Maioria dos brasileiros considera Bolsonaro culpado pela tentativa de golpe e defende cadeia
De acordo com a pesquisa, 51,7% dos entrevistados afirmam que Bolsonaro participou de um plano golpista
O levantamento também indica que a maioria dos brasileiros avalia que as investigações contra o ex-mandatário são imparciais e que ele deve ser preso.
De acordo com a pesquisa, 51,7% dos entrevistados afirmam que Bolsonaro participou de um plano golpista, enquanto 40,5% não acreditam em seu envolvimento. Outros 7,8% não souberam responder.
Prisão, anistia e julgamento
Quando questionados sobre o que deveria acontecer com Bolsonaro, 52,5% dos entrevistados responderam que ele deveria ser preso, enquanto 27,2% acreditam que ele deveria ser anistiado. Já 17,7% defendem que ele seja julgado em liberdade.
A pesquisa também analisou a percepção da população em relação à condução das investigações sobre Bolsonaro.
Para 53,8% dos entrevistados, o inquérito conduzido contra o ex-presidente é imparcial. Outros 29,7% consideram que há viés na investigação, enquanto 1,6% acreditam que há menos imparcialidade do que o esperado. Já 14,9% não souberam opinar.
Impacto na imagem de Bolsonaro
Para Yuri Sanchez, diretor da AtlasIntel, os resultados indicam que a associação de Bolsonaro a um possível golpe de Estado está consolidada no imaginário popular.
“O fato de a maioria da população brasileira acreditar que Jair Bolsonaro participou de planos para um golpe de Estado em 2022 indica três pontos importantes:
1- que o ex-presidente deixou marcada a imagem de alguém que poderia, sim, se envolver em uma trama golpista;
2- que se desfazer dessa imagem não será uma tarefa fácil, principalmente porque é uma construção de décadas, e não apenas dos anos em que foi presidente;
3- e que isso afeta diretamente suas pretensões eleitorais no futuro”, afirmou ao GPS CNN.
Sanchez lembrou ainda que, ao longo dos anos, Bolsonaro fez diversas declarações que reforçam essa percepção.
“Há registros, ao menos desde 1999, de Jair Bolsonaro defendendo que a Constituição garante a intervenção das Forças Armadas para a manutenção da lei e da ordem e declarando que fecharia o Congresso caso fosse presidente da República, dizendo que daria golpe no mesmo dia”, destacou.
Esse histórico, segundo o diretor da AtlasIntel, faz com que as investigações sobre 2022 não causem grande estranhamento entre os brasileiros.
“Para uma parcela considerável da população, não há uma grande surpresa no que as investigações trazem sobre o envolvimento de Bolsonaro na trama golpista.”
Confiança nas instituições
A pesquisa também reforça a confiança da população no processo legal.
“O levantamento revela que continua existindo uma chancela popular ao processo que está sendo conduzido. Nesse sentido, há boas notícias para a confiança nas instituições”, afirmou Sanchez.
Ele citou dados anteriores para embasar sua análise. “Em novembro de 2024, em pesquisa realizada também para o GPS CNN, já havíamos mostrado que 60% confiavam nas investigações da Polícia Federal que levaram ao indiciamento entregue à Procuradoria-Geral da República (PGR). Agora, com a denúncia formalizada pela PGR e enviada ao STF, há uma maioria de 54% que considera as investigações do caso imparciais, contra 30% que acreditam que são enviesadas.”
Para Sanchez, esse cenário fortalece o sistema democrático. “Esse é um resultado importante, dado que o caso é de extrema relevância no debate político e na sociedade, além do ponto de vista jurídico. Embora haja espaço para melhora, a confiança no devido processo legal é crucial para superarmos a percepção de impunidade ou favorecimento de políticos e poderosos, algo que mina a democracia”, concluiu.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
https://www.brasil247.com/brasil/maioria-dos-brasileiros-considera-bolsonaro-culpado-pela-tentativa-de-golpe-e-defende-cadeia