Posse do novo bispo diocesano de Mogi das Cruzes deve atrair 7 mil fiéis


Neste sábado (24) às 16h, no Clube Nautico Mogiano, Dom Pedro Luiz Stringhini será apresentado oficialmente como bispo da Diocese de Mogi das Cruzes. A expectativa da organização é de receber cerca de 7 mil fiéis.

A cerimônia será às 16h deste sábado (24) no Clube Náutico Mogiano.
Os detalhes foram apresentados nesta terça-feira (20) em uma coletiva.

Carolina Paes

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Coletiva realizada na sede da Cúria Diocesana (Foto: Carolina Paes/G1)
Coletiva realizada na sede da Cúria Diocesana
(Foto: Carolina Paes/G1)
Além do Alto Tietê, devem participar da cerimônia católicos dos municípios de São Paulo, de Franca, onde Dom Pedro governou a Diocese por 3 anos e Laranjal Paulista, cidade natal do bispo.
As informações foram divulgadas na manhã desta terça-feira (20) durante uma coletiva de imprensa na Cúria Diocesana de Mogi das Cruzes. A reunião, que contou com a presença do arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, além do bispo emérito da Diocese, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, serviu para informar todos os detalhes da festa de posse que será neste sábado (24)
Dom Pedro será o quinto bispo Diocesano de Mogi das Cruzes. Ele foi nomeado em setembro pelo Papa Bento XVI, depois que Dom Airton José dos Santos deixou a região em março de 2012 para assumir como arcebispo em Campinas. “ Estou morando em Mogi desde ontem, e já sinto um clima de fé entre as pessoas.”, diz Dom Pedro.
Cerimônia
A cerimônia de posse do novo bispo deve durar cerca de 2 horas, no Clube Nautico, em Mogi das Cruzes. O ritual canônico começa ainda na Cúria Diocesana, com a saída prevista para às 15h. No clube, diante dos fiéis, ele se apresentará para a Diocese, e receberá o bastão do bom pastor, símbolo episcopal, das mãos de Dom Airton.
Depois como gesto simbólico, os padres da região devem beijar o anel do bispo como sinal de acolhida. “Tenho certeza de que Dom Pedro irá ajudar a diocese a fazer seu caminho de novas evangelizações e de entusiasmo na transmissão da fé na região”, diz o Cardeal Dom OdiloPedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.
A primeira missa, oficialmente como bispo, será realizada na manhã deste domingo (25), na Catedral de Sant´Anna. A principal característica de Dom Pedro é o aspecto social. No ano do jubileu de ouro da Diocese de Mogi das Cruzes, comemoração dos 50 anos, o novo bispo chega com a missão de ampliar a religião católica na região “A juventude será, sem dúvida nenhuma, a prioridade.”, diz Dom Pedro. No início de 2013, o novo bispo já realiza a missa de ordenação de 8 diáconos.
Histórico
O bispo Dom Pedro Luiz Stringhini nasceu em 1953, na cidade de Laranjal Paulista, no interior de São Paulo. Ele já foi bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, na região do bairro do Belém e, em 2010, assumiu como bispo da Diocese de Franca, onde ficou por 3 anos. Além disso, Dom Pedro presidiu, por 4 anos, a Comissão da Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. A Diocese de Mogi das Cruzes é composta por 49 paróquias, 300 capelas e cerca de 80 padres.

Postagens mais visitadas deste blog