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Eliseu Padilha em coletiva sobre a crise envolvendo os combustíveis. Foto: Jorge William / Agência O Globo |
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quinta-feira, 31 de maio de 2018
Postos terão que vender litro do diesel R$ 0,46 mais barato a partir de sábado - A multa para os estabelecimentos que não repassarem o desconto ao consumidor pode chegar a R$ 9,4 milhões, segundo o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Além disso, os postos ficam sujeitos a suspensão temporária das atividades e cassação da licença.
Governo reduz de 28 para 17 o número de setores da economia que seguirão com desoneração da folha de pagamento Presidente Michel Temer vetou desoneração de 11. Com isso, reoneração atinge empresas de 39 setores, que voltarão a pagar mais tributos. Os 17 desonerados mantêm benefício até 2020.
Por Alexandro Martello, G1, Brasília
O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, afirmou nesta quinta-feira (31) que 17 dos 56 setores permanecerão com folha de pagamentos desonerada até o final de 2020. Com isso, empresas de 39 setores da economia perderam o benefício fiscal.
Nesta quinta-feira, o "Diário Oficial da União" publicou a sanção do presidente Michel Temer ao projeto de lei da reoneração. Com isso, as empresas reoneradas perderão a isenção tributária que tinham. Pelo projeto, 28 setores seguiriam desonerados até 2020, mas Temer vetou 11 e, portanto, restaram 17. O benefício da desoneração da folha acabará, portanto, no final de 2020 para todos os setores. Com a mudança nas regras, a Receita Federal espera arrecadar R$ 830 milhões a mais neste ano.
Com o aumento da tributação, que o governo vinha tentando fazer desde o ano passado, os setores, que perderão o benefício, voltarão a contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a folha de pagamento com alíquota de 20%.
Pela lei atual, esses segmentos contribuem sobre o valor da receita bruta, de 2% a 4%, com alíquotas específicas para cada setor, o que teoricamente seria mais vantajoso para as empresas.
A medida só começa a vigorar dentro de três meses, devido à chamada "noventena" (dispositivo que exige prazo de 90 dias para uma alteração tributária vigorar depois de ter sido editada).
"Restam 17 setores na folha desonerada. Critério [de manutenção desses setores com benefício] foram os setores que, desde o início, o Executivo entendeu que deveriam ser mantidos. E mais os setores que estavam na medida original, no início do processo em 2011", declarou Rachid, em entrevista coletiva.
Além da reoneração da folha, o governo também eliminou benefícios para os exportadores, para a indústria química, reduziu créditos para para os concentrados de refrigerantes e cortou gastos públicos.
O objetivo foi viabilizar redução no preço do litro do diesel, uma das reivindicações dos caminhoneiros em greve atendidas pelo governo.
"Buscamos, exatamente, preservar os setores originalmente encaminhados pelo Executivo, os setores iniciais desse programa, e mantivemos esses segmentos como critério assim colocado", explicou Rachid.
A desoneração da folha de pagamentos foi estabelecida durante o governo Dilma Rousseff sob o argumento de que a medida preservaria empregos.
Desoneração mantida
Call Center
Comunicação
Confecção/vestuário
Construção civil
Empresas de construção e obras de infraestrutura
Couro
Fabricação de veículos e carroçerias
Máquinas e equipamentos
Proteína animal
Têxtil
TI (Tecnologia da informação)
TIC (Tecnologia de comunicação)
Projeto de circuitos integrados
Transporte metroferroviário de passageiros
Transporte rodoviário coletivo
Transporte rodoviário de cargas
Entre os setores que permanecem com um pagamento menor de tributos, estão os segmentos calçadista, têxtil, de confecção e tecnologia da informação.
"Buscamos, exatamente, preservar os setores originalmente encaminhados pelo Executivo, os setores iniciais desse programa, e mantivemos esses segmentos como critério assim colocado", explicou Rachid.
A desoneração da folha de pagamentos foi estabelecida durante o governo Dilma Rousseff sob o argumento de que a medida preservaria empregos.
Desoneração mantida
Veja abaixo quais são os 17 setores cujas empresas permanecem com a folha de pagamentos desonerada:
Calçados Call Center
Comunicação
Confecção/vestuário
Construção civil
Empresas de construção e obras de infraestrutura
Couro
Fabricação de veículos e carroçerias
Máquinas e equipamentos
Proteína animal
Têxtil
TI (Tecnologia da informação)
TIC (Tecnologia de comunicação)
Projeto de circuitos integrados
Transporte metroferroviário de passageiros
Transporte rodoviário coletivo
Transporte rodoviário de cargas
Itaquaquecetuba - Mais de 100 caminhões saem em comboio escoltado de Itaquaquecetuba rumo ao Rio de Janeiro Eles levam carregamento de comida, roupa, calçados e eletrônicos.
Mais
de 100 caminhões, de 12 transportadoras de São Paulo, saíram escoltados
pelas polícias Militar e Federal Rodoviária em comboio de Itaquaquecetuba rumo ao Rio da Janeiro, na tarde de ontem quarta-feira (30).
Os caminhões se encontraram no acostamento do quilômetro 29 da Rodovia
Ayrton Senna. No carregamento, roupas, comidas, sapatos, eletrônicos
entre uma diversidade de produtos.
O apoio policial foi um pedido da Associação Nacional das Empresas de
Transporte de Carga, com o objetivo de evitar possíveis paralisações e
intimidações no trajeto.
O vice-presidente da associação, Urubatan Helou, disse que a maior
preocupação era de que os caminhões ficassem parados em bloqueios ou
sofressem alguma atentado, como apedrejamento e fogo.
“Até porque em movimento grevista, nenhuma companhia de seguro cobre os
danos. A gente tem custos fixos, funcionários, prédios, temos que fazer
a manutenção das frotas e não podemos mais ficar parados”, conta.
“A
nossa intenção é levar as cargas em segurança, procurando evitar os
locais que têm interrupção ou algum movimento dos caminhoneiros”,
ressaltou.
Governo cria programa de R$ 13,5 bilhões para subsidiar diesel - Objetivo é reduzir R$ 0,46 do preço do combustível
Foi publicado nesta quinta-feira (31), em edição extra do Diário Ofical da União,
a Medida Provisória (MP) nº 838, que cria o programa de subvenção
econômica à comercialização do óleo diesel. O objetivo é reduzir o preço
do combustível nas refinarias em 46 centavos por litro.
Desse total, o governo vai subsidiar 30 centavos, por meio de
recursos na ordem de R$ 9,5 bilhões, que serão repassados diretamente
aos produtores e importadores de diesel. Para completar o benefício,
foram reduzidos impostos que incidem diretamente sobre o diesel, como
PIS/Cofins e a Cide, no total de 16 centavos, e que equivalem a R$
4 bilhões. O programa começa a valer a partir de hoje (31) e segue até o
fim do ano.
Pelos próximos 60 dias, o preço fixo do óleo diesel nas refinarias
será de, no máximo, R$ 2,03 por litro. Considerando que o preço de
mercado poderá ser superior, o governo vai cobrir essa diferença pagando
até 30 centavos por litro de diesel às empresas.
Até o dia 7 de junho, o governo vai pagar uma diferença de 7 centavos
por litro, já que a Petrobras assumiu, na semana passada, o compromisso
de congelar o preço do diesel exatamente no valor de R$ 2,10. Do dia 8 de junho até 31 de dezembro, a subvenção do governo será integral.
"Nossa intenção é fazer essa suavização e nesse período, até 31 de
dezembro, dar previsibilidade [no preço do diesel]. O custo do programa
será arcado integralmente pelo Tesouro Nacional, pelos contribuintes, e
não haverá interferência na rentabilidade das empresas. Nós queremos dar
toda a transparência ao custo fiscal", disse o assessor especial do
Ministério da Fazenda, Marcos Mendes, em entrevista à imprensa.
O produtor ou importador que quiser participar do programa precisa se
habilitar junto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e
Biocombustíveis (ANP) e se comprometer a autorizar que a Receita Federal
repasse à ANP os dados fiscais necessários para o cálculo da subvenção.
Após os primeiros 60 dias, quando o preço vendido pelas refinarias às
distribuidoras estará fixado em até R$ 2,03, um novo valor de preço fixo
de comercialização será definido.
"Poder ser um preço um pouco mais baixo, um pouco mais alto,
dependendo da evolução dos preços internacionais do diesel", explicou
Mendes. O desembolso da subvenção se dará a cada 30 dias e uma
espécie de conta de subsídio vai somando os valores devidos a cada
empresa participante do programa. Até o fim do ano, portanto, o preço do
diesel será reajustado mais três vezes.
Também será de responsabilidade da ANP a definição de um preço de
referência, com base na cotação internacional do petróleo, que seria o
preço normal de flutuação do mercado.
É sobre esse preço de referência
que serão descontados os 30 centavos. Caso a diferença entre o preço de
referência e o de comercialização (preço fixo) seja superior a 30
centavos, o governo fará a compensação das perdas das empresas quando
for feito o reajuste do preço de comercialização, a cada mês.
Segundo Marcos Mendes, caberá aos órgãos como o Procon e o Conselho
Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a fiscalização para que a
redução dos preços se reflita nas bombas de combustível.
Para garantir o orçamento necessário à subvenção, foi editada uma
outra Medida Provisória, a MP nº 839, que abre o crédito extraordinário
de R$ 9,5 bilhões.
Os recursos serão tirados de uma reserva de
contingência financeira do governo, no valor de R$ 6,2 bilhões, de uma
outra reserva de capitalização de empresas públicas, no valor de R$ 2,1
bilhões, além do cancelamento de despesas discricionárias de vários
ministérios, que somam R$ 1,2 bilhão.
Já para compensar a redução do PIS/Cofins e da Cide sobre o diesel, o
governo conta com a reoneração da folha de pagamento de 28 setores da
economia dentro de 90 dias, além da redução e eliminação de incentivos fiscais para exportadores e as indústrias química e de refrigerantes.
Por
Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil
Edição: Carolina Pimentel
Planalto confirma prisão de empresário por impedir desbloqueios Ele foi detido no Rio Grande do Sul
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio
Etchegoyen, confirmou que nesta quinta-feira (31) houve a primeira
prisão de empresário suspeito de interferir na paralisação dos
caminhoneiros.
As informações iniciais são que o transportador, detido
no Rio Grande do Sul, teria ameaçado motoristas nos bloqueios em
rodovias do estado. Ele foi preso temporariamente.
Desde o início da manhã, a Polícia Federal realiza operação no Rio
Grande do Sul para reprimir a atuação de empresários de transporte na
promoção de paralisações no âmbito da greve dos caminhoneiros.
A realização de greves ou paralisações por empresários, prática
conhecida como locaute, é proibida pela legislação.
A operação da PF,
que ganhou o nome Unlocked, ocorreu a partir de inquérito que investigou
a participação de integrantes de transportadoras em bloqueios nas
rodovias BR 116, RS 122 e RS 452.
Segundo o superintendente regional da Polícia Federal, Alexandre
Isbarrola, a PF conseguiu “provas contundentes” da prática de locaute.
“É uma grande transportadora que atuava com violência e grave ameaça.
Havia comboios de veículos que atuavam por ordem desses empresários e
que abordavam os caminhões, obrigavam a parar e que fossem recolhidos,
impedindo que eles seguissem”, disse em entrevista hoje em Porto Alegre.
Os nomes da transportadora e do empresário preso não foram
divulgados. De acordo com o superintendente, o objetivo era gerar o
desabastecimento de grãos e de proteína animal na região da Serra, no
estado.
Diálogo
Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, Etchegoyen reiterou a
disposição do governo em manter o diálogo e lamentou a violência que
provocou a morte de um motorista em Rondônia. Ele foi atingido por uma pedra após passar por um bloqueio de manifestantes.
Etchegoyen concedeu entrevista após reuniu no Palácio do Planalto, do gabinete de monitoramento da greve dos caminhoneiros.
Por Agência Brasil
Edição: Carolina Pimentel
Não há mais bloqueios em rodovias federais ou em áreas do entorno, diz PRF - Na manhã desta quinta-feira, ainda havia nove pontos de aglomeração em Santa Catarina, Ceará e Rio Grande do Sul, mas nenhum deles bloqueavam o trânsito. Com a atualização do balanço da Polícia Rodoviária Federal, o Exército informou que vai interromper a escolta feita a caminhões de carga em Brasília.
Obesidade é mais frequente em adolescentes que fumam, revela pesquisa - Estudo do Inca mostra que fumantes de 15 a 17 anos estão mais propensos a doenças cardiovasculares, câncer e doenças pulmonares. - Brasil é o campeão mundial na redução do número de fumantes
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Adolescentes que fumam estão mais propensos a doenças cardiovasculares e pulmonares. Foto: USP Imagens / Fotos Públicas |
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Cigarro é uma das causas de câncer. Foto: Reprodução/Internet |
Brasil é o campeão mundial na redução do número de fumantes
No Dia Mundial Sem Tabaco, a Organização Mundial da Saúde lançou um relatório com dados sobre o tabagismo no mundo. São mais de 3 milhões de mortes todos os anos por doenças cardiovasculares causadas pelo tabaco.
Cardiologista e coordenadora da área de Cardiologia do Programa de Tabagismo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor), Jaqueline Scholz diz que políticas públicas implementadas no Brasil e a participação dos meios de comunicação foram essenciais para mudar a história do tabagismo no país.
Federação Única dos Petroleiros orienta sindicados a interromperem paralisação - Decisão ocorreu após Tribunal Superior do Trabalho aumentar de R$ 500 mil para R$ 2 milhões a multa diária aplicada a quem aderiu à greve, prevista para durar 72 horas. Uma das reivindicações é a destituição de Pedro Parente do comando da estatal.
Após denúncia da CBN, PGR manda investigar empresários que incentivaram greve - A investigação foi encaminhada às promotorias estaduais, que já têm material sobre as pessoas citadas pela CBN. Reportagem mostrou que muitos dos incentivadores da greve eram empresários, políticos e militares da reserva.
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Governo suspeita que greve de caminhoneiros tenha infiltrados que pedem a intervenção militar no país. Foto: Alex de Jesus / O Tempo / Agência O Globo |
A Procuradoria-Geral da República solicitou uma investigação contra grupos suspeitos de inflar a greve dos caminhoneiros por interesses políticos e econômicos.
O pedido feito ao Ministério Público Federal vem após a CBN revelar que empresários, políticos e militares da reserva buscam se promover a partir do movimento dos caminhoneiros, defendendo até mesmo intervenção militar no país.
A solicitação foi feita nesta quarta-feira após a reportagem da CBN mostrar que algumas lideranças da greve dos caminhoneiros não são da categoria.
Alguns são empresários, integrantes de partidos e até militares da reserva.
Por meio de grupos de WhatsApp, as lideranças disseminam notícias falsas para justificar uma intervenção militar no Brasil.
O pedido foi feito pela subprocuradora geral da República e coordenadora criminal do MPF, Luiza Cristina Frischeisen.
Os investigadores já identificaram material contra as pessoas citadas pela reportagem da CBN. Uma delas é o empresário catarinense Luciano Hang, dono de uma das maiores varejistas do país, a Havan.
"Em alguns Estados já tinha investigações. Agora, eles vão chamar as pessoas, vão levantar os áudios. A gente também já levantou o que tinha em rede social. A gente até ficou sabendo que por exemplo a Havan tem pátio em Três Lagoas e estava acolhendo os caminhoneiros. Então, é bem focado na questão da incitação à intervenção militar como rompimento do estado democrático", diz Frischeisen.
O grupo é investigado por incitar a quebra do regime democrático. A subprocuradora ressalta que há liberdade de expressão, mas incitar a quebra da democracia é crime.
"A pessoa falar da liberdade de expressão dela é uma coisa. A incitação à quebra do regime democrático, ou seja, pregar uma intervenção militar é contra a democracia. E o estado democrático de direito se protege contra isso através da criminalização de determinadas condutas. Nenhum estado democrático fica inerte diante de grupos que querem derrubar a democracia e que inclusive só podem se manifestar desse jeito porque tem a democracia. Acho que a gente tem que ficar muito ciente que a forma de mudar governo ou reclamar é eleição", completa.
As investigações estão em andamento nos estados de São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
quarta-feira, 30 de maio de 2018
Governo está inconformado com inclusão do Brasil em lista da OIT - País terá que dar explicações sobre reforma trabalhista
O Ministério das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, criticou a
inclusão do Brasil em uma lista de 24 países que cometem violações às
leis trabalhistas.
O Brasil foi convidado a prestar esclarecimentos na
107ª Conferência Internacional do Trabalho, do Comitê de Aplicação de
Normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
“O governo brasileiro recebeu com inconformidade a notícia de que o
Brasil foi incluído na lista de países convidados a apresentar
informações ao Comitê de Aplicação de Normas da OIT”, disse o ministro
em comunicado divulgado hoje (30).
O Itamaraty informou que o Brasil terá que apresentar explicações
baseadas na aplicação da Convenção 98 da OIT, que trata do Direito de
Sindicalização e de Negociação Coletiva, instrumento ratificado e em
vigor no Brasil desde 1953.
Para o ministério, a discussão em torno da Reforma Trabalhista foi
politizada e não se sustenta em aspectos técnicos:
“O governo brasileiro
encaminhou ao Diretor-Geral da OIT questionamentos e preocupações
quanto à politização do processo de escolha dos países [na lista de
convidados a dar explicações], que deveria obedecer apenas a critérios
técnicos”.
Segundo o Itamaraty, ao prestigiar a negociação coletiva sem
desproteger o trabalhador, a Reforma Trabalhista contribui para tornar
“mais eficaz e efetiva” as negociações e as normas dos sindicatos.
No comunicado, o ministério reitera que a reforma trabalhista busca
fortalecer o papel das centrais sindicais, tornando-as mais
representativas. Também ressalta que o Brasil é membro fundador da OIT e
costuma atuar de “forma ativa e propositiva”.
Lista de países
A inclusão do Brasil na lista dos países que supostamente registram
violações em convenções trabalhistas ocorreu durante uma sessão da OIT
no último dia 27, em Genebra.
A questão foi levada ao órgão internacional por seis entidades
sindicais:
Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Sindicatos
Brasileiros (CSB), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
(CTB), Força Sindical (FS), Nova Central Sindical de Trabalhadores
(NCST) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).
A ação foi movida pelas centrais sindicais que divergem dos termos da Reforma Trabalhista.
Por
Renata Giraldi – Repórter da Agência Brasil
Edição: Denise Griesinger
Entidades de produtores são contra tabelamento dos preços de frete - Para setor, variedade de carga e de estrada dificulta fixação de valor
Entidades que representam produtores rurais e agroindústrias estão
preocupadas com a criação de uma tabela mínima para o frete rodoviário
no país instituída pela Medida Provisória 832, editada neste domingo
(27), e prevista no Projeto de Lei 121/17, que está na pauta de votação
do Senado Federal desta terça-feira (28).
As duas propostas legislativas
instituem a chamada Política de Preços Mínimos do Transporte Rodoviário
de Cargas. Em entrevista coletiva hoje (28), em São Paulo, líderes das
entidades que representam produtores rurais e agroindústrias defenderam a
livre negociação com os transportadores.
Segundo o diretor titular do Departamento do Agronegócio da Federação
das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Roberto Betancourt, a
entidade defende que o valor do frete seja resultado de uma negociação.
“O governo arbitrar valores mínimos se torna muito difícil, já que temos
estrada de terra, rodovias asfaltadas, transportes de animais vivos,
entre outros que requerem frete especial, ou seja, são inúmeras
variáveis onde é literalmente impossível ao governo arbitrar o que vai
ser o [valor de frete] mínimo. Então, a posição da Fiesp é clara: que
nós precisamos dar liberdade de negociação”, afirmou.
A MP não traz valores nem percentuais, mas define detalhes sobre como
os números serão negociados. Para o presidente do Conselho dos
Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Nelson Carvalhaes, a conta do
tabelamento de frete será arcada não só pelo setor produtivo.
“Se vier
uma tabela de frete mínimo que é superior aos valores de frete
praticados hoje, eu entendo que uma parte vai ser o consumidor que vai
pagar e outra parte são os traders, a indústria e os produtores, no fim
essa conta vai acabar sendo dividida entre todos”.
As entidades também querem ser ouvidas para apresentar suas análises
em relação à precificação do frete.
“Se o projeto for aprovado, ou seja,
evidentemente, a gente quer participar do projeto de definição desses
preços mínimos, porque a gente conhece formação de custo de frete tão
bem quanto as empresas transportadoras e os caminhoneiros. Queremos
chegar a uma solução negociável, e não a uma solução imposta em termos
de tabela de preço mínimo”, afirmou o presidente-executivo da Associação
Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar.
Fretes subiram 15%
O presidente do Cecafé disse que, apesar da reivindicação dos
caminhoneiros em relação ao valor baixo do frete e alto do diesel, os
fretes subiram 15% nos últimos cinco meses e que o problema está na
carga tributária.
“O nosso monitoramento indica que, de janeiro até
hoje, os fretes subiram ao redor der 15%. Os fretes estão se ajustando
sim, o problema é que houve um aumento de carga tributária muito grande
no diesel, no final do ano passado, e, evidentemente, isso prejudica a
nós. Houve um aumento grande de carga tributária que o mercado não
consegue resolver”.
O representante da Fiesp defende que não adianta ter um tabelamento
mínimo e não ter demanda por frete.
“Se houver demanda, o caminhoneiro
pode até ter um valor de frete mas, se ele não tiver serviço e o
caminhão ficar ocioso, isso também é ruim para ele, por isso nós achamos
que a livre negociação é a única que vai encontrar um equilíbrio entre
oferta e demanda”.
Betancourt diz ainda que, primeiro, é preciso reduzir
a carga tributária. “É importante, sim reduzir a carga tributária, o
custo do diesel, e o mercado vai achar um caminho, porque as empresas
precisam do frete, mas se isso for arbitrado de forma equivocada, pode
trazer prejuízos”.
O diretor executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos
Cítricos (CitrusBR) Ibiapaba Netto, concorda com Betancourt.
“Vejo com
muita dificuldade, principalmente para os caminhoneiros independentes,
que consigam fazer prevalecer esse tipo de tabelamento em praças onde
haja excesso de oferta de caminhão, da mesma forma que o preço mínimo
acabe virando lenda se houver necessidade de caminhão.
As experiências
do passando mostram que é muito difícil fazer esse tipo de intervenção”.
Edição: Davi Oliveira
Por
Ludmilla Souza - Repórter da Agência Brasil
ANTT divulga tabela de frete mínimo para caminhões
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou hoje
(30) a tabela com preços mínimos referentes ao quilômetro rodado na
realização de fretes por eixo carregado.
A fixação de uma tabela de
frete foi uma das exigências dos caminhoneiros na greve deflagrada na
semana passada.
A questão entrou no acordo firmado entre a categoria e o governo na última quinta-feira (24).
As tabelas têm caráter obrigatório para o mercado de fretes do país e
foram elaboradas em conformidade com as especificidades das cargas e
estão divididas em: carga geral, a granel, frigorificada, perigosa e
neogranel. A tabela será publicada em edição extra do Diário Oficial da União de amanhã (31).
Os valores da tabela valem até 20 de janeiro de 2019. As tabelas
seguintes deverão ser publicadas até os dias 20 de janeiro e 20 de julho
de cada ano e serão válidas para o semestre em que forem editadas.
Confira no link abaixo os valores da tabela.
Governo diz que desconto de 46 centavos no diesel acontecerá a partir de 1 de junho
O desconto será nas refinarias e, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, governo disse que espera que o combustível chegue mais barato na bomba dos postos, que devem fixar uma faixa com o preço anterior à crise para que o consumidor compare. O desconto foi feito com subvenção do Pis/Cofins e da Cide.
Alexandre de Moraes dá 15 dias para 96 empresas pagarem R$ 141 milhões em multas por bloqueio de rodovias Na última sexta, ministro do Supremo estabeleceu multa de R$ 100 mil por hora a entidades que interditaram vias. Caso não haja pagamento voluntário, poderá haver penhora de bens.
O ministro
Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta
quarta-feira (30) que 96 empresas transportadoras paguem em até 15 dias
multas que somam R$ 141,4 milhões pelo descumprimento da decisão dele,
da última sexta, que determinou a liberação das rodovias bloqueadas em
razão da greve dos caminhoneiros.
O pedido havia sido feito na terça pela Advocacia Geral da União, que
encaminhou ao ministro uma primeira lista com os nomes das empresas que
não cumpriram as determinações.
Na semana passada, Moraes impôs multa de R$ 100 mil por hora
às entidades que atuarem nas interdições de vias, além de multa de R$
10 mil por dia para motorista que estivesse obstuindo a pista.
Segundo a AGU, foram constatados flagrantes nas BRs 282, 116, 101, 230,
040, 050, 226 e 364 e os valores das multas variam entre R$ 400 mil e
R$ 9,2 milhões.
A pedido da advogada-geral da União, Grace Mendonça, Alexandre de
Moraes estabeleceu que, caso não haja pagamento voluntário, as empresas
poderão ter penhora de bens.
"Não efetuado tempestivamente o pagamento voluntário, será determinada a
penhora de bens dos executados, com prioridade para dinheiro depositado
em instituição financeira, a ser implementada pelo sistema BACEN JUD",
diz o ministro na decisão.
Para o ministro, ficou demonstrado um quadro de desrespeito à decisão do STF, o que justifica a imposição de multas.
"Este quadro fático de desrespeito à autoridade do Poder Judiciário vem
bem retratado nas notificações de multas e outras providências adotadas
pelas autoridades que integram a segurança pública, relacionadas nos
documentos que acompanham a petição em exame. Fica o registro, ainda,
que a gravidade da conduta adotada pelos infratores justifica a fixação
da multa nos exatos valores indicados pela autora e baseados nos
parâmetros definidos na tutela provisória de cautela", afirmou no
documento.
Alexandre de Moraes destacou que os bloqueios foram mantidos mesmo após
a decisão do Supremo, amplamente divulgada.
Para ele, as empresas
atentaram "gravemente contra a autoridade do Poder Judiciário" e
"causaram sensíveis transtornos à população.
"Com efeito, mesmo cientificados da medida de cautela outorgada nesta
ação constitucional que, inclusive, teve ampla repercussão nacional, as
pessoas jurídicas elencadas pela autora descumpriram a obrigação de não
fazer que lhes fora cominada, praticando atos que obstaram a circulação
normal de veículos nas estradas federais e estaduais.
Com tal postura,
além de atentarem gravemente contra a autoridade do Poder Judiciário,
causaram sensíveis transtornos à população, privada, inclusive, do
abastecimento de produtos essenciais à subsistência e à saúde",
complementou.
O ministro destacou que as multas servem para "dar concretude e
efetividade" às decisões. Ele destacou que "não é lícito" que as
empresas se recusem a cumprir as obrigações.
"Vale a pena enfatizar que a sanção pecuniária, nestes casos, surge
como importante instrumento de coerção colocado à disposição do
magistrado para dar concretude e efetividade à tutela jurisdicional,
seja provisória, seja definitiva. Em outras palavras, não é lícito à
parte simplesmente recusar-se ao cumprimento de obrigação de fazer ou de
não fazer, materializada em título executivo judicial.
Isto consagraria
desprestígio ao Poder Judiciário", concluiu Moraes.
Por Marcos Losekann e Mariana Oliveira, TV Globo, Brasília
Ministro do STF determina multa de R$ 141 milhões a transportadoras - Liminar previa multa caso os caminhoneiros não desbloqueassem vias
O ministro atendeu a um pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU).
Moraes também determinou a penhora dos bens das transportadoras se o pagamento das multas não foi feito no prazo determinado.
Na semana passada, em outra decisão
sobre a paralisação de caminhoneiros, Moraes autorizou o desbloqueio,
com uso de força policial, das rodovias do país, paralisadas pelo
movimento nacional de caminhoneiros desde o dia 21 de maio.
Na decisão de hoje, o ministro entendeu que as transportadoras
impediram a circulação de veículos nas estradas e causaram graves
transtornos à população.
A constatação de descumprimento da liminar foi
baseada em levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre os
bloqueios das vias.
"As pessoas jurídicas elencadas pela autora descumpriram a obrigação
de não fazer que lhes fora cominada, praticando atos que obstaram a
circulação normal de veículos nas estradas federais e estaduais. Com tal
postura, além de atentarem gravemente contra a autoridade do Poder
Judiciário, causaram sensíveis transtornos à população, privada,
inclusive, do abastecimento de produtos essenciais à subsistência e à
saúde", decidiu Moraes.
*texto ampliado às 18h58 para acréscimo de informações
por
André Richter - Repórter da Agência Brasil
Edição: Amanda Cieglinski
Resgate de cotas do fundo PIS/Pasep é liberado para todas as idades
O pagamento das cotas dos fundos dos programas de Integração Social
(PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem
injetar R$ 39,5 bilhões na economia brasileira.
Até o dia 29 de junho
deste ano, qualquer pessoa titular de conta do PIS/Pasep pode sacar os
recursos que tiver. O prazo ainda pode ser estendido pelo governo até 28
de setembro.
A estimativa foi divulgada hoje (30) pelo Ministério do Planejamento,
Desenvolvimento e Gestão, com a aprovação pelo Senado, na última
segunda-feira (28), do Projeto de Lei de Conversão 8/2018, decorrente da
Medida Provisória (MP) 813/2017, que permitiu os saques.
A lei entra em
vigor após a sanção presidencial.
Do total, R$ 4,9 bilhões já foram resgatados pelos cotistas e R$ 34,6
bilhões ficarão disponíveis para serem sacados no Banco do Brasil e na
Caixa Econômica Federal.
O público total beneficiado pela medida é de
28,7 milhões de pessoas e, dessas, cerca de 3,4 milhões já fizeram o
saque.
Desde a criação do PIS/Pasep, em 1971, o saque total só podia ser
feito quando o trabalhador completasse 70 anos, se aposentasse ou
tivesse doença grave ou invalidez.
No segundo semestre do ano passado, o
governo tinha enviado ao Congresso duas MPs reduzindo a idade para o
saque, sem alterar as demais hipóteses de acesso a esses recursos.
Com a
aprovação da medida mais recente, cotistas de todas as idades ou seus
herdeiros poderão sacar os recursos de contas inativas do PIS/Pasep.
Quem tem direito
Tem direito ao saque as pessoas que trabalharam com carteira assinada
antes da Constituição de 1988.
Quem contribuiu após 4 de outubro de
1988 não tem direito ao saque.
Isso ocorre porque a Constituição,
promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep
das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o
seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para saber se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites www.caixa.gov.br/cotaspis (a partir de 4 de junho) e www.bb.com.br/pasep.
Nos próximos dias, o Ministério do Planejamento detalhará os
cronogramas de saques.
Aqueles que tiverem conta corrente na Caixa
Econômica Federal ou no Banco do Brasil terão o depósito feito
automaticamente.
Os demais cotistas poderão fazer os saques diretamente
nas agências bancárias.
Por
Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil
Edição: Nádia Franco
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