Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus) - Corredor Metropolitano vai ter 21 Km e 67 ônibus circulando

Dat
Avaliada em R$ 370 milhões, trajeto terá paradas a cada 670 metros e obra começará no 2º semestre de 2015
Fábio Miranda
De Itaquá
Osvaldo Birke / PMI

Secretário estadual de Transporte foi quem apresentou os projetos na audiência
O Corredor Metropolitano da Empresa Metropolitana de Transporte Público (EMTU), que ligará as cidades de Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Arujá e Poá, foi apresentado ontem à tarde durante uma audiência pública, e a previsão é começar as obras apenas no segundo semestre de 2015.

O projeto foi apresentado em Ferraz, Itaquá e Arujá, em horários diferentes e a via terá 20,9 quilômetros, com 67 veículos circulando e paradas, cujo número será definido em conjunto com as prefeituas, a cada 670 metros, beneficiando cerca de 890 mil habitantes.


Em Itaquá, por exemplo, o secretário de Estado de Transportes, Jurandir Fernandes, que esteve presente no evento, explicou o motivo da criação do corredor de ônibus. 


"As linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) cortam o Alto Tietê de São Paulo até Mogi das Cruzes, mas é importante ter as linhas perpendiculares fazendo a ligação com o transporte de trilhos, por isso esse corredor será implantado", afirmou o secretário.

O mapa criado pelos técnicos da EMTU deixa evidente o formato de ´cruz´ que o novo transporte metropolitano terá quando as obras finalizarem. No entanto, ainda não há previsão para que isso aconteça. 


"Com esse corredor nós fechamos o sistema de transporte da região. Enquanto os trens transportam os moradores do Alto Tietê para a capital, o novo corredor levará os usuários para as cidades, valorizando a região e criando mais empregos", acredita Fernandes.

No futuro, o corredor, batizado de Perimetral Alto Tietê, também fará interligação com o futuro corredor Jacú-Pêssego, dando acesso direto aos municípios de São Bernardo do Campo, São Caetano e Santo André.

Benefícios
Presente na audiência, o secretário de Transportes de Itaquá, Nobuo Aoki Xiol, comemorou a implantação do projeto, que custará aproximadamente R$ 370 milhões. "O transporte municipal será beneficiado em torno de 40% com esse projeto. É claro que faremos ligações do corredor com os ônibus municipais", apontou o secretário.

Xiol disse ainda que além da melhora do transporte da cidade, os carros também serão beneficiados. "A estrada de Santa Isabel (SP-56) será duplicada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e vamos tirar proveito disso também", finalizou.

Chamado tecnicamente de Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus), os veículos rodarão sobre piso de concreto e terão locais para ultrapassagens entre os pontos do trajeto.

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