Prefeitura de Itaquá visita mais de 10.500 imóveis para combater o Aedes Aegypti

Prefeitura de Itaquá visita mais de 10.500 imóveis para combater o Aedes Aegypti

 
Cerca de 10.500 mil imóveis em Itaquaquecetuba foram visitados até o momento pelos agentes comunitários de saúde. 

Resultado de imagem para contra dengueA ação faz parte de um trabalho de mobilização da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde, para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, chikungunya e zika.

No último sábado (19), a pasta promoveu um mutirão com direito a operação cata treco no Quinta da Boa Vista. Só neste bairro 300 imóveis foram visitados. Na última semana o Jardim Odete também recebeu a visita dos servidores da saúde, que estiveram em 953 residências.

Os bairros Pequeno Coração, Recanto Mônica, Marengo, Jardim América, Morro Branco,Rancho Grande, Paineira, Monte Belo, Jardim Nicea, Jardim Josely, Jardim Caiuby também receberam as visitas casa a casa dos agentes, somando mais de 9 mil vistorias.

Ao longo da semana as visitas têm sido feitas de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Aos sábados onde acontecem as mobilizações juntamente com a operação cata treco em parceria com Secretaria de Serviços Urbanos, as atividades ocorrem das 7 às 13h. Todos os servidores são identificados com camisetas e crachás durante as ações.

Vale lembrar que as mobilizações com visitas casa a casa e operação cata treco este ano tiveram início no final de fevereiro no município com um trabalho na região central da cidade. Naquela ocasião cerca de 1.500 imóveis foram visitados e vistoriados pelos servidores que participaram do mutirão.

Novas ações com operação cata treco estão previstas para acontecer nos dia 2, 9 16 e 30 de abril. No dia 2 a coleta será feita no Marengo e no Recanto Mônica. Em relação às demais datas, os locais serão divulgados oportunamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

As mobilizações além de impedir a proliferação do mosquito, têm como objetivo chamar a atenção da população para o problema que está afetando o país inteiro e, sobretudo a importância de não deixar água parada em casa em qualquer recipiente.

Durante os mutirões os agentes comunitários passam de casa em casa e também nos comércios fazendo orientações, distribuindo panfletos e verificando possíveis criadouros do mosquito.

Além disso, a Secretaria ressalta que também tem promovido diversas palestras e oficinas educativas nas escolas, nos seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e encontros com lideranças comunitárias.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde é necessário que a população adote medidas simples em casa como, por exemplo, lavar diariamente com bucha e sabão os recipientes de água dos animais; colocar areia nos pratinhos dos vasos ou então lavar pelo menos uma vez por semana os mesmos; manter a caixa d’água e ralos tampados, deixar as garrafas viradas para baixo, ou seja, impedir qualquer acúmulo de água parada.

Postagens mais visitadas deste blog