Novas práticas pedagógicas são debatidas com educadores de Poá


Equipe do jornal aliou as atividades aplicadas com o veículo com o que está sendo exigido no currículo escolar
Suéller Costa
De Poá
Mayara de Paula
No último encontro realizado em Poá, a equipe trabalhou os textos opinativos e as seções do jornal, e debateu assuntos em repercussão
O último encontro realizado com os professores da rede de ensino de Poá envolveu novas práticas pedagógicas, troca de experiências, compartilhamento de ideias e debates sobre assuntos pertinentes ao sistema de ensino. Todos receberam mais orientações quanto ao uso do jornal em sala de aula e enalteceram os benefícios que essa ferramenta tem trazido aos alunos da rede municipal.
A equipe do Programa de Jornal e Educação do Grupo Mogi News de Comunicação, mais uma vez, aliou o lado teórico à prática ao levar atividades voltadas à formação de leitores críticos, reflexivos e atualizados quanto aos fatos divulgados no jornal em contrapartida com as dinâmicas, que, de forma envolvente e prazerosa, fortalecem os conhecimentos dos educadores sobre as nomenclaturas, seções e cadernos que fazem parte do jornal.

A assistente técnico-pedagógica em Língua Portuguesa Adriana dos Santos Nhãm, que atua na Secretaria de Educação de Poá, destacou o trabalho realizado pela equipe responsável pelo projeto do Grupo Mogi News. "As coordenadoras se preocupam em levar aos professores exercícios que enfatizam a versatilidade do trabalho com o jornal. A cada encontro, percebemos a variedade das atividades. A leitura, interpretação e a escrita ainda são o foco principal, no entanto, por meio das capacitações percebemos que o trabalho vai muito além. São inúmeras as propostas com essa ferramenta. Os professores aprendem bastante e fazem o possível para compartilhar as novas experiências com aqueles que não puderam participar", destacou.

Além da variedade das atividades levadas às capacitações, a equipe pedagógica procura estar em conformidade com os assuntos discutidos em sala de aula. "Achei interessante o debate dos artigos de opinião e a orientação de como trabalhar a carta do leitor com o aluno. Este é um assunto que cairá no Saresp, portanto, veio em boa hora. Acho importante essa preocupação da equipe em estar atenta às exigências do cotidiano escolar e orientar os educadores por meio do jornal, que é um importante aliado no processo de ensino", apontou a educadora.


Incentivo
Mais que levar novas propostas de trabalho, os encontros realizados mensalmente procuram incentivar os educadores a utilizar o jornal na rotina escolar. A assistente técnico-pedagógica em Língua Portuguesa Rosemeire Alvarenga Franco de Souza, da Secretaria de Educação de Poá, destaca o interesse dos professores pelo jornal. "Nas capacitações, percebemos que os professores estão mais motivados e participativos. E, principalmente, estão adotando o jornal. Os encontros não só mostram o trabalho que pode ser desenvolvido com essa ferramenta como também incentivam esses profissionais a usá-la em suas aulas. E o resultado nós vemos no compartilhamento das atividades aplicadas. Eles trazem à equipe o que está sendo feito, e isso é muito importante, pois demonstra que eles estão aplicando o que aprendem e se esforçando para levar o jornal à escola", finaliza a educadora poaense.

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