Calor extremo: temperaturas podem ficar até 5º acima da média

 

Calor extremo: temperaturas podem ficar até 5º acima da média



A tercera onda de calor de 2025 ganha força a partir do domingo (16), com temperaturas máximas que podem superar em mais de 5°C a média climatológica. A massa de ar quente e seco, que está sobre  as regiões Sudeste, Sul e Nordeste favorece a ocorrência de temperaturas máximas que podem superar em mais de 5°C a média para o período.

A nova onda de calor vai atingir Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Bahia, de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em mapa elaborado pelo Inmet, as áreas em tons de laranja e vermelho mostram onde pode haver temperaturas máximas de até 5°C acima da média para o período.

Mapa mostra as regiões em que vai atuar a terceira onda de calor do ano (Fonte: Inmet)

Capitais atingidas por onda de calor

Nas ondas de calor, as temperaturas podem ficar até 7°C acima do esperado para o mês de fevereiro. O fenômeno deve se estender ao menos até 24 de fevereiro.

A maiores máximas no domingo (16) devem ser registradas nas seguintes capitais:

Campo Grande – máxima de 33°C
São Paulo – máxima de 35°C
Rio de Janeiro – máxima de 41°C
Vitória – máxima de 32°C
Belo Horizonte – máxima de 33°C
Goiânia – máxima de 30°C

A partir de segunda-feira (17), as quatro capitais do Sudeste podem bater recordes de temperatura. 

As máximas de temperatura do ano até agora são:

São Paulo: 33,9 °C em 22/01 – (recorde de calor para 2025 e para o verão 24/25)
Rio de Janeiro: 38,7 °C  em 20 e 21/01 – (recorde de calor para 2025 e para o verão 24/25)
Vitória: 36,5°C em 14/02 – (recorde de calor para 2025 e para o verão 24/25)
Belo Horizonte: 34,4 °C em 21/01- (recorde de calor para 2025 e para o verão 24/25).

Nova onda de calor começa hoje e pode elevar sensação térmica a 70 °C, avalia USP

Nova onda de calor começa pode ter recordes de temperatura em várias capitais (Foto: Agência Brasil)

Tempo abafado e pancadas de chuva

A previsão para o domingo (16) para as regiões que ainda não serão atingidas pela onda de calor é de tempo parcialmente nublado na maior parte do Brasil, com variações entre sol e nuvens ao longo do dia.

Há possibilidade de pancadas de chuva isoladas de tarde, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde a combinação de calor e a umidade favorecem o tempo instável.

No Sul, a atuação de uma frente fria que se aproxima pode provocar tempestades, acompanhadas de rajadas de vento, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

O tempo fica firme, com sol predominante e poucas nuvens no Nordeste, especialmente no interior da Bahia, Piauí e Ceará. O litoral, no entanto, pode registrar chuvas rápidas e passageiras.

No Norte, o calor e a umidade seguem dominando o tempo, com previsão de pancadas de chuva no Amazonas, Pará e Acre, principalmente à tarde. As temperaturas podem ultrapassar os 35°C em algumas cidades, mantendo a sensação de abafamento.

Ondas de calor e temperaturas extremas

A onda de calor deste final de semana é a terceira onda de calor no país desde o início de 2025. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), ocorre uma onda de calor quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos.

A primeira onda de calor de 2025 aconteceu entre os dias 17 e 23 de janeiro e, a segunda, entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul. Até agora, as máximas de temperatura. 

https://iclnoticias.com.br/calor-extremo-temperaturas-5-garus-acima-media/


Postagens mais visitadas deste blog

Paralimpíadas de Paris.