Poá - Informação - Notícias de Poá - CIDADE JÓIA - Estância Hidromineral

 Poá participa de Ação
 Global pelo Meio Ambiente


 
Uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Poá resultou na participação do município de Poá em uma ação global na tarde de sexta-feira, dia 20, e na manhã desta segunda-feira, dia 23, com a plantação de dezenas de árvores. 
A ação faz parte de uma “corrente” que teve início no continente da Oceania e percorreu o mundo até chegar ao continente Americano.

Essa corrente foi criada, segundo o Secretário de Meio Ambiente, Carlos Setsuo, pelo movimento ENO - Tree Planting Day – “O Dia Eno de Plantar Árvores”, da região do Alto Tietê, que tem como objetivo celebrar o “Ano Internacional das Florestas”.

“O Movimento, com esta ação, tem como objetivo fazer com que as pessoas reflitam e busquem novas ações para que o planeta possa ser salvo”, afirmou Setsuo.

Participaram desta ação os alunos das Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) Roberto Elias Xidieh e Joviano dos Santos, além dos alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) e as árvores foram plantadas na sede da Secretaria de Educação, situado no Bairro da Fonte Áurea, além da Cidade Kemel e Jardim São José.

Obra de contenção e combate às 
enchentes segue em ritmo acelerado




Após implantar aduelas sob a Praça de Eventos e a Avenida Antônio Massa, a obra de contenção e combate às enchentes que está sendo realizada pela Administração Municipal adentrou a Rua Hermógenes La Regina e, agora, entrou na fase final dos trabalhos. 

A obra tem como objetivo acabar com o problema das enchentes que, há anos, causam problemas aos moradores da referida via e no entorno.

A obra que consiste na criação de um canal auxiliar com início na Hermógenes, passando sob a Praça de Eventos, e término no Córrego Itaim, próximo à APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais), no conjunto Alvorada, está na fase de implantação de tubulação e bocas de lobo na referida via, além da construção de uma caixa de contenção das águas pluviais.

A nova tubulação que está sendo implantada até a esquina das Ruas Hermógenes e Carmelita Lima terá ainda como suporte uma nova rede de captação de águas pluviais que contará com novas bocas de lobo. 

“Essa região sofre muito em período de chuvas, com essa obra, esse problema será resolvido, pois, toda a água da Hermógenes e do entorno será canalizada neste canal auxiliar que conta com uma caixa de contenção subterrânea”, explicou o prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, que diariamente visita o local para conferir o andamento da obra.


Prefeitura executa obras de contenção

 na avenida João Peckny


 Visando a contenção e os combates às enchentes, a Administração Municipal de Poá está atuando em duas frentes de trabalho na Avenida João Peckny, no Jardim Nova Poá. 

Em uma das frentes a obra está sendo executada pela própria Prefeitura, já na outra, pelo Governo do Estado, por solicitação do Poder Executivo poaense.

A obra que está sendo realizada pela Prefeitura é referente à implantação de galerias de águas pluviais num trecho de aproximadamente 400 metros.

 No local, serão implantados tubos que tem como objetivo captar as águas pluviais que descem ao longo da avenida.

 De acordo com o secretário da pasta, Valdir Jorge de Almeida, a intenção é captar as águas para que deságue no Córrego Guaió. As obras iniciaram neste trecho na semana passada e serão concluídas dentro de 30 dias.

Um pouco mais à frente, o Governo do Estado, através do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) está executando obras de desassoreamento do Córrego Guaió.

 Está sendo feito no local, muro de gabião para a proteção do rio.

De acordo com o secretário, a pedido do prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, várias obras estão sendo realizadas na cidade referente à contenção de enchentes.


Poá apresenta projeto “Sexta Cultura” 
na próxima semana


A Secretaria de Cultura de Poá lança na noite da próxima sexta-feira, dia 27, no Centro Cultural Taiguara, na região central do município, a “Sexta Cultura”. 

A abertura do projeto será marcada por uma festa de ritmos sul-americanos que será apresentado pelo grupo Finlândia, muito elogiado pela imprensa internacional como, por exemplo, o jornal "Los Tiempos" (Bolívia), a revista "El Vernáculo" (Argentina), o jornalista Torrejón (Chile) e a MTV Brasil que definiu o grupo como "O duo que vale por mil".

“O objetivo do projeto Sexta Cultura é apresentar as mais variadas manifestações artísticas à população, seja ela, música, dança, teatro, entre outras”, explicou o Secretário da pasta, Douglas Aspasio. 

Durante a fase experimental, segundo ele, o projeto acontecerá de uma a duas sextas por mês, no entanto, a intenção é que ele seja semanal e se transforme no programa dos poaenses nas noites de sexta-feira, sempre no Centro Cultural Taiguara, às 20h30.

A entrada para o Sexta Cultura é gratuita, porém, é necessário que se faça uma reserva antecipada. Para isso, os interessados devem ligar para os telefones 4638-8804, 4639-2765 ou 4638-6338. Além dos telefones, a reserva ainda pode ser feita por e-mail (cultura@poa.sp.gov.br). O Centro Cultural Taiguara está situado na Alameda Pedro Calil, nº 50, Centro.

GRUPO FINLÂNDIA
Em um ano de projeto, o Finlândia já lançou dois CDs: "NANDHARA" e "EXTENSIÓN". O duo ainda entrou na coletânea chilena Andes, com artistas da Rússia e Chile. Este ano, apresentam o terceiro CD e show "CARNAVALES", ritmos de celebrações sul-americanos em formatos contemporâneos.

“Será uma verdadeira festa latina com diversos ritmos como Saya, Huayno, Candombe, Frevo, Milonga, Forró, Maracatu, entre outros. A turnê do Grupo tem datas agendadas em dez países de quatro continentes”, destacou o Secretário da pasta, Douglas Aspasio. 

Ele ainda completou que o duo visitará nos próximos meses países como Portugal, Finlândia, México, Guatemala, Itália, Alemanha, Honduras, Colômbia, entre outros. Para saber mais sobre o grupo, acesse www.finlandiamusica.com.br.

Testinha discute problema de 
divisas com Deputada Estadual

O prefeito poaense Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, recebeu em seu Gabinete na manhã desta segunda-feira, dia23, a visita da Deputada Estadual, Heroilma Tavares, integrante da Frente Parlamentar da região do Alto Tietê.




A visita, segundo a deputada, teve como objetivo ouvir as reivindicações do prefeito para que ela possa trabalhar em busca de benefícios e melhorias para o município, porém, o assunto que predominou durante o encontro foi o problema das divisas do município.

“A divisa de municípios é um problema que existe há anos e quem sofre com isso é a população, por isso, quero aproveitar a presença da deputada para solicitar apoio na solução desta questão”, explicou o prefeito, citando como exemplo a Avenida Washington Luiz Pereira de Souza e a Rua Deputado Emílio Carlos, no Bairro Cidade Kemel, que se encontram parcialmente pavimentadas, além do Jardim Roseli, que também foi citado na reunião.

A Deputada Heroilma se comprometeu com o prefeito em buscar recursos junto ao Governo Estadual para tentar solucionar a questão, uma vez que, conhece bem os problemas dessas regiões. 

“A preocupação do prefeito Testinha é válida e irei trabalhar para resolver esse problema que já perdura há muitos anos”, enfatizou.

Ela completou que, além do objetivo de ouvir as reivindicações do prefeito, a visita também teve a finalidade de estreitar os laços de amizade com Testinha.





Programa Segundo 
Tempo está 
com inscrições 
abertas em 
Poá


A Secretaria de Esportes de Poá está com inscrições abertas para o Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. 


Realizado em parceria com a pasta municipal, o Programa que atenderá cerca de mil crianças e jovens, tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso das crianças e adolescentes.

De acordo com a Secretária de Esportes, Terezinha do Nascimento, a secretaria já está identificando os diversos núcleos que estão espalhados pela cidade e que farão parte deste Programa Federal.

 “É uma grande conquista para Poá e estamos muito entusiasmados com o inicio deste projeto para as nossas crianças”, salientou.

O programa é direcionado para crianças e jovens que tenham entre 07 e 17 anos de idade e que participarão das atividades esportivas que serão oferecidas nos dez núcleos que foram escolhidos pela Secretaria de Esporte. 
“É importante frisar que essas crianças e jovens participarão deste Programa sempre no ‘contra turno’, ou seja, se estudam de manhã terão atividades esportivas durante a tarde e vice-versa”, explicou Terezinha.

Para se inscrever no Programa Segundo Tempo, os interessados devem comparecer na Secretaria de Esportes, situada na Avenida Vital Brasil, nº 45, Centro, ou em um dos dez núcleos esportivos. 

Para obter mais informações, os interessados podem ligar para o telefone 4638-2754.
NÚCLEOS ESPORTIVOS
Ginásio Municipal de Esportes “Américo Franco”
 Rua Lucindo Pereira Jordão, nº 120 – Vila Áurea – Poá – Tel.: 4638-3035
Complexo Esportivo Central
Avenida Anchieta, s/nº - Centro –Tel.: 4636-5056
Centro Esportivo do Bosque Profº Kilian Burger de Freitas
Rua Sebastião de Almeida, nº 100 – Jardim Nova Poá –Tel.: 4639-6377
Centro Integrado Esportivo “Antônio Sanches” - Avenida Vital Brasil, s/nº - Vila Monteiro –Tel.: 4636-8763
Emeb Profº Cybele Paiva Valsechi - Rua Rancharia, s/nº - Jd. Pinheiro – Tel.: 4639-2015




Estudo ambiental para implantação 


do piscinão está em andamento




A Secretaria de Obras de Poá realizou na manhã desta quarta-feira, dia 25, uma reunião com engenheiros da empresa Natural Habitat, contratada pela Administração Municipal para a elaboração do Relatório de Estudos para o Licenciamento Ambiental para a construção do piscinão.

De acordo com o Diretor da pasta, Ivan Machado, a conclusão deste relatório deve ser feita em aproximadamente 30 dias, quando será encaminhado à Cetesb, responsável pela avaliação e aprovação do estudo.

Acompanhado pela equipe técnica, o diretor visitou a área que receberá o piscinão, na Vila Romana, além da área que receberá o Parque Linear, nas margens do Córrego Itaim, na região central.

 “Não deveremos ter problemas com relação à questão ambiental, uma vez que, a área não conta com árvores, por exemplo”, disse Ivan.

Ele aproveitou para enfatizar que o processo para a implantação do piscinão está em andamento e o objetivo da Administração Municipal é iniciar as obras ainda neste ano. 

“Estamos agilizando todas as etapas como, por exemplo, as áreas que receberão o piscinão e o Parque Linear já foram decretadas como de Utilidade Pública e os proprietários já estão sendo notificados pela Prefeitura”, afirmou.

De acordo com o diretor, tanto o piscinão quanto o Parque Linear apresentam um ganho social e ambiental para o município, uma vez que, resolve os problemas das enchentes, além de aumentar a calha do córrego e da arborização.





30/05/2011 - 16h:58
Gabinete


Testinha entrega ofício ao Deputado Estevam 


para a liberação de verba para construção de 


creche

O prefeito poaense Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 30, com o Deputado Estadual Estevam Galvão para entregar o oficio para liberação de uma verba de R$ 1,5 milhão do Governo do Estado para a construção de uma creche no Jardim Pinheiro.

Acompanhado pelos vereadores Edison Rodrigues e Mário Massayoshi Kawashima, o Mário Sumirê, o prefeito explicou ao parlamentar a importância da obra para o município. “A construção dessa creche tem como objetivo reduzir o número de déficit de vagas em creches no município”, afirmou.
De acordo com o deputado, esse recurso já está garantido e agora, só encaminhará o ofício para o Estado. “Além de fiscalizar e assessorar o Governo, o Deputado Estadual também tem que trabalhar em sua região com obras e recursos. Eu gosto muito de Poá e ainda vejo o prefeito Testinha trabalhando com entusiasmo pela sua cidade o que acaba me levando a fazer o mesmo, por isso, me coloco à disposição do prefeito e de Poá na busca por melhorias para o cidadão”, salientou.
A creche em questão será construída em um terreno com aproximadamente 2.100 metros, situado na Rua Água Vermelha, e deverá contar com cerca de 160 vagas. “A Prefeitura já iniciou a fase de desapropriação para que o terreno seja doado ao Governo Estadual que ficará responsável pela realização da obra”, explicou o prefeito.






Postagens mais visitadas deste blog