Putin parabeniza grupo Wagner pela tomada de Bakhmut


"Todos os que se destacaram na batalha serão recomendados para as condecorações estatais", disse ele

Vladimir Putin
Vladimir Putin (Foto: Reuters/Turar Kazangapov)

Moscou, 21 de maio, TASS – O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou as equipes de assalto da empresa militar privada Wagner e as tropas russas pela libertação da cidade de Artyomovsk, conforme declarado pelo escritório de imprensa do Kremlin em um comunicado no domingo. "Vladimir Putin parabeniza as equipes de assalto da Wagner, assim como todas as tropas russas, que prestaram a assistência necessária e protegeram os flancos, com a conclusão da operação de libertação de Artyomovsk", diz o comunicado. "Todos os que se destacaram na batalha serão recomendados para as condecorações estatais", acrescentou o comunicado.

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou mais cedo no dia que a cidade de Artyomovsk (chamada de Bakhmut na Ucrânia) foi completamente libertada durante a operação militar especial na Ucrânia. "Na direção tática de Artyomovsk, as equipes de assalto da empresa militar privada Wagner, com o apoio da artilharia e da aviação do grupo de batalha sul, completaram a libertação da cidade de Artyomovsk", afirmou o ministério.

Artyomovsk está localizada no norte da República Popular de Donetsk (DPR) e servia como um importante centro de transporte para o abastecimento do exército ucraniano em Donbass. Os intensos combates para libertar a cidade começaram em 1º de agosto de 2022. A batalha por esta cidade é uma das maiores batalhas durante a libertação de Donbass desde 2014. Cerca de 72.000 pessoas viviam em Artyomovsk antes do início da batalha.

Operação militar especial da Rússia – Em 21 de fevereiro de 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que Moscou estava reconhecendo a soberania da República Popular de Donetsk (DPR) e da República Popular de Lugansk (LPR). A Rússia assinou acordos de amizade, cooperação e assistência mútua com os líderes da DPR e LPR. Moscou reconheceu as repúblicas de Donbass de acordo com as constituições da DPR e LPR, dentro dos limites das regiões de Donetsk e Lugansk como existiam no início de 2014.

Putin anunciou em 24 de fevereiro de 2022 que, em resposta a um pedido dos líderes da DPR e LPR por assistência, ele havia decidido realizar uma operação militar especial na Ucrânia. A DPR e LPR lançaram uma operação conjunta para libertar seus territórios que estavam sob o controle de Kiev.

De 23 a 27 de setembro de 2022, a DPR, a LPR, bem como as regiões de Kherson e Zaporozhye, realizaram referendos sobre a adesão à Rússia, nos quais a maioria dos eleitores optou por se juntar à Rússia. Em 30 de setembro de 2022, Putin e os líderes da DPR, LPR, Zaporozhye e regiões de Kherson assinaram tratados sobre a sua adesão à Federação Russa. Posteriormente, a Duma Estatal (câmara baixa do parlamento russo) e o Conselho da Federação (câmara alta) aprovaram legislação para ratificar esses tratados, bem como leis constitucionais federais sobre a adesão das quatro regiões à Rússia.  

https://www.brasil247.com/mundo/putin-parabeniza-grupo-wagner-pela-tomada-de-bakhmut 

Zelensky confirma a queda de Bakhmut

"É uma tragédia", disse Zelenski. "Não há nada neste lugar", afirmou

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Foto: REUTERS)

HIROSHIMA, Japão, 21 de maio (Reuters) – O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pareceu confirmar a perda da cidade de Bakhmut para a Rússia no domingo, quando perguntado se ela ainda estava sob controle de Kiev.

"Acho que não", disse ele antes de uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no Japão. "Atualmente, Bakhmut está apenas em nossos corações."

A Rússia afirmou no sábado ter capturado completamente a cidade ucraniana oriental devastada, o que, se verdadeiro, marcaria o fim da batalha mais longa e sangrenta da guerra de 15 meses.

"É uma tragédia", disse Zelenski. "Não há nada neste lugar."

O ataque à cidade praticamente destruída foi liderado por tropas do Grupo Wagner de mercenários, cujo líder, Yevgeny Prigozhin, disse mais cedo no dia que suas tropas finalmente haviam expulsado os ucranianos da última área urbanizada dentro da cidade.

Kyiv havia negado anteriormente a alegação de Prigozhin. 

https://www.brasil247.com/mundo/zelensky-confirma-a-queda-de-bakhmut

Postagens mais visitadas deste blog