PDT avalia nome do próprio partido como vice de Ciro Gomes |
Com dificuldades para fechar uma aliança para a disputa pelo Palácio do Planalto, o PDT começou a avaliar uma chapa com um vice do próprio partido junto de Ciro Gomes. As informações são do analista da CNN Gustavo Uribe.
Com dificuldades em fechar uma aliança ao Palácio do Planalto, o PDT começou a avaliar uma chapa puro-sangue para a candidatura de Ciro Gomes ao Palácio do Planalto.
A sigla ainda acredita na possibilidade do PSD e do União Brasil apoiarem o ex-governador do Ceará, apesar de as duas siglas já terem indicado resistência a essa possibilidade. O União Brasil, aliás, tem um pré-candidato à presidência, o deputado Luciano Bivar.
Diante do cenário adverso, a legenda pode repetir a composição de 2018, quando Ciro disputou a sucessão presidencial em uma chapa com a senadora Kátia Abreu (TO), na época filiada ao PDT.
Para a disputa deste ano, dois nomes são avaliados pela sigla: o da senadora Leila Barros, hoje pré-candidata ao governo do Distrito Federal, e o da ex-reitora da Universidade de São Paulo Suely Vilela.
A primeira ganhou destaque na CPI da Pandemia, quando atuou pela bancada feminina, e conta como vantagem ser conhecida nacionalmente por sua atuação como jogadora de vôlei.
A segunda é nascida em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, e ocupou o cargo de secretária de educação de Ribeirão Preto.
O partido marcou para o dia 23 de julho a convenção nacional para confirmar a candidatura de Ciro. A tendência é, no entanto, que na solenidade não seja lançada a chapa presidencial.
A ideia é aguardar o lançamento do nome até 6 de agosto, prazo final do registro de candidatura, com a expectativa de que o PDT feche uma aliança partidária.
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/com-dificuldade-em-aliancas-pdt-avalia-chapa-puro-sangue-para-ciro-gomes/
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/com-dificuldade-em-aliancas-pdt-avalia-chapa-puro-sangue-para-ciro-gomes/