Encontro inicia construção de políticas voltadas à população negra de Mogi

Encontro inicia construção de políticas voltadas à população negra de Mogi

Próximo encontro será realizado no dia 11 de dezembro, às 19 horas, na Câmara Municipal, e norteará as ações para a construção de um Conselho Municipal


A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu na noite de quarta-feira (21/11) o 1º Encontro de Mobilização para Construção de Políticas Públicas para População Negra de Mogi das Cruzes, na Câmara Municipal. O próximo encontro será realizado no dia 11 de dezembro, às 19 horas, e norteará as ações para a construção de um Conselho Municipal.

Na abertura, a secretária municipal de Assistência Social, Maria Marinês Mazaro Piva, explicou que os encontros estão sendo realizados para que a cidade possa discutir a formação do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Mogi das Cruzes. Ficamos muito satisfeitos com o envolvimento e o interesse das pessoas que participaram do primeiro encontro e estamos preparando, para o próximo evento, uma reunião mais técnica, onde devemos elencar quais segmentos farão parte do Conselho, disse.

Os vereadores Geraldo Thomaz Augusto e Jean Lopes participaram do encontro e ressaltaram a importância do debate. Precisamos discutir políticas públicas para que possamos diminuir as diferenças, afirmou Soares. Na sequência, a palestrante Maristela Pinho, professora da Rede Municipal de Educação, pós-graduada em História do Negro no Brasil, apresentou a palestra Multiculturalismo no Brasil, onde o público presente pode conhecer dados históricos e um pouco da realidade vivida atualmente pelos negros e afrodescendentes.

Em seguida, o consultor de Políticas Públicas Étnicos Raciais, João Carlos Benicio, que atua também como presidente do IBADÁ Instituto Brasil África e Diáspora, apresentou o tema A Importância da Participação Popular no Processo de Construção de Políticas Públicas para População Negra. Ele apresentou detalhes sobre a construção das políticas públicas e exemplos de sucesso na área. Sobre Mogi das Cruzes iniciar um debate sobre o tema, ele também opinou: Eu considero a iniciativa adequada, num momento adequado para isso. Em alguns lugares, estas ações aconteceram antes, mas, de maneira geral, a igualdade racial ainda é um grande desafio para o Brasil. Mogi das Cruzes está no caminho certo. Moro aqui há dois anos e meio e para mim foi surpreendente o ritmo das propostas e realizações do prefeito Marco Bertaiolli. Acredito que o mesmo se repetirá com a construção das políticas municipais voltadas para a população negra, completou.

Postagens mais visitadas deste blog