"Bolsonaro quase acabou com a produção de alimentos", alerta Edegar Pretto sobre desmonte da Conab

Diretor-presidente da companhia destaca retomada e critica desmonte promovido pelo ex-ocupante do Palácio do Planalto 

19 de fevereiro de 2025, 13:38 h



Conteúdo postado por:

Dafne Ashton

247 - Em entrevista ao programa Boa Noite 247, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, fez um balanço dos impactos da gestão de Jair Bolsonaro na companhia e celebrou as ações de reconstrução que vêm sendo realizadas no atual governo. Segundo Pretto, a Conab esteve à beira da extinção durante a administração passada, mas hoje passa por um processo de reestruturação essencial para a segurança alimentar do país.

"A passagem de Bolsonaro no poder foi devastadora para a Conab. A Conab verdadeiramente caminhava para extinção", afirmou Pretto. Ele destacou que, caso Bolsonaro tivesse sido reeleito em 2022, "não estaríamos mais aqui falando de produção de alimento, de aumentar estoques públicos, de combater a fome". Durante o governo anterior, 27 unidades armazenadoras da Conab foram fechadas, resultando na perda de 30% da capacidade de armazenamento da empresa e na extinção completa dos estoques públicos.  

Além da perda de infraestrutura, Pretto alertou para a evasão de técnicos especializados durante esse período. "Uma parte muito importante do nosso quadro técnico, especialmente os mais especializados, se perdeu. Quando as pessoas veem uma empresa da importância da Conab sendo desestimulada e depredada, elas buscam outras oportunidades", explicou. Segundo ele, essa perda de inteligência foi um dos principais desafios para a retomada das operações.

Agora, no atual governo, a Conab começa a se reerguer, com medidas concretas para sua recuperação. "Já estamos contratando a primeira banca para um concurso público, com prazo marcado, e vamos refazendo nosso quadro", anunciou Pretto. Ele também ressaltou a reativação de programas essenciais que haviam sido desmantelados, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Venda de Milho em Balcão (ProVB), que garante apoio a pequenos agricultores e criadores em regiões mais vulneráveis.

"É um grande dia para o Brasil", afirmou o presidente da Conab, destacando que a reconstrução da companhia é fundamental para que o país não corra mais o risco de sofrer novos retrocessos em sua política de segurança alimentar. "É um grande dia também para a Conab não correr mais esse risco de alguém que fez tão mal para a Companhia Nacional de Abastecimento voltar de novo para refazer o estrago que foi feito".

A reestruturação da Conab reflete a prioridade do governo atual na reconstrução das políticas públicas voltadas para o abastecimento e combate à fome. Para Pretto, o desmonte promovido por Bolsonaro precisa servir como alerta para que a sociedade compreenda a importância da Conab na garantia da segurança alimentar dos brasileiros. Assista:

Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

https://www.brasil247.com/entrevistas/bolsonaro-quase-acabou-com-a-producao-de-alimentos-alerta-edegar-pretto-sobre-desmonte-da-conab

Postagens mais visitadas deste blog

Paralimpíadas de Paris.