foi no verão de 2014. A temperatura de 44 °C foi registrada às 12h15 na estação meteorológica de Guaratiba, no extremo oeste do Rio de Janeiro. Pela manhã, a mínima registrada foi de 21,6 °C, na estação Jacarepaguá, do Inmet.
A temperatura deve continuar preocupando os cariocas pelos próximos dias. Na terça-feira (18/02), o céu terá variação de nuvens, mas sem previsão de chuva. As temperaturas continuam altas, podendo ultrapassar os 40 °C, seguindo assim por toda a semana.

Nível de Calor 4
A onda de calor que está sendo experimentada pelos cariocas deve continuar nos próximos dias. Na tarde desta segunda-feira (17/02), a cidade atingiu o Nível de Calor 4 (NC4), o segundo mais alto do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo, com uma escala que vai até o NC5.
Essa marca inédita, desde a criação do protocolo no ano passado, ocorre devido às temperaturas variarem entre 40 °C e 44 °C por três dias consecutivos. O NC4 indica intensidade do calor extremo e exige medidas especiais de adaptação à população.
Como se proteger do calor intenso
Para se proteger do calor intenso, é fundamental reforçar a hidratação e evitar a exposição direta ao calor, especialmente em locais abafados. Para reduzir a temperatura corporal, prefira banhos frios, compressas geladas e ingestão de líquidos. Consuma alimentos leves e utilize roupas frescas.
https://www.metropoles.com/brasil/com-44-c-rio-de-janeiro-registra-a-maior-temperatura-em-10-anos