Mogi das Cruzes - Bertaiolli dará palestra sobre planejamento estratégico em Brasília nesta quarta-feira

O prefeito Marco Bertaiolli será um dos palestrantes do 4º Congresso Nacional de Gestão Pública (Conagesp), que acontece em Brasília. Convidado a falar sobre o tema Planejamento Estratégico, Bertaiolli fará uma apresentação nesta quarta-feira (07/05), ao meio-dia, sobre experiências práticas adotadas com sucesso em Mogi das Cruzes. Abordará os desafios enfrentados pela Administração Pública no atendimento da área educacional, conciliando a demanda da população e a criação efetiva de mais vagas no sistema municipal de creches, além da implantação do sistema de ensino integral - ambos em resultados expressivos. Tudo com vistas no planejamento estratégico.

"Vamos levar nossa experiência para Brasília, mostrando desde a identificação das necessidades apontadas pelos mogianos, que ocorreu no Plano de Governo de 2008, até o cumprimento destes anseios da população. Para que isso ocorresse, foi necessária a adoção de uma série de instrumentos de gestão pública, que configuram um planejamento estratégico elaborado. O desafio é obter os melhores resultados possíveis em um cenário que apresenta escassez de recursos e, ao mesmo tempo, a exigência de prestação de serviços de qualidade", comenta Bertaiolli.

No Plano de Governo de 2008, a população apontou duas necessidades - a criação de novas vagas em creches municipais e a adoção de um sistema de educação continuada. Para atender a estes desafios, foi preciso adotar um conjunto de medidas para a construção de novos prédios - com atendimento de qualidade às crianças - e também a adoção de modelo educacional que aumentasse o tempo de permanência dos alunos nas escolas.

Diante das limitações orçamentárias e da exigência natural por serviços de excelência, a Administração Municipal adotou uma série de medidas que resultaram em um programa educacional que conseguiu destaque nacional em várias frentes. Um dos desafios consistiu em elaborar um modelo unificado de creches, com edifícios arquitetonicamente padronizados e ao mesmo tempo eficientes. Com isso, os custos de construção e manutenção tiveram redução, garantindo, por outro lado, unidades padronizadas em toda a cidade.

Entre 2009 e 2012, foram construídas 40 creches, com a abertura de 4,4 mil vagas. Para o período de 2013 a 2016, estão previstas mais 25 unidades, com 2.960 vagas. A Administração Municipal chegará a 2016 com um total de 65 creches e 7.360 alunos atendidos. Para Bertaiolli, os números são uma demonstração clara de que o planejamento foi bem executado:

"As creches possuem um alcance social muito grande. Além de as crianças estarem bem cuidadas, alimentadas e assistidas por profissionais gabaritados, as mães passam a ter mais tranquilidade para trabalhar e auxiliar no sustento da casa. É uma conquista para toda a família. E o modelo que implantamos em Mogi permitiu que a construção e implantação das creches ocorresse de forma dinâmica, graças a uma série de elementos administrativos que agilizaram o processo", detalha o prefeito.

As creches possuem um modelo padrão, com um prédio de 530 metros quadrados e capacidade para 110 alunos. Internamente, todas possuem a mesma configuração, com salas para alunos, professores, refeitório, biblioteca, sanitário e espaço comum. São feitos pequenos ajustes nas plantas, conforme as características dos terrenos, mas a essência é sempre mantida: "Em Mogi, as creches dos bairros são idênticas às da região central", observa Bertaiolli, lembrando que o modelo foi adotado pelo Governo de São Paulo no programa estadual de expansão de creches.

Ensino Integral

Outra ação adotada com sucesso pela Administração Municipal a partir de um planejamento estratégico foi a implantação do ensino integral nas escolas da cidade. O modelo prevê que os alunos permaneçam o dia inteiro nas unidades, recebendo, além das aulas convencionais, atividades culturais, esportivas e cinco refeições diárias. A estrutura para este projeto também teve que ser desenvolvida, dando origem aos Centros Municipais de Programas Educacionais (Cempres). Hoje, mais de 16 mil alunos mogianos são atendidos em período integral. A previsão é de que este número chegue a 20 mil estudantes até 2016.

Os Cempres são escolas de grande porte, localizadas em regiões de grande demanda e equipadas com quadras poliesportivas, refeitórios, biblioteca, auditório e projeto arquitetônico diferenciado. "Assim como aconteceu com as creches, os Cempres também são resultado de um planejamento estratégico próprio, que uniu várias secretarias e resultou em um modelo educacional que conquistou os mogianos", comenta o prefeito. (MAS)

Postagens mais visitadas deste blog