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quarta-feira, 7 de maio de 2014

Felipão anuncia convocados da Seleção para a Copa do Mundo Zagueiro Henrique, do Napoli, é a surpresa da lista do treinador brasileiro para a competição. Robinho, Lucas Leiva, Miranda, Filipe Luís e Coutinho estão fora

O Brasil já tem seus 23 representantes para disputar a Copa do Mundo em casa em 2014. O técnico Luiz Felipe Scolari divulgou nesta quarta-feira a lista de convocados da Seleção. A grande surpresa foi o zagueiro Henrique, do Napoli, que ganhou a disputa com Miranda, Dedé, Marquinhos e Réver por uma vaga na defesa. 
- O Henrique é um jogador em que confio. Gosto do futebol dele. Ontem (terça-feira), toda a comissão técnica observou uma série de detalhes para a indicação do quarto zagueiro. Tivemos nossas discussões, por que isso ou aquilo, e decidimos pela convocação do Henrique - explicou Felipão, durante entrevista coletiva. 
CONVOCACAO_SELECAO-4 (Foto: Infoesporte)
Nove jogadores haviam sido confirmados anteriormente pelo treinador: Julio César, Thiago Silva, David Luiz, Ramires, Oscar, Willian, Paulinho, Neymar e Fred. 
Na próxima terça-feira, Felipão vai convocar mais sete jogadores, que ficarão de sobreaviso caso algum dos escolhidos inicialmente seja cortado. O anúncio será feito através do site oficial da CBF.
Antes de revelar os convocados, Felipão pediu o apoio da torcida aos nomes escolhidos.
- A partir da divulgação dos nomes, queria solicitar a nossos torcedores que os nossos 23 convocados sejam muito bem recebidos e tratados como sempre fomos tratados. E que todos juntos nós, a direção, a imprensa e os torcedores tenhamos um norte, para seguirmos em direção a conquistar o que desejamos, que é conquistar o campeonato aqui no Brasil. Independentemente de cores e do que cada um pensa, tenham certeza que eles farão o possível para conseguir os objetivos - disse o treinador. 
Luiz Felipe Scolari felipão convocação (Foto: André Durão)Scolari quer apoio dos torcedores em relação aos jogadores convocados (Foto: André Durão)

















Apesar de já ter a base da Seleção praticamente fechada, Felipão ainda fazia mistério em relação a algumas posições, como o terceiro goleiro, os laterais reservas, um zagueiro e um meio-campista. Enquanto Henrique ganhou a disputa na zaga, Victor superou Diego Cavalieri no gol, e Maicon e Maxwell foram escolhidos em detrimento de Rafinha e Filipe Luís. No meio, Hernanes, ameaçado, foi confirmado, em vez de nomes como Philippe Coutinho, Lucas Leiva, Lucas Moura e Robinho. Ao todo, 16 jogadores que foram campeões da Copa das Confederações foram mantidos por Felipão para o Mundial. Os ausentes são Diego Cavalieri, Réver, Filipe Luís, Jean, Jadson, Fernando e Lucas.

A estreia do Brasil na Copa está marcada para o dia 12 de junho, na Arena Corinthians, contra a Croácia. Depois, a Seleção pega o México no dia 17, no Castelão, em Fortaleza. Por fim, enfrenta Camarões no dia 23, no Mané Garrincha, em Brasília. 
A seleção brasileira vai iniciar a preparação para a Copa do Mundo no dia 26 de maio, na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. O local foi completamente reformado a pedido da comissão técnica para receber o grupo antes da competição. 
Quartos individualizados, salas de recuperação, departamento médico, salão de jogos... Tudo pronto para receber os atletas da melhor maneira possível. Para reformar o local, a CBF investiu cerca de R$ 15 milhões. 
Antes da Copa do Mundo, o Brasil vai realizar dois testes. O primeiro será contra o Panamá, no dia 3 de junho, no Serra Dourada, em Goiânia. Três dias depois, o encontro será diante da Sérvia, no Morumbi, em São Paulo.
Confira a lista completa de convocados:
Goleiros:
Jefferson (Botafogo)
Julio César (Toronto F.C)
Victor (Atlético-MG)
Zagueiros:
Dante (Bayern de Munique)
David Luiz (Chelsea)
Henrique (Napoli)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain)
Laterais:
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Roma)
Marcelo (Real Madrid)
Maxwell (PSG)
Meio-campistas:
Fernandinho (Manchester City)
Hernanes (Inter de Milão)
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Oscar (Chelsea)
Paulinho (Tottenham)
Ramires (Chelsea)
Willian (Chelsea)
Atacantes:
Bernard (Shakhtar)
Fred (Fluminense)
Hulk (Zenit)
Jô (Atlético-MG)
Neymar (Barcelona)

Por 

Rio de Janeiro BR
*Participam da cobertura: Márcio Iannacca, Leandro Canônico, Alexandre Lozetti, Martin Fernandez, Richard Souza e Thiago Correia

Riqueza das cidades da região cresce 11,4% em um ano e atinge R$ 22 bilhões



A riqueza das cidades da região cresceu R$ 11,44% em um ano chegando a R$ 22,448 bilhões. O número é referente a 2011. No ano anterior, os dez municípios tinham uma riqueza estimada em R$ 20,143 bilhões. O Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios foi divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em uma comparação de cinco anos o PIB municipal aumentou 32,44%. Em 2006, a riqueza das dez cidades do Alto Tietê era de cerca de R$ 16,95 bilhões.
Em Suzano, o crescimento do PIB foi de 0,49% em um ano. Em 2010, a cidade tinha uma riqueza de R$ 5,760 bilhões. No ano seguinte, o número passou para R$ 5,788 bilhões (veja quadro completo nesta página). Se comparado cinco anos (2006-2011), a riqueza de Suzano aumentou R$ 949,434 milhões.

O maior PIB da região é de Mogi das Cruzes. A cidade tem uma riqueza superior a R$ 9,646 bilhões. 
Suzano tem o segundo maior valor, seguido de Itaquaquecetuba (com R$ 3,717 bilhões) e Poá (com R$ 3,243 bilhões). 
O PIB de Ferraz chega a R$ 1,805 bilhões.
DESTAQUES O maior PIB de Suzano é do setor de serviços. A cidade tem um valor de R$ 2,703 bilhões. A área industrial tem um PIB de R$ 2,289 bilhões. Já a agropecuária apresentou uma riqueza de R$ 16,993 milhões.
A indústria foi a única área que apresentou queda em comparação com 2010. Na ocasião, o setor tinha uma riqueza de R$ 2,603 bilhões. Já o setor de serviços tinha um PIB de R$ 2,392 bilhões e a agropecuária R$ 9,089 milhões.


RANKING O IBGE faz o ranking das 100 cidades melhores colocadas no PIB geral e em outros setorizados, como da indústria, agropecuária, serviços, entre outros.
A cidade suzanense teve destaque no ranking industrial. O município tem o 81º melhor PIB do setor entre todas as cidades do País.
Já o município mogiano teve destaque em diversos rankings.
No PIB geral acumulado ocupando a 61ª posição do ranking nacional. Além disso, a cidade também está no ranking da indústria com duas posições à frente de Suzano, ou seja, na 79ª colocação.

Unilivre realiza palestras nos distritos para reforçar a importância da reciclagem

Unilivre realiza palestras nos distritos para reforçar a importância da reciclagem

Programa Recicla Mogi está em andamento na cidade e palestras têm como objetivo orientar a população sobre ações na área


A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizará, a partir desta semana, um ciclo de palestras nos quatro distritos da cidade que possuem os novos ecopontos – Sabaúna, Biritiba Ussu, Taiaçupeba e Quatinga. 

As palestras serão realizadas pela Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e têm como objetivo orientar e estimular a população a participar ativamente das ações de reciclagem, contando, para isso, com a presença dos ecopontos perto de casa. A primeira palestra será realizada na Escola Estadual Aristóteles de Andrade, em Sabaúna, nesta quinta-feira (08/05). O evento ocorrerá em dois horários, às 9h e às 13h.

“O Recicla Mogi está em pleno andamento, atendendo 40 bairros, e além disso contamos com quatro novos ecopontos nos distritos, que funcionam nas sedes das administrações regionais. Neste sentido, a Unilivre programou uma série de palestras nestes locais para orientar a população sobre a reciclagem e estimular os moradores a utilizarem os ecopontos como parte de seu cotidiano.

 Nos ecopontos do Jardim Armênia e do Parque Olímpico já existe uma procura consolidada por parte das pessoas e nós queremos levar isso também aos distritos”, destacou o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Romildo Campello.

Além de Sabaúna, serão realizadas palestras em Taiaçupeba nos dias 12 e 13 de maio, ambas no Ceic Santa Clara II, a partir das 7h30; e ainda no dia 22 de maio, na Escola Municipal Cecília Viana, em dois horários, às 9h e 13h. Em Biritiba Ussu a palestra acontecerá no dia 15 de maio, também em dois horários, às 10h30 e 13h, na Escola Municipal Primo Vilar. Finalmente, em Quatinga a palestra está marcada para o dia 29 de maio, na Escola Estadual Américo Sugai, às 8h30 e às 13h.

Nas palestras, segundo Campello, os moradores serão orientados sobre a importância da reciclagem e informados sobre a existência dos novos ecopontos – que funcionam nas sedes das administrações regionais.

Os ecopontos fazem parte da estrutura de coleta seletiva existente na cidade – formada ainda pelo Cata-Tranqueira, realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, e pelo Programa Recicla Mogi. As três ações estimulam a população mogiana a dar destinação correta ao lixo, a partir da separação dos materiais.

O secretário do Verde explica ainda que as palestras serão realizadas pela Unilivre, como parte de seu trabalho. Inaugurada em setembro do ano passado, a Unilivre é um espaço de difusão de educação socioambiental para toda a comunidade. Suas bases são a construção do conhecimento, o estímulo à criatividade, a visão crítica de processos e a incorporação de novos hábitos e atitudes que privilegiem a sustentabilidade.

Além das atividades no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, uma unidade de conservação integral da Mata Atlântica, também estão previstos cursos em outros núcleos, como a Ilha Marabá e os parques Centenário e Leon Feffer. Os cidadãos interessados em conhecer a programação de cursos podem entrar em contato com a Unilivre pelos telefones 4790-3529 e 4790-5354. (MAS)


Endereços das Administrações Regionais (onde funcionam os ecopontos): 

Administração Regional de Biritiba Ussu
Rua Thiago Silvestre Furtado, 153 - Biritiba Ussú

Administração Regional de Quatinga
Rua Antônio Rosendo de Lima, 353 - Quatinga

Administração Regional de Sabaúna
Rua Antônio Castilho Gualda, 43 - Sabaúna

Administração Regional de Taiaçupeba
Rua Seis de Junho, 191 - Taiaçupeba

Mogi das Cruzes - Bertaiolli dará palestra sobre planejamento estratégico em Brasília nesta quarta-feira

O prefeito Marco Bertaiolli será um dos palestrantes do 4º Congresso Nacional de Gestão Pública (Conagesp), que acontece em Brasília. Convidado a falar sobre o tema Planejamento Estratégico, Bertaiolli fará uma apresentação nesta quarta-feira (07/05), ao meio-dia, sobre experiências práticas adotadas com sucesso em Mogi das Cruzes. Abordará os desafios enfrentados pela Administração Pública no atendimento da área educacional, conciliando a demanda da população e a criação efetiva de mais vagas no sistema municipal de creches, além da implantação do sistema de ensino integral - ambos em resultados expressivos. Tudo com vistas no planejamento estratégico.

"Vamos levar nossa experiência para Brasília, mostrando desde a identificação das necessidades apontadas pelos mogianos, que ocorreu no Plano de Governo de 2008, até o cumprimento destes anseios da população. Para que isso ocorresse, foi necessária a adoção de uma série de instrumentos de gestão pública, que configuram um planejamento estratégico elaborado. O desafio é obter os melhores resultados possíveis em um cenário que apresenta escassez de recursos e, ao mesmo tempo, a exigência de prestação de serviços de qualidade", comenta Bertaiolli.

No Plano de Governo de 2008, a população apontou duas necessidades - a criação de novas vagas em creches municipais e a adoção de um sistema de educação continuada. Para atender a estes desafios, foi preciso adotar um conjunto de medidas para a construção de novos prédios - com atendimento de qualidade às crianças - e também a adoção de modelo educacional que aumentasse o tempo de permanência dos alunos nas escolas.

Diante das limitações orçamentárias e da exigência natural por serviços de excelência, a Administração Municipal adotou uma série de medidas que resultaram em um programa educacional que conseguiu destaque nacional em várias frentes. Um dos desafios consistiu em elaborar um modelo unificado de creches, com edifícios arquitetonicamente padronizados e ao mesmo tempo eficientes. Com isso, os custos de construção e manutenção tiveram redução, garantindo, por outro lado, unidades padronizadas em toda a cidade.

Entre 2009 e 2012, foram construídas 40 creches, com a abertura de 4,4 mil vagas. Para o período de 2013 a 2016, estão previstas mais 25 unidades, com 2.960 vagas. A Administração Municipal chegará a 2016 com um total de 65 creches e 7.360 alunos atendidos. Para Bertaiolli, os números são uma demonstração clara de que o planejamento foi bem executado:

"As creches possuem um alcance social muito grande. Além de as crianças estarem bem cuidadas, alimentadas e assistidas por profissionais gabaritados, as mães passam a ter mais tranquilidade para trabalhar e auxiliar no sustento da casa. É uma conquista para toda a família. E o modelo que implantamos em Mogi permitiu que a construção e implantação das creches ocorresse de forma dinâmica, graças a uma série de elementos administrativos que agilizaram o processo", detalha o prefeito.

As creches possuem um modelo padrão, com um prédio de 530 metros quadrados e capacidade para 110 alunos. Internamente, todas possuem a mesma configuração, com salas para alunos, professores, refeitório, biblioteca, sanitário e espaço comum. São feitos pequenos ajustes nas plantas, conforme as características dos terrenos, mas a essência é sempre mantida: "Em Mogi, as creches dos bairros são idênticas às da região central", observa Bertaiolli, lembrando que o modelo foi adotado pelo Governo de São Paulo no programa estadual de expansão de creches.

Ensino Integral

Outra ação adotada com sucesso pela Administração Municipal a partir de um planejamento estratégico foi a implantação do ensino integral nas escolas da cidade. O modelo prevê que os alunos permaneçam o dia inteiro nas unidades, recebendo, além das aulas convencionais, atividades culturais, esportivas e cinco refeições diárias. A estrutura para este projeto também teve que ser desenvolvida, dando origem aos Centros Municipais de Programas Educacionais (Cempres). Hoje, mais de 16 mil alunos mogianos são atendidos em período integral. A previsão é de que este número chegue a 20 mil estudantes até 2016.

Os Cempres são escolas de grande porte, localizadas em regiões de grande demanda e equipadas com quadras poliesportivas, refeitórios, biblioteca, auditório e projeto arquitetônico diferenciado. "Assim como aconteceu com as creches, os Cempres também são resultado de um planejamento estratégico próprio, que uniu várias secretarias e resultou em um modelo educacional que conquistou os mogianos", comenta o prefeito. (MAS)

Mogi das Cruzes - Alunos de escolas municipais acompanharão treino da seleção da Bélgica

Alunos de escolas municipais acompanharão treino da seleção da Bélgica

Bertaiolli encontrou-se com o cônsul belga Didier Vanderhasselt e com o técnico da seleção, Marc Wilmots, nesta terça-feira. Atividades com alunos acontecerá no dia 13 de junho



Mogi das Cruzes terá um treino da seleção belga, no dia 13 de junho, aberto a 300 crianças da rede municipal de ensino durante a estadia da equipe na cidade para a disputa da Copa do Mundo. A decisão foi tomada em um encontro entre o prefeito Marco Bertaiolli, o cônsul da Bélgica, Didier Vanderhasselt, o técnico da equipe europeia, Marc Wilmots, e representantes do corpo técnico da seleção, realizado no resort onde a delegação ficará hospedada na cidade.

“O treinamento com a presença das crianças era uma das atividades que discutimos com os representantes do consulado e que foi aceita. Isso mostra a ótima relação que está sendo criada entre Mogi das Cruzes e a Bélgica, que pretendemos que se estenda após a realização do Mundial”, destacou Bertaiolli.

O prefeito também entregou ao cônsul um modelo do livro de atividades sobre a Bélgica, que será entregue a 40 mil alunos da rede municipal de ensino. A publicação trará informações sobre a cultura, os costumes e as características do país e também atividades para os estudantes.

“Todas as crianças das escolas municipais receberão o livro apresentando a Bélgica. É uma forma de que elas conheçam um pouco mais sobre o país que escolheu Mogi das Cruzes para ser sua sede durante a Copa do Mundo e também estreitar ainda mais os laços entre a cidade e os belgas”, disse.

Os representantes da seleção belga estiveram em Mogi das Cruzes nesta terça-feira para uma última visita ao resort em que ficarão hospedados. Além de Bertaiolli, participaram do encontro os secretários municipais de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, de Segurança, Eli Nepomuceno, e o adjunto de Esporte e Lazer, Fred Abib, além do diretor geral do Semae, Marcus Melo. “Estamos colocando a estrutura da Prefeitura à disposição da seleção da Bélgica para o que a delegação necessitar durante sua estadia na cidade”, afirmou Bertaiolli.

Além da ação com alunos das escolas municipais, Mogi das Cruzes também está desenvolvendo uma série de ações para bem receber os visitantes que estarão na cidade durante o período da Copa do Mundo. Entre os trabalhos estão o oferecimento de 1.175 vagas em cursos voltados ao turismo, hospitalidade e línguas, desenvolvidos pelo programa Crescer, da Secretaria Municipal de Educação.

Além disso, estão sendo organizados, para o período da Copa do Mundo, eventos na cidade, como o Festival de Inverno e o Festival Gastronômico, que serão atrações para os turistas. (LM)

Código Florestal - junjiabe - Campanha de esclarecimento Atendendo apelo levado por Junji, assessora especial da ministra do Meio Ambiente confirma ampla divulgação nacional das definições sobre cadastro rural e programa de regularização



Junji: "Precisamos levar o beabá do cadastramento a cada produtor deste País”
 
Sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o governo federal realizará campanha nacional de esclarecimento sobre as definições acerca do Código Florestal (Lei 12.651/2012), que envolvem a inscrição no CAR – Cadastro Ambiental Rural e adesão ao PRA – Programa de Regularização Ambiental. A informação foi transmitida, no início da noite desta terça-feira (06/05/2014), ao deputado federal Junji Abe (PSD-SP), que cobra a providência desde março do ano passado.

Ao verificar a publicação do decreto presidencial (8235/2014) e da Instrução Normativa 2/2014, que tratam do cadastramento geral e dos programas de regularização fundiária, Junji procurou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para saber da estratégia do governo visando a adequada divulgação. “Ela não pode me atender. Mas, sua assessora especial Marília Marreco Cerqueira, confirmou que será feita a ampla campanha de esclarecimento, comforme havia reivindicado”, contou Junji.

Segundo o deputado, o objetivo da campanha é evitar a desinformação no campo e os consequentes prejuízos aos pequenos produtores rurais, assim como a toda cadeia do agronegócio. “Os principais procedimentos serão informatizados, exigindo que os produtores tenham um mínimo de familiaridade com o meio eletrônico. Como esperar isto da grande maioria de agricultores familiares que, assim como míni e pequenos, mal têm telefones e muito menos acesso à internet?”, questionou Junji, durante audiência com a ministra, no ano passado (12/03/2013).

Reconhecendo como justas as considerações de Junji, a ministra classificou a ideia como “muito boa” e garantiu que colocaria a campanha de esclarecimento em prática, tão logo os procedimentos fossem definidos. “Daí, nossa cobrança. Afinal, as normas já foram publicadas. Precisamos levar o beabá do cadastramento a cada produtor deste País”, observou o deputado, que também preside a Pró-Horti – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros.

Segundo Junji, o ponto de partida no processo de divulgação de orientações é o CAR, onde o dono ou possuidor do imóvel cadastrará sua propriedade e fornecerá todas as informações sobre ela. Terá de informar, entre outros dados, localização, tamanho e atributos ambientais, como APPs – Áreas de Preservação Permanente, de reserva legal e de uso restrito.

Com a publicação dos documentos, o CAR já pode ser preenchido e enviado para o Sicar – Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural, que está implantado em todo o País. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pará e Mato Grosso do Sul têm sistemas próprios e migrarão os dados para o Sicar posteriormente.

A preocupação de Junji e de outros ruralistas é esclarecer aos produtores, principalmente aos míni e pequenos, o significado de determinados espaços que eles terão de indicar no preenchimento do cadastro. Por exemplo, observou ele, é necessário mostrar que são UR – Uso Restrito as áreas de inclinação entre 25 e 45 graus.

Além disso, pontuou o parlamentar, o cadastramento varia bastante de acordo com as características do imóvel rural. É possível dividi-las em três grandes grupos: propriedades que não têm passivo ambiental, aquelas com passivo ambiental e outras que detêm passivo ambiental e multas. “O governo tem a responsabilidade de levar informações detalhadas ao produtor. Caso contrário, transformará a conhecida exclusão digital em fonte geradora de multas e outras punições aos profissionais do campo”, alertou.

Leia mais sobre o assunto 
Mais informações:

Mel Tominaga
Jornalista – MTB 21.286
Tels: (11) 99266-7924 e (11) 4721-2001
E-mail: mel.tominaga@junjiabe.com

Governo começa cadastro de imóveis rurais Junji e membros da Frente Parlamentar da Agropecuária lançarão uma cartilha para orientar produtores rurais sobre como cumprir as exigências do decreto

Junji, em reunião da FPA: “Vamos monitorar bem o processo"


A FPA – Frente Parlamentar da Agropecuária lançará uma cartilha para orientar os produtores rurais sobre como se inscrever no CAR – Cadastro Ambiental Rural e cumprir as demais exigências da legislação. A decisão foi tomada em reunião, nesta terça-feira (06/05/2014), como informou o deputado federal Junji Abe (PSD-SP). “Com a publicação do decreto presidencial (8235/2014), cessam as exigências para averbação de reservas legais em cartório, a aplicação de multas, enfim, todas as práticas indevidas que vinham sacrificando os agricultores. Começam a vigorar novas normas”, sintetizou ele que é o vice-presidente do colegiado para a Região Sudeste. Assim como os demais ruralistas, ele vinha cobrando urgência do governo no procedimento para estancar condutas impróprias de autoridades em diferentes pontos do Brasil.

O PRA – Programa de Regularização Ambiental foi regulamentado na segunda-feira (05), em edição extra do Diário Oficial da União. O documento estabelece o CAR e disciplina as normas para os programas de regularização fundiária. Trata-se da regularização das APPs – Áreas de Proteção Permanente, de RL – Reserva Legal e de UR – Uso Restrito, por meio de recuperação, recomposição, regeneração ou compensação.

Os proprietários ou possuidores de imóveis rurais deverão realizar o PRA depois de preencherem o CAR. O decreto complementa as regras necessárias à implantação do Cadastro Ambiental Rural, deflagrando o processo de recuperação ambiental previsto no atual Código Florestal (Lei 12.651/2012). A legislação estabeleceu a obrigatoriedade de que todas as 5,6 milhões de propriedades e posses rurais do País façam parte do Sicar – Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural.

“Considerando a pouca familiaridade da maioria dos produtores com a informática, já que em muitos locais não há nem energia elétrica, faremos um esforço concentrado para difundir informações sobre os procedimentos e orientar os agricultores, contando com a colaboração das entidades representativas do setor nas diversas localidades do País”, observou Junji, que também preside a Pró-Horti – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de HortifrutiFlorigranjeiros.

Com a publicação, nesta terça-feira (6), da Instrução Normativa 2/2014 do Ministério do Meio Ambiente, começou a valer o prazo de um ano, prorrogável por mais um, para a inscrição eletrônica das propriedades rurais no CAR.

O aplicativo para o preenchimento do cadastro já estava disponível desde o início do ano. Agora, o governo completa as regras para seu envio, que será semelhante ao processo usado na declaração de imposto de renda, em que as informações prestadas são de responsabilidade do declarante.

O cadastro pode ser feito pela internet, por meio do Sicar, aplicativo que dá acesso a imagens de satélite e permite a localização da propriedade e das áreas protegidas, além de ferramentas para elaboração de plantas georreferenciadas. Também pode ser feito em formulário impresso, disponibilizado nas prefeituras, sindicatos rurais e de trabalhadores rurais e em outras entidades.

Depois de efetivada a inscrição, os proprietários ou possuidores que registrarem passivo ambiental relativo à APPs, RL e UR, poderão proceder a regularização ambiental. Para isto, terão de aderir aos Programas de Regularização Ambiental dos estados e do Distrito Federal. É nesta fase que o produtor receberá orientação técnica sobre as espécies a serem utilizadas no reflorestamento e a melhor tecnologia para recuperação da área degradada. Junji frisou sua preocupação com a inexistência de mudas nativas para o cumprimento das ordens de recomposição florestal.

Admitindo como procedente o alerta de Junji, o governo flexibilizou determinadas regras constantes do novo Código Florestal. Por exemplo, citou ele, admitiu a utilização de espécies arbóreas de produção comercial, no lugar de recomposição baseada, exclusivamente, no uso de plantas nativas. “Vamos monitorar bem o processo, porque sabemos que há localidades onde inexiste preparo para o procedimento e os produtores rurais não poderão ser penalizados por isto”, alertou Junji.

Espaço contínuo
A instrução normativa prevê que o proprietário de mais de um imóvel rural em área contínua deverá efetuar uma única inscrição para ambas as propriedades, computando para a totalidade da área os percentuais da Reserva Legal e de APPs exigidos pelo código. Para imóvel rural com área em mais de um município, a inscrição no CAR será feita naquele onde está o maior percentual das terras.

Proprietários de áreas desmatadas antes de 22 de julho de 2008 poderão regularizar suas terras se comprovarem que mantiveram percentuais de Reserva Legal conforme legislação em vigor à época, mesmo que menores que os exigidos hoje. Tal comprovação poderá ocorrer pela descrição de fatos históricos de ocupação da região, registros de comercialização, dados agropecuários da atividade, entre outros.

Propriedades com até quatro módulos fiscais podem ser cadastradas com o percentual de reserva legal existente em 2008, qualquer que seja ele. Para estas pequenas propriedades, é permitido computar como reserva legal área plantada com frutíferas, ornamentais ou industriais, intercaladas com espécies nativas.

Instruções de regularização
Para produtores rurais donos de áreas com passivo ambiental, a inscrição no CAR é precondição para acesso ao PRA – Programa de Regularização Ambiental, regulamentado pelo Decreto 8.235/2014.
O PRA foi negociado durante a tramitação do Código Florestal e visa permitir a regularização por meio de recuperação da área desmatada ilegalmente ou, no caso de reserva legal, pela compensação por outra área mantida com vegetação nativa.

Os programas serão implantados pelos estados. Ao aderir ao PRA, o proprietário rural assinará termo de compromisso para sanear o passivo ambiental, que deve prever prazos e sanções em caso de descumprimento.

“Com o cadastramento e a adesão ao PRA, ficam suspensas todas as autuações por desmatamentos ilegais feitos antes de julho de 2008”, frisou o deputado Junji Abe. Uma vez cumpridos os compromissos assumidos, as multas serão convertidas em serviços de preservação ambiental e o produtor terá sua situação regularizada, estando apto a acessar crédito rural oficial e outras políticas de incentivo ao campo.

A possibilidade de regularização pelo PRA, no entanto, não vale para áreas desmatadas ilegalmente depois de julho de 2008. Tais ocorrências estão sujeitas às penalidades determinadas no Decreto 6.514/2008, que regulamentou a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998).

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Mais informações:

Mel Tominaga
Jornalista – MTB 21.286
Tels: (11) 99266-7924 e (11) 4721-2001
E-mail: mel.tominaga@junjiabe.com

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mogi das Cruzes - Dois projetos da Prefeitura de Mogi estão entre os finalistas do Prêmio Mário Covas

Dois projetos da Prefeitura de Mogi estão entre os finalistas do Prêmio Mário Covas

"Construção de uma Política Pública de Juventude na cidade de Mogi das Cruzes" foi desenvolvido por

 meio de uma parceria entre o poder público e o Movimento Juventude Mogiana

Mogi das Cruzes está concorrendo ao 10º Prêmio Mário Covas na categoria “Inovação em Gestão Municipal” com dois trabalhos diferentes apresentados pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Educação. “SIS - Sistema Integrado de Saúde: As Inovações e Melhorias na Saúde do Município de Mogi das Cruzes” e “Construção de uma Política de Juventude na cidade de Mogi das Cruzes” estão entre os finalistas da premiação.

No ano passado, Mogi das Cruzes recebeu menção honrosa com o projeto “Mogi: Município que Educa, Município que Aprende” e, em 2012, alcançou a premiação com a implantação do Projeto Ouvidoria Jovem, realizado por meio de parceria entre a Ouvidoria Geral do Município e a Escola Estadual Professor Ilson Gomes.

“O Prêmio Mário Covas reconhece iniciativas pioneiras com o intuito de promover práticas inovadoras que possam colaborar para a melhoria dos serviços público, em seus diversos segmentos. A indicação de dois projetos executados em Mogi das Cruzes, entre dezenas de trabalhos apresentados, é motivo de orgulho. Além disso, demonstra a qualidade dos serviços que vem sendo prestados em áreas prioritárias como saúde e educação”, afirma.

A categoria Inovação em Gestão Municipal reúne iniciativas desenvolvidas por servidores públicos municipais do Estado de São Paulo, inclusive por meio de parcerias com o Governo Estadual. O trabalho apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde detalha a implantação do SIS, em 2010.

O SIS começou com o trabalho de informatização e evoluiu para a disponibilização de recursos importantes como prontuário eletrônico, controle de estoques de medicamentos e insumos, disponibilidade de vagas e confirmação de consultas e exames por mensagens de celular ou fonadas, além de um mapeamento clínico dos pacientes por região e combate à violência contra criança, mulher e idoso.

“O SIS oferece vantagens para os profissionais, usuários e gestores de saúde porque reúne informações que vão desde o cadastro elaborado pelos agentes comunitários na casa do paciente até o resultado de um exame mais complexo, como ressonância magnética”, exemplifica o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, que fará a apresentação oral do projeto nesta quarta-feira (07/5), em São Paulo.

Outro finalista da cidade é o projeto "Construção de uma Política Pública de Juventude na cidade de Mogi das Cruzes", desenvolvido em 2013 por meio de uma parceria entre o poder público e o Movimento Juventude Mogiana, que gerou uma reflexão coletiva em torno das potencialidades e das prioridades desse segmento. Atualmente, representantes deste grupo de jovens estão se organizando para a criação do Conselho Municipal de Juventude.

O projeto realizou 91 "ciclos de diálogos", envolvendo 4.071 jovens, a partir da aplicação da metodologia de indagação apreciativa, em que os jovens foram indagados, a partir de uma visão positiva, sobre as potencialidades individuais e coletivas de seus bairros. Durante o processo, também foram realizadas cinco audiências públicas, com a presença de autoridades, quando foram apresentados os pontos levantados pelos jovens como necessidades e potencialidades, além de apresentações artístico-culturais de cada região.

"Foi um trabalho em conjunto, uma experiência riquíssima para todos, em que a juventude mogiana foi convidada a refletir sobre sua condição cidadã e criar um plano de participação, no qual jovens lideranças usariam sua prática para possibilitar uma aproximação entre as "tribos de jovens", com suas expectativas e compromissos, e o poder público, na sua condição de legislador e executor de políticas públicas", disse Rose Roggero, que orientou o projeto desde o início ao lado de Lee Oswald Siqueira.

Os ciclos de diálogo e as audiências aconteceram nos distritos da cidade (Braz Cubas, Biritiba Ussú, César de Souza, Divisa, Jundiapeba, Quatinga, Taiaçupeba, Sabaúna e Sede), atingindo a meta inicial do projeto, que era de sensibilizar, articular e mobilizar quatro mil jovens com idade entre 15 e 29 anos para refletir e dialogar sobre a construção da política pública de juventude no município.

domingo, 4 de maio de 2014

Ouvidoria de Mogi recebe mais de 6 mil queixas

De janeiro até abril, a Ouvidoria Municipal de Mogi das Cruzes recebeu 6.192 reclamações, sugestões e elogios. Foram mais que 51 demandas atendidas pelo órgão por dia. No mesmo período do ano passado, este número era de 7.593 mil queixas. Em 12 meses, houve uma queda de 18% dos pedidos encaminhados pela população. A principal reclamação feita para o órgão é a limpeza de terrenos. 
Segundo levantamento divulgado pela Ouvidoria, em apenas em 120 dias, o órgão recebeu 1.048 queixas sobre áreas abandonados. Estas demandas representam 17% de todas as reclamações atendidas até o momento.
No caso dos pedidos para a limpeza de terrenos, existem duas situações. Quando o terreno é municipal, a responsabilidade de manutenção é da prefeitura. Se a área for particular, o proprietário é notificado para fazer a limpeza no prazo de 30 dias. Caso o serviço não seja realizado, a pessoa paga uma multa no valor de quatro Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que equivale a R$ 516,88. No caso de reincidência, a autuação sobe para 40 UFMs (R$ 5.168 mil). Se a dívida não for paga no ano vigente da aplicação, ela se torna dívida ativa e passa a ser cobrada pela Justiça.
A segunda queixa que mais chega à Ouvidoria é referente a marcação de consultas médicas, principalmente em atendimento de especialidade. Em quatro meses, foram 256 reclamações, que representam 4% do total das demandas. Na terceira posição do ranking aparece o pedido para limpeza de guias e sarjetas. Foram 205 solicitações de janeiro até abril. Em quarto lugar está o pedido para o serviço de tapa-buraco. Ao todo, o órgão atendeu a 168 queixas.

DatO lugar que mais concentra reclamações é a região central da cidade. De acordo com a Ouvidoria, o fenômeno é justificado pelo grande número de pessoas que trabalham e passam pela área. Em seguida, vem o distrito de Jundiapeba, o Mogi Moderno, o Alto do Ipiranga e a Vila Oliveira. Os tipos de demandas que chegam ao órgão costumam variar de acordo com a época do ano. Em janeiro, por exemplo, cresce o número de queixas sobre limpeza de terrenos e tapa-buraco, justamente por causa do período de chuva.
As pessoas que tiverem alguma solicitação ou queixa sobre serviços podem ligar para o 156. Agora, os munícipes que tiverem reclamações sobre funcionários públicos ou serviço da saúde da cidade devem ligar para 162.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Estudante de SP cria versão em quadrinhos de episódios históricos

Letícia Rossi, de 19 anos, quer deixar a aula de história mais divertida.

Jovem estuda na USP, mas pretende se mudar para os Estados Unidos.

Leticia Rossi faz os quadrinhos para deixar a aula de história mais divertida (Foto: Arquivo pessoal)
Leticia Rossi faz os quadrinhos para deixar a aula de história mais divertida (Foto: Arquivo pessoal)
Vanessa FajardoDo G1, em São Paulo
Uma estudante de São Paulo transforma acontecimentos históricos em quadrinhos. Letícia Rossi dos Santos, de 19 anos, já criou 21 desenhos de diferentes períodos da história mundial, que vão desde episódios da Idade Média até a Moderna. O próximo desenho será sobre or processos de unificação da Itália e da Alemanha. "Sempre desenhei livremente, como hobby, só em 2012 fiz um curso básico de desenho por um mês. Com os quadrinhos, o objetivo era ajudar os alunos de alguma forma, porque as pessoas acham história uma disciplina chata. A ideia era fazer um resumo mais divertido", diz.

A jovem criou um blog batizado de "História em Quadrinhos" e uma página no Facebook para divulgar o trabalho e se surpreendeu ao receber o pedido de professores para usar os desenhos em suas aulas. "Comecei pensando nos alunos, acho que eles poderiam se interessar mais pelas aulas, mas acabou ajudando até os professores, algo que eu nem esperava."
Letícia concluiu o ensino médio no Colégio Etapa, em São Paulo, em 2012, e começou a  estudar ciências da computação na Universidade de São Paulo (USP) neste ano. Agora, planeja se mudar para os Estados Unidos, onde tem a possibilidade de mesclar os estudos de artes e computação gráfica. A brasileira foi admitida na Amhersy School e está na lista de espera das universidades de Columbia e Chicago.
Letícia criou história em quadrinhos sobre as grandes navegações (Foto: Arquivo pessoal)Letícia criou história em quadrinhos sobre as grandes navegações (Foto: Arquivo pessoal)
Quadrinhos da Era Napoleônica feita por Letícia (Foto: historiaemquadrinhosblog.blogspot.com.br)Quadrinhos da Era Napoleônica feita por Letícia (Foto: historiaemquadrinhosblog.blogspot.com.br)
Letícia reproduz a Revolução Industrial em história em quadrinhos  (Foto: historiaemquadrinhosblog.blogspot.com.br)Letícia reproduz a Revolução Industrial em história em quadrinhos (Foto: historiaemquadrinhosblog.blogspot.com.br)

Vinte anos após morte do piloto, marca Senna movimenta R$ 1 bilhão

Da BBC

Valor inclui produtos e campanhas ligadas ao piloto.
Para analistas, trajetória de 'herói mitológico' e ONG garantem sucesso.


Ayrton Senna (Foto: AP)
Marca de Ayrton Senna continua sendo uma das mais valiosas e rentáveis do esporte brasileiro (Foto: AP)
Duas décadas depois do acidente que matou Ayrton Senna na pista de Ímola, em 1º de maio de 1994, a marca do piloto continua a ser uma das mais valiosas e rentáveis do esporte brasileiro.
Hoje é possível comprar desde aparelhos de DVD a capas de smartphone, macarrão instantâneo, achocolatado e artigos de papelaria com a grife do piloto ou do personagem de história em quadrinhos criado em sua homenagem - o Senninha.
Marco Crespo, diretor de negócios do Instituto Ayrton Senna (IAS), estima que o montante movimentado com a venda desses produtos e campanhas ligadas ao nome de Senna seja de R$ 600 milhões a R$ 1 bilhão.
Ovo de páscoa do Senninha (Foto: Divulgação IAS)Ovo de páscoa do Senninha (Foto: Divulgação IAS)
"Essa é a estimativa do valor total dos produtos que chegam ao consumidor final", explicou Crespo à BBC Brasil. "O que obtemos com royalties é uma parcela pequena disso - em geral de 5% a 15% do preço no varejo. Ou menos, no caso dos produtos do Senninha."
Em 2012 e 2013, o IAS recebeu mais de R$ 20 milhões com contratos de licenciamento, segundo Crespo.
Segundo um levantamento feito no ano passado por Erich Beting, sócio-diretor da agência de notícias Máquina do Esporte, especializada em marketing esportivo, tal patamar coloca a marca Senna no segundo lugar entre as mais lucrativas do esporte brasileiro, à frente de Neymar (R$ 20 milhões ao ano) e Ronaldo (entre R$ 15 e R$ 18 milhões), e atrás apenas de Pelé - cujos rendimentos teriam chegado a R$ 70 milhões em função dos contratos ligados a Copa.
Além disso, embora nenhum número tenha sido divulgado para 2014, Crespo diz que a arrecadação do IAS deve crescer com os lançamentos ligados ao aniversário da morte de Senna e eventos que aumentam a exposição de seu nome.
"Já percebemos uma alta de 50% na busca por parcerias e contratos de licenciamento", diz o diretor de negócios do instituto.
Em março, por exemplo, a Montegrappa anunciou a criação de uma série comemorativa de canetas de luxo em homenagem a Senna. A fabricante de motos Ducati também está colocando a venda no mercado brasileiro um modelo de R$ 100 mil com a marca do ídolo. E a companhia aérea Azul pôs em operação uma aeronave com as cores do seu capacete. O primeiro voo, com a presença de Viviane Senna, irmã do piloto e presidente do IAS, foi de Porto Alegre a São Paulo na última terça-feira.
Narrativa do herói
Para especialistas em marketing esportivo, o sucesso da marca Senna deve-se a uma combinação de dois fatores.
Primeiro, a força da história e do legado do piloto. Segundo, a boa gestão dos negócios ligados ao seu nome pelo IAS.
"Senna viveu o auge de sua carreira em um momento em que o Brasil passava por uma espécie de 'crise de autoestima''', acredita Pedro Trengrouse, coordenador do curso de 'Gestão, Marketing e Direito no Esporte' da Fundação Getúlio Vargas.
Avião com marca de Senna (Foto: AFP)Avião com marca de Senna (Foto: AFP)
"No início dos anos 90, havíamos acabado de nos tornar uma democracia, ainda sofríamos com a hiperinflação e a seleção brasileira não ganhava uma Copa desde os anos 70 - mas ligávamos a TV no domingo e víamos a bandeira brasileira no pódio", ele lembra.
"Ayrton Senna personificava a ideia de um país que podia dar certo, era motivo de orgulho nacional em um momento crítico. Por isso, é natural que sua imagem tenha ficado gravada na memória afetiva de tantos brasileiros."
Segundo um estudo do instituto Ibope Repucom que analisa a percepção da população sobre celebridades - o Celebrity DBI - Senna é a personalidade com mais aceitação entre os brasileiros.
No total, 89% da população em geral admira o piloto - percentual maior que o de ídolos como Pelé, Ronaldo, Neymar e o tenista Gustavo Kuerten.
No caso dos brasileiros com mais de 25 anos, o índice é de 93%.
Para Eduardo Muniz, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e sócio-diretor da agência Top Brands, contribui para a força da imagem do piloto o fato de sua história reproduzir a "trajetória de um herói de uma tragédia mitológica".
"O acidente de Ímola matou Senna no auge. Ninguém chegou a ver o declínio de sua carreira, como no caso de outros atletas, como Gustavo Kuerten", diz Muniz.
"Isso eternizou na mente das pessoas a imagem do piloto em seu melhor momento - o que ajuda a dar força a sua marca."
Gestão da marca
Na opinião dos especialistas, porém, parte desse potencial de negócios ligado ao nome Senna poderia ter se perdido ao longo dos anos não fosse a boa gestão da marca pela família do piloto - que a vinculou a projetos sociais tidos como referência na área de educação.
Muniz nota, por exemplo, que embora o piloto sempre fosse visto como alguém sensível a problemas sociais e humanos, morreu antes de poder concretizar seus projetos nessa área.
O IAS foi idealizado por Senna, mas só saiu do papel em novembro de 1994, quando sua família lhe cedeu todos os direitos sobre a imagem do piloto.
Desde então, a ONG vem atuando em projetos para melhorar a eficiência de instituições de ensino por todo o país, organizando desde programas de reforço escolar e capacitação de educadores até sistemas de gestão de recursos.
Pelas contas de seus coordenadores, atende a uma média de 2 milhões de crianças a cada ano. E é para tal projetos que se destina toda a receita obtida com o licenciamento de produtos da grife Senna - do tênis do Senninha aos relógios Hublot da coleção do piloto.
"O fato de os recursos serem usados em projetos sociais é o que permite que uma variedade tão grande de mercadorias seja licenciada sem que haja um desgaste comercial da marca", acredita Muniz.
"Se o lucro com esses negócios fosse simplesmente embolsado pela família, provavelmente eles teriam de selecionar uma gama menor de itens mais ligados ao universo da Fórmula 1 para evitar a percepção de que o nome do piloto poderia estar sendo superexplorado", opina.
Viviane Senna (Foto: Roberto Setton - Divulgação IAS)Viviane Senna
(Foto: Roberto Setton/Divulgação IAS)
Branding
A grife Senna é um caso de sucesso em uma área de negócios que ainda engatinha no Brasil - o chamado 'branding' esportivo.
Trata-se do trabalho de construção e de administração de uma marca esportiva para aproveitar seu potencial de mercado em licenciamentos e campanhas publicitárias.
É claro que, no caso dos atletas, esse potencial depende antes de tudo da forma como cada um toca sua vida e carreira, como explica João Henrique Areias, autor do livro Uma Bela Jogada - 20 anos de Marketing Esportivo.
"Se o atleta tem uma imagem positiva e uma conduta que pode servir de inspiração para os jovens, mais empresas vão querer se vincular a seu nome", diz Areias, que nos anos 90 foi sócio de Pelé em uma consultoria de marketing esportivo que levava o nome do jogador.
"Era esse o caso de Senna, identificado com valores como garra e persistência."
Por outro lado, quem está constantemente metido em escândalos ou é visto como um atleta sem ética pode se tornar um azarão no mundo publicitário.
Um caso emblemático nesse sentido é o do ciclista Lance Armstrong, que caiu em desgraça quando veio à tona que ele praticou doping para vencer seus sete Tours de France.
Depois do escândalo, Armstrong não só perdeu o patrocínio da Nike como a fabricante de produtos esportivos também anunciou que não pretendia nem renovar sua parceria com a fundação criada por ele para apoiar vítimas de câncer - a Livestrong.
"Há erros que são imperdoáveis para o público, embora deslizes menos graves possam ser deixados para trás se forem admitidos prontamente e o atleta mostrar arrependimento pelo que fez", acredita Areias.
Campanhas erradas
Ele destaca, porém, que mesmo com uma vida pessoal livre de polêmicas, um esportista pode ter o potencial comercial de seu nome minado pela escolha de produtos, campanhas e peças publicitárias erradas - e essa é uma das áreas em que uma boa gestão da sua 'marca' pode fazer a diferença, como mostra o caso Senna.
Nos anos 1970, por exemplo, o jogador Gérson acabou sendo identificado como uma espécie de patrono dos malandros e sujeitos sem escrúpulos após uma propaganda de cigarro na TV em que, com um sotaque carioca carregado, convidava os telespectadores a serem espertos para 'levar vantagem' na vida.
Hoje, os aficcionados por futebol provavelmente vão lembrar que o meia-armador Gérson de Oliveira Nunes era parte da seleção tricampeã de 1970; que era conhecido como o "canhotinha de ouro" e conseguia lançar a bola aonde quisesse, com uma precisão invejável.
Mas um número ainda maior de pessoas vai associar seu nome ao controverso código de conduta que ficou conhecido com 'Lei de Gerson': 'Leve vantagem você também, leve vantagem em tudo'.
"Há contratos comerciais que garantem uma boa rentabilidade imediata, mas se os valores da empresa em questão estão em desacordo com os valores aos quais queremos ligar a nossa marca, o estrago pode ser grande no longo prazo", explica Crespo, do IAS. "Sempre tivemos consciência disso no IAS - e acho que isso foi crucial para o sucesso da marca Senna."

terça-feira, 29 de abril de 2014

Emprega Mogi oferece 791 oportunidades no mercado de trabalho

Emprega Mogi oferece 791 oportunidades no mercado de trabalho


As vagas são nas áreas de alimentação, manutenção, vendas, limpeza, beleza, costura, telemarketing, entre outros. Os interessados podem procurar as unidades do programa.

O Emprega Mogi da Prefeitura de Mogi das Cruzes está selecionando 791 profissionais para diferentes funções. As vagas são nas áreas de alimentação, manutenção, vendas, limpeza, beleza, costura, telemarketing, entre outros. Os interessados podem procurar uma das três unidades do programa nos terminais Central e Estudantes e no CIC em Jundiapeba.

Estão disponíveis 600 vagas para operadores de telemarketing ativo e receptivo, sendo 100 para aprendiz. As oportunidades são pessoas de ambos os sexos. Pessoas com deficiência podem se candidatar a função de auxiliar administrativo e cobrador de transporte coletivo. Na área de costura, há vagas para cortador de roupas à máquina, costureira em geral (máquina de braço), costureira em geral (reta, overloque e galoneira) e passadeira de peças confeccionadas.

Há também oportunidades para cargos de chefia, como coordenador de orientação pedagógica, coordenador de restaurante (equipe de salão), chefe de serviço de limpeza, gerente administrativo (gerente de pista) e gerente de restaurante.

Veja a relação completa de vagas.

Nas unidades do Emprega Mogi, os candidatos têm seu perfil analisado e caso sejam aprovados, os profissionais são encaminhados para a empresa contratante. Mesmo que a pessoa não seja contratada, seu nome permanece no cadastro e ela pode ser encaminhada para outras vagas e programas de qualificação profissional. O programa oferece outros serviços à população, como a emissão de carteiras profissionais e seguro desemprego. Para mais informações, o telefone é 4699-1900. (KCB)

Vacinação contra a gripe prossegue em todos os postos e unidades do PSF até 9 de maio


A Secretaria Municipal de Saúde continua com o trabalho de vacinação contra a gripe em Mogi das Cruzes. Até o momento, 16.294 pessoas foram imunizadas, o que corresponde a 20,15%. A meta é imunizar pelo menos 80% do total da população estimada para os grupos assistidos, o que corresponde a 74,4 mil mogianos.

“Estamos recomendando às pessoas que fazem parte dos grupos de risco e que ainda não tomaram a vacina, que procurem uma unidade de saúde o quanto antes, para garantir a imunização antes da chegada do período mais rigoroso do inverno”, alerta a médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei.

Neste ano, o público-alvo da vacinação são os idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (mulheres no período pós-parto até 45 dias), trabalhadores de saúde, indígenas e doentes crônicos com indicação médica.

Clique aqui e conheça as indicações de vacinação para doentes crônicos

Do total vacinado, 8.757 são idosos, o que corresponde a 21,51%; 6.239 crianças (24,12%); 701 gestantes (15,23%); 192 puérperas (25,36%); 405 trabalhadores de saúde (4,54%).

A vacina utilizada protege contra os três tipos principais de vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1) e está disponível de segunda a sexta-feira em todos os Postos de Saúde e Unidades do Programa Saúde da Família. A vacina é segura e a contra-indicação é para pessoas com histórico de alergia grave a ovo.

H1N1

A Influenza A ou H1N1 é uma doença viral aguda, de transmissão de pessoa para pessoa, especialmente através de gotículas expelidas pela tosse ou espirro. Algumas pessoas também podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados com secreções de pessoas doentes. Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum, como febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer dor de cabeça, dores no corpo, dor de garganta, falta de ar, cansaço, diarreia e vômitos. Em casos suspeitos, a principal orientação é procurar assistência médica.

Dicas de prevenção

• Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool a 70º;
• Jogar no lixo os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
• Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
• Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
• Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
• Procurar assistência médica se surgirem sintomas como os da infecção pelo vírus da influenza tipo A            

Itaquaquecetuba - Mutirão da Limpeza chega no Jardim Algarve:


AIPMI
O programa "Mutirão de Limpeza", da Prefeitura de Itaquaquecetuba, chegou às ruas do Jardim Algarve nesta semana. Ontem, duas equipes com oito funcionários cada estiveram no bairro para fazer varrição, capinação e retirada de entulhos. O secretário de Serviços Urbanos, Eduardo Akira, ressaltou que a prioridade do programa tem sido atender os bairros da periferia.
Dat

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