Iogurte pode proteger contra câncer de intestino, sugere estudo

 Iogurte pode proteger contra câncer de intestino, sugere estudo



Estudo foi publicado na revista científica Gut Microbes e liderado por pesquisadores do Mass General Brigham


Um estudo publicado na revista científica Gut Microbes e liderado por pesquisadores do Mass General Brigham, localizado em Massachusetts, nos Estados Unidos, sugere que o consumo de iogurte por longo prazo pode reduzir o risco de câncer de intestino.

Segundo o estudo, o consumo de iogurte pode proteger contra a doença por meio de mudanças no microbioma intestinal. 

O alimento é conhecido por ajudar no equilíbrio da flora intestinal, fortalecer os ossos, por possuir cálcio, e auxiliar na saciedade, por ser rico em proteínas.

Na pesquisa, os cientistas descobriram que o consumo de duas ou mais porções por semana de iogurte, a longo prazo, estava associado a menores taxas de câncer colorretal positivo para Bifidobacterium, uma espécie de bactéria encontrada no iogurte. O estudo mostrou que essa espécie estava presente no tecido tumoral de cerca de 30% dos pacientes com câncer colorretal.

“Nosso estudo fornece evidências únicas sobre o benefício potencial do iogurte”, afirma o autor correspondente do estudo Shuji Ogino, chefe do Programa em Epidemiologia Patológica Molecular no Departamento de Patologia do Brigham and Women’s Hospital.

Iogurte e benefícios à saúde

O estudo acompanhou mais de 100.000 enfermeiras registradas e 51.000 profissionais de saúde do sexo masculino e utilizou dados de dois estudos de coorte prospectivos nos EUA: o Nurses’ Health Study (NHS) e Health Professionals Follow-up Study (HPFS).

Os participantes responderam um questionário que incluía perguntas sobre o consumo de iogurte. Eles analisaram, ainda, amostras de tecido de participantes com casos confirmados de câncer colorretal, medindo a quantidade de DNA de Bifidobacterium no tecido tumoral.

iogurte

Estudo foi publicado na revista científica Gut Microbes e liderado por pesquisadores do Mass General Brigham

Foram encontrados 3.079 casos documentados de câncer colorretal nas duas populações do estudo, e estavam disponíveis informações sobre Bifidobacterium em 1.121 casos. Entre eles, 346 casos (31%) eram positivos para a bactéria, enquanto 775 (69%) eram negativos.

Os cientistas constataram uma taxa de incidência 20% menor para participantes que consumiram duas ou mais porções de iogurte por semana, nos casos de tumores Bifidobacterium-positivos.

Essa taxa menor foi motivada pela menor incidência de câncer de cólon proximal Bifidobacterium-positivo, um tipo de câncer colorretal que ocorre no lado direito do cólon. Estudos descobriram que pacientes com câncer de cólon proximal têm uma sobrevida menor do que pacientes com cânceres distais.

Postagens mais visitadas deste blog

Paralimpíadas de Paris.