Lula diz que recusou convite de Putin para ir à Rússia, mas segue disposto a discutir paz


Ao mesmo tempo, Lula afirmou que reiterou a Putin que segue disposto a conversar com os dois lados do conflito na Ucrânia em busca da paz

Lula e Vladimir Putin
Lula e Vladimir Putin (Foto: Ricardo Stuckert | Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin)

Reuters - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse no Twitter que conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta sexta-feira, e recusou um convite do líder russo para visitar o país durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

Ao mesmo tempo, Lula afirmou que reiterou a Putin que segue disposto a conversar com os dois lados do conflito na Ucrânia em busca da paz.

"Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento", disse Lula pelo Twitter.

"Mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz", acrescentou.

O presidente também conversou ontem com o presidente chinês, Xi Jinping, para tratar de assuntos globais como os esforços para alcançar a paz na Ucrânia e a participação dos países na cúpula dos Brics, disse o presidente no Twitter.

"Falamos sobre a conjuntura global, a necessidade da paz na Ucrânia, a participação dos nossos países na cúpula dos BRICS em agosto. E sobre nossa parceria estratégica em âmbito bilateral", escreveu.

Lula esteve na China no mês passado para assinar uma série de acordos com a segunda maior economia do mundo. 

https://www.brasil247.com/mundo/lula-diz-que-recusou-convite-de-putin-para-ir-a-russia-mas-segue-disposto-a-discutir-paz

Postagens mais visitadas deste blog