Ouvidoria de Mogi recebe mais de 6 mil queixas

De janeiro até abril, a Ouvidoria Municipal de Mogi das Cruzes recebeu 6.192 reclamações, sugestões e elogios. Foram mais que 51 demandas atendidas pelo órgão por dia. No mesmo período do ano passado, este número era de 7.593 mil queixas. Em 12 meses, houve uma queda de 18% dos pedidos encaminhados pela população. A principal reclamação feita para o órgão é a limpeza de terrenos. 
Segundo levantamento divulgado pela Ouvidoria, em apenas em 120 dias, o órgão recebeu 1.048 queixas sobre áreas abandonados. Estas demandas representam 17% de todas as reclamações atendidas até o momento.
No caso dos pedidos para a limpeza de terrenos, existem duas situações. Quando o terreno é municipal, a responsabilidade de manutenção é da prefeitura. Se a área for particular, o proprietário é notificado para fazer a limpeza no prazo de 30 dias. Caso o serviço não seja realizado, a pessoa paga uma multa no valor de quatro Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que equivale a R$ 516,88. No caso de reincidência, a autuação sobe para 40 UFMs (R$ 5.168 mil). Se a dívida não for paga no ano vigente da aplicação, ela se torna dívida ativa e passa a ser cobrada pela Justiça.
A segunda queixa que mais chega à Ouvidoria é referente a marcação de consultas médicas, principalmente em atendimento de especialidade. Em quatro meses, foram 256 reclamações, que representam 4% do total das demandas. Na terceira posição do ranking aparece o pedido para limpeza de guias e sarjetas. Foram 205 solicitações de janeiro até abril. Em quarto lugar está o pedido para o serviço de tapa-buraco. Ao todo, o órgão atendeu a 168 queixas.

DatO lugar que mais concentra reclamações é a região central da cidade. De acordo com a Ouvidoria, o fenômeno é justificado pelo grande número de pessoas que trabalham e passam pela área. Em seguida, vem o distrito de Jundiapeba, o Mogi Moderno, o Alto do Ipiranga e a Vila Oliveira. Os tipos de demandas que chegam ao órgão costumam variar de acordo com a época do ano. Em janeiro, por exemplo, cresce o número de queixas sobre limpeza de terrenos e tapa-buraco, justamente por causa do período de chuva.
As pessoas que tiverem alguma solicitação ou queixa sobre serviços podem ligar para o 156. Agora, os munícipes que tiverem reclamações sobre funcionários públicos ou serviço da saúde da cidade devem ligar para 162.

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