Em ligação com Lula, Putin culpa Ocidente; brasileiro recusa ida à Rússia



Jamil Chade - 

Colunista do UOL

26/05/2023 12h09

Na conversa telefônica nesta sexta-feira com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente russo Vladimir Putin responsabilizou a Ucrânia e os aliados Ocidentais por não existir, no momento, espaço para uma negociação sobre a guerra que afeta a Europa.

A conversa ocorreu poucos dias depois de o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ter esnobado o brasileiro durante o G7 e não aparecido para o encontro que o próprio governo de Kiev havia solicitado. Naquele momento, Lula declarou: "Zelensky é adulto e sabe o que faz". Na diplomacia internacional, o gesto do ucraniano foi interpretado como uma tentativa de Kiev de anular qualquer pretenção do Brasil de se posicionar como facilitador de um diálogo.

Segundo o Kremlin, a ligação agora para Putin foi uma iniciativa de Lula. Num comunicado, Moscou explicou que "o presidente brasileiro compartilhou suas impressões sobre sua participação na recente cúpula do G7 (Japão, Hiroshima, 20-21 de maio de 2023) e delineou sua visão de possíveis esforços de mediação para encontrar uma solução para o conflito na Ucrânia".

Putin, porém, usou a conversa para culpar Kiev e o Ocidente pela falta de diálogo.

"O presidente russo fez uma avaliação baseada em princípios dos desdobramentos da situação na Ucrânia, ao mesmo tempo em que confirmou a abertura do lado russo para o diálogo na via política e diplomática, que continua bloqueada por Kiev e seus patrocinadores ocidentais", afirmou o comunicado.

A declaração ocorre horas depois de as forças russas terem feito o 13o ataque aéreo contra cidades ucranianas, deixando mortos e feridos. Em Dnipro, os ucranianos apontam que uma clínica foi atingida pelos disparos russos.

No início de maio, a delegação brasileira que visitou Zelensky em Kiev afirmou que o ucraniano afirmou também que estava disposto a dialogar. Mas com a condição de que os russos deixassem o território ucraniano.

Lula recusa convite

Apesar do diálogo, a conversa foi marcada ainda pela recusa de Lula de atender a um pedido de Putin para visitar a Rússia.

"Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz", escreveu Lula nas redes sociais.

Lula ainda conversou nesta semana com o presidente da China, Xi Jinping. "Falamos sobre a conjuntura global, a necessidade da paz na Ucrânia, a participação dos nossos países na cúpula dos BRICS em agosto. E sobre nossa parceria estratégica em âmbito bilateral", completou.

Segundo o Kremlin, foram discutidos na conversa com Lula alguns aspectos tópicos da parceria estratégica russo-brasileira, e "foi expresso interesse mútuo em seu desenvolvimento progressivo e no aprofundamento da cooperação prática em várias áreas".

"Além disso, foram discutidas questões relacionadas ao trabalho conjunto no BRICS e em outras plataformas multilaterais", completou. Segundo Moscou, a discussão foi "construtiva e substantiva". 

https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/05/26/em-conversa-com-lula-putin-culpa-ucrania-e-ocidente-por-falta-de-dialogo.htm

Postagens mais visitadas deste blog