Nunes Marques assume vaga titular no TSE nesta quinta-feira (25)

Ministro ocupará posição deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano

Ministro Nunes Marques ocupará uma das vagas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destinada para membros do Supremo Tribunal Federal (STF)
Ministro Nunes Marques ocupará uma das vagas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destinada para membros do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Moura/SCO/STF
Ouvir notícia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques será empossado nesta quinta-feira (25), a partir das 10h, como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nunes Marques ocupará a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano.

O magistrado vinha atuando nas sessões da Corte como substituto, posição que ocupava desde 2021. Seu nome foi aprovado pelo Supremo para ocupar a cadeira de titular na última quarta-feira (17).

Na cerimônia de hoje também haverá eleição para a vice-presidência do TSE, que estava com Lewandowski. De acordo com a Constituição Federal, os mandatários da Corte Eleitoral são provenientes do STF.

O TSE é composto de três ministros da Suprema Corte, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas vindos da advocacia. Em igual número e origem são definidos os magistrados substitutos.

Outros nomeados

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nomeou na quarta-feira (24) os advogados Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares para o TSE.

A medida, que já foi assinada, deverá ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira.

A definição ganhou importância porque será com essa nova composição que o TSE deverá julgar uma das ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que poderá deixá-lo inelegível por oito anos.

As duas vagas na Corte eleitoral foram abertas com a saída dos ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach, em 17 e 18 de maio, respectivamente. Eles integravam as vagas destinadas aos juristas.

Banhos encerrou seus dois biênios integrando o TSE e não poderia mais ser reconduzido. Já Horbach ainda poderia pleitear a continuidade por mais dois anos, mas optou por desistir da possibilidade de recondução. Ele disse que sua atuação no TSE causou prejuízo a projetos pessoais e profissionais.

Veja a composição depois que os novos indicados tomarem posse:

  • Alexandre de Moraes (presidente) – STF
  • Nunes Marques – STF 
  • Cármen Lúcia – STF
  • Benedito Gonçalves (corregedor) – STJ
  • Raul Araújo Filho – STJ
  • Floriano de Azevedo Marques – jurista
  • André Ramos Tavares – jurista 
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/nunes-marques-assume-vaga-titular-no-tse-nesta-quinta-feira-25/Tópicos

Postagens mais visitadas deste blog