Raoni começa a se despedir dos palcos internacionais

 

Jamil Chade - 

Colunista do UOL
25/05/2023 04h00


O velho cacique está cansado. Com 93 anos de idade, Raoni Metuktire, que percorre a Europa para reivindicar a dignidade dos povos indígenas, sabe que seu périplo pelo palco internacional está chegando ao fim.

Nesta semana, encontrei o líder indígena num dos locais mais inusitados: no maior centro de pesquisas nucleares do mundo, em Genebra, na Suíça.

Ele havia cruzado todas as fronteiras.

Ali, enfeitiçando cientistas de todo o mundo, ele traçava com o dedo diante de um mapa gigante o território de seu povo. Como se estivesse desenhando seu corpo.

E fazia uma pergunta tão simples quanto desconcertante às brilhantes mentes diante dele: se continuarmos a desmatar, como faremos para viver e respirar? "Precisamos manter o que sobrou", disse, denunciando os atos de empresas.

O cacique não disfarçava o orgulho de ter subido a rampa do Palácio do Planalto ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia da posse.

Falei com Lula que precisamos demarcar as terras que ainda não foram demarcadas

Outro pedido dele ao presidente: garantir que cargos de comando sejam ocupados por indígenas.

Raoni conta que ainda tem mais um convite, aos EUA. Mas não sabe se irá.

Tenho que parar. Tenho de descansar

"Quando eu era novo, estava lutando", lembrou.

Por décadas, ele se reuniu com chefes de estado, monarcas, papas e foi a voz de uma reivindicação que, criminosamente, foi ignorada no Brasil. Nos próximos dias, ele ainda estará com o presidente da França, Emmanuel Macron, e outros líderes europeus.

O cacique, que passou sua vida lutando pela existência de seu povo e das demais nações, agora pede que o mundo abra as portas à nova geração de lideres indígenas da Amazônia.

Esse é um assunto não só dos indígenas ou do Brasil. É de todo o mundo

Raoni começa a se despedir do palco internacional. Mas sua luta definirá o século 21 e nossa própria sobrevivência.  

https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/05/25/a-longa-despedida-de-raoni-dos-palcos-internacionais.htm

Postagens mais visitadas deste blog