Revendedores de carros usados também querem ajuda do governo Lula

 

 | Metrópoles

Renato Ferraz
26/05/2023 14:02, atualizado 26/05/2023 17:14

Se abriu para um, abre para outro? Depois de o governo federal favorecer com subsídios e desonerações a indústria de carros, os revendedores de veículos seminovos e usados no país também querem “um olhar” do governo federal para eles. O presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (25/5), um pacote de medidas para trazer de volta um carro que possa ser chamado de popular. A Fenauto, a federação desses revendedores, divulgou comunicado em que diz serem bem-vindas todas as medidas e decisões que venham a movimentar o mercado de veículos no país, favorecendo, direta ou indiretamente, o ambiente.

A entidade, no entanto, pede que “alguns movimentos” do governo federal favoreçam, também, o mercado de seminovos e usados, já que se deve vislumbrar a cadeia automotiva como um todo. “A questão não é apenas auxiliar a indústria (que hoje apresenta uma capacidade ociosa de produção)”, reforça. “Mas as concessionárias e o consumidor final”, dizem os associados.

Eles consideram o impacto que essas medidas terão sobre o segmento de veículos seminovos e usados, mas alertam especialmente os consumidores finais que não “será de imediato” que os veículos beneficiados com essas medidas estarão disponíveis para a aquisição com descontos. Reforçam que tais medidas ainda serão avaliadas pelo governo, além do prazo natural que a indústria precisa para se adequar às novas condições anunciadas.

A Fenauto diz “saber” que é natural que os veículos zero-quilômetro dessas categorias (de R$ 120 mil), em um primeiro instante, venham a concorrer de forma mais acirrada com os seminovos e usados.

Apesar disso, a entidade entende que as montadoras e a indústria nacional (que, reforçam, ainda se encontra bem defasada em relação a de outros países) necessitam, sim, de incentivos, mas não devem ser as únicas beneficiadas.

Por isso, os revendedores querem que a cadeia que compõe o setor automotivo brasileiro (autopeças, seminovos e usados, mecânicas, implementos, acessórios etc.) também seja desonerada como um todo.

https://www.metropoles.com/colunas/entre-eixos/revendedores-de-carros-usados-tambem-querem-ajuda-do-governo-lula

Postagens mais visitadas deste blog