Prefeitura de Mogi das Cruzes e Governo Federal assinam contrato para a construção de viadutos

JUNDIAPEBA

CENTRO
Um divisor entre antes e depois, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e social, como para o trânsito de Mogi das Cruzes. Foi assim que o prefeito Marco Bertaiolli definiu a construção de dois viadutos, um em Jundiapeba e outro na área central, partindo da Rua Professor Flaviano de Melo até a Avenida Cavalheiro Nami Jafet. O contrato para o início das obras foi assinado nesta segunda-feira (23/05/2011), o que já autoriza o Consórcio SPA a montar o canteiro de obras. Conforme as expectativas, em dois anos as estruturas, transpondo os trilhos da CPTM, já deverão estar prontas, acabando assim com as passagens em nível. 

Clique aqui para saber mais sobre os viadutos

A solenidade de assinatura contou ainda com a presença do deputado federal Valdemar Costa Neto e o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot. Com investimento de R$ 48.474.155,51, a execução será de responsabilidade do Consórcio SPA, formado pelas empresas Tejofran e Convap.



“Este é um momento histórico para Mogi das Cruzes, uma cidade que hoje é dividida pela linha férrea. Os dois viadutos marcarão a transposição entre as duas metades de Mogi e podemos afirmar que um novo município nascerá a partir destas obras”, afirmou Bertaiolli, ao lado do vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira e do presidente em exercício da Câmara, Protássio Nogueira.

O viaduto da avenida Cavalheiro Nami Jafet fará a ligação com a rua Professor Flaviano de Melo e terá 1,2 km de extensão, 19 metros de largura e 17 metros de faixas de rolamento – duas em cada mão de direção. A estrutura terá dez metros de altura e dois metros reservados para a circulação de pedestres.

Já o viaduto de Jundiapeba ligará as avenidas Lourenço de Souza Franco e Guilherme Georgi, com 1,3 km de extensão. A largura (19 metros), as faixas de rolamento (17 metros, com duas em cada mão de direção), a altura (10 metros) e a área de circulação de pedestres (dois metros) serão idênticas às do viaduto da Nami Jafet.

Em seu pronunciamento, o deputado Costa Neto disse que o Governo Federal tem feito importantes investimentos em Mogi das Cruzes desde o início dos anos 2000 e lembrou que a construção dos dois viadutos é mais um capítulo deste bom relacionamento. “A cidade recebeu importantes recursos para a área de saneamento básico, em 2005 e 2006, além de uma série de investimentos em outros setores. E vamos continuar trabalhando para que mais recursos sejam destinados para cá”, frisou.

O deputado lembrou que uma das preocupações do prefeito Bertaiolli era com as desapropriações que serão necessárias para a construção dos dois viadutos, principalmente no na avenida Cavalheiro Nami Jafet. Durante o evento desta segunda-feira, Costa Neto informou que o Dnit ajudará a Prefeitura a custear as desapropriações – que, segundo o projeto, serão mínimas. Acompanharam a assinatura, entre vereadores da Câmara Municipal, os deputados André do Prado e José Cândido (MAS).

Postagens mais visitadas deste blog