Com Lula preso, Dirceu diz que não há chances de deixar o Brasil - À espera de uma decisão que poderá devolvê-lo para a prisão, José Dirceu vive rodeado de amigos, advogados, políticos, admiradores e jornalistas em Brasília. Em uma dessas tardes, ao som de música cubana, ele conversou com a reportagem CBN.

Por Basília Rodrigues

Alguns sugerem pessoalmente e em mensagens no celular que o ex-ministro deixe o Brasil. Mas, isso não está nos planos dele. Dirceu responde: "a vida não é assim. Com Lula preso, não há chances de deixar o Brasil", se referindo a amizade e compromisso de anos com o ex-presidente. 


Dirceu está solto desde setembro do ano passado, depois de passar 1 ano e 9 meses preso. O Supremo Tribunal Federal ainda precisa julgar um último recurso e vai decidir se manda prendê-lo novamente. Ex-ministro da Casa Civil, condenado no Mensalão, e agora às voltas com a Lava-jato, Dirceu tem a estratégia como seu principal faro.

Diz que não é de falar, mas de fazer. Evita ser gravado em entrevista, mas se mostra aberto a uma conversa informal. Lembra que já morou em vários lugares, inclusive em Cuba - para ele, uma mistura de Minas Gerais e Bahia.

José Dirceu é mineiro, mas aos 14 anos foi para São Paulo, onde até mudou de time para não ser escanteado pelos outros. "O que é mais perto do Flamengo? O Corinthians, pela paixão, intensidade", diz. Resume que é uma pessoa fácil de se adaptar a diferentes lugares. Na rua, ele reconhecido por motoristas de táxi e Uber.

Para alguns, esses são seus últimos dias antes de voltar à prisão. Por isso, há dias em que o ex-ministro recebe visitas de militantes interessados apenas em uma foto com ele. Foi assim com uma advogada na semana passada. Filha de preso político, disse ter sonhado com a imagem: ele sentado em uma cadeira, e ela em pé, à esquerda, como um soldado. O clima não é de tristeza, mas de resignação, cada dia é um dia.

O próprio Dirceu diz que depois de tanto tempo preso, tem se dedicado muito à família e a um hobbie: ver seriados. A produção espanhola La Casa de Papel, que narra um assalto à Casa da Moeda; a série Alienista, que conta uma caçada a um seria killer que aterroriza Nova York; e uma das que ele mais gostou, Marte, por se tratar de ficção científica. Durante a conversa, sobre política e literatura, olha o que é notícia na internet, projetada em uma televisão atrás dele.

Chamou atenção a manchete que alertava para a internação do comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, que recentemente se manifestou nas redes sociais antes da decisão que garantiu a prisão de Lula. Ele lê outra manchete na tela sobre Paulo Skaf se candidatar ao governo de São Paulo aconselhado por Temer. O ex-ministro não comenta.

A conversa ocorreu durante a partida da Liga dos Campeões, em que o Real Madrid venceu o Bayern de Munique por 2 a 1. Ao saber que um dos times favoritos, o Barcelona, foi eliminado nas quartas de final, exclamou num tom de brincadeira: "é, estou preso mesmo". O time perdeu no início desse mês, Dirceu estava solto, mas afirma que não ficou sabendo da desclassificação.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog