Rio Guaió - Prefeituras apresentam lei específica para Guaió
O prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB), assinou na manhã de ontem a minuta da lei específica para a bacia do rio Guaió. O evento realizado em Mauá serviu como um marco para o desenvolvimento das cidades de forma organizada, sustentável e de acordo com as necessidades atuais de cada município no que se refere ao desenvolvimento econômico, qualidade ambiental, mobilidade urbana, além da questão fundiária.
Técnicos dos cinco municípios cortados pelo Rio Guaió trabalharam desde dezembro do ano passado para elaborar o documento oficial que deverá ser levado ao governo do Estado. O projeto será apreciado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente e intermediado pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, Francisco Brito.
De acordo com Tokuzumi, a alteração na lei é necessária para que se permita o desenvolvimento de Suzano e região, uma vez que os municípios, ao longo do tempo, foram prejudicados com invasões irregulares, além de outros fatores. "Nossa lei precisa ter uma maior flexibilidade e que, principalmente, atenda as necessidades dos municípios. Todos estão de parabéns por mais esse passo dado", disse.
No próximo mês ocorrerá um novo encontro, dessa vez na cidade de Ferraz, para o encaminhamento oficial da lei específica do rio Guaió.
A expectativa é que o evento conte com a presença de um representante do governo do Estado, que encaminhará em breve, pessoalmente, uma cópia do projeto ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).