Unilivre realiza palestras nos distritos para reforçar a importância da reciclagem

Unilivre realiza palestras nos distritos para reforçar a importância da reciclagem

Programa Recicla Mogi está em andamento na cidade e palestras têm como objetivo orientar a população sobre ações na área


A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizará, a partir desta semana, um ciclo de palestras nos quatro distritos da cidade que possuem os novos ecopontos – Sabaúna, Biritiba Ussu, Taiaçupeba e Quatinga. 

As palestras serão realizadas pela Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e têm como objetivo orientar e estimular a população a participar ativamente das ações de reciclagem, contando, para isso, com a presença dos ecopontos perto de casa. A primeira palestra será realizada na Escola Estadual Aristóteles de Andrade, em Sabaúna, nesta quinta-feira (08/05). O evento ocorrerá em dois horários, às 9h e às 13h.

“O Recicla Mogi está em pleno andamento, atendendo 40 bairros, e além disso contamos com quatro novos ecopontos nos distritos, que funcionam nas sedes das administrações regionais. Neste sentido, a Unilivre programou uma série de palestras nestes locais para orientar a população sobre a reciclagem e estimular os moradores a utilizarem os ecopontos como parte de seu cotidiano.

 Nos ecopontos do Jardim Armênia e do Parque Olímpico já existe uma procura consolidada por parte das pessoas e nós queremos levar isso também aos distritos”, destacou o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Romildo Campello.

Além de Sabaúna, serão realizadas palestras em Taiaçupeba nos dias 12 e 13 de maio, ambas no Ceic Santa Clara II, a partir das 7h30; e ainda no dia 22 de maio, na Escola Municipal Cecília Viana, em dois horários, às 9h e 13h. Em Biritiba Ussu a palestra acontecerá no dia 15 de maio, também em dois horários, às 10h30 e 13h, na Escola Municipal Primo Vilar. Finalmente, em Quatinga a palestra está marcada para o dia 29 de maio, na Escola Estadual Américo Sugai, às 8h30 e às 13h.

Nas palestras, segundo Campello, os moradores serão orientados sobre a importância da reciclagem e informados sobre a existência dos novos ecopontos – que funcionam nas sedes das administrações regionais.

Os ecopontos fazem parte da estrutura de coleta seletiva existente na cidade – formada ainda pelo Cata-Tranqueira, realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, e pelo Programa Recicla Mogi. As três ações estimulam a população mogiana a dar destinação correta ao lixo, a partir da separação dos materiais.

O secretário do Verde explica ainda que as palestras serão realizadas pela Unilivre, como parte de seu trabalho. Inaugurada em setembro do ano passado, a Unilivre é um espaço de difusão de educação socioambiental para toda a comunidade. Suas bases são a construção do conhecimento, o estímulo à criatividade, a visão crítica de processos e a incorporação de novos hábitos e atitudes que privilegiem a sustentabilidade.

Além das atividades no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, uma unidade de conservação integral da Mata Atlântica, também estão previstos cursos em outros núcleos, como a Ilha Marabá e os parques Centenário e Leon Feffer. Os cidadãos interessados em conhecer a programação de cursos podem entrar em contato com a Unilivre pelos telefones 4790-3529 e 4790-5354. (MAS)


Endereços das Administrações Regionais (onde funcionam os ecopontos): 

Administração Regional de Biritiba Ussu
Rua Thiago Silvestre Furtado, 153 - Biritiba Ussú

Administração Regional de Quatinga
Rua Antônio Rosendo de Lima, 353 - Quatinga

Administração Regional de Sabaúna
Rua Antônio Castilho Gualda, 43 - Sabaúna

Administração Regional de Taiaçupeba
Rua Seis de Junho, 191 - Taiaçupeba

Postagens mais visitadas deste blog