Vacinação contra a gripe prossegue em todos os postos e unidades do PSF até 9 de maio


A Secretaria Municipal de Saúde continua com o trabalho de vacinação contra a gripe em Mogi das Cruzes. Até o momento, 16.294 pessoas foram imunizadas, o que corresponde a 20,15%. A meta é imunizar pelo menos 80% do total da população estimada para os grupos assistidos, o que corresponde a 74,4 mil mogianos.

“Estamos recomendando às pessoas que fazem parte dos grupos de risco e que ainda não tomaram a vacina, que procurem uma unidade de saúde o quanto antes, para garantir a imunização antes da chegada do período mais rigoroso do inverno”, alerta a médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei.

Neste ano, o público-alvo da vacinação são os idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (mulheres no período pós-parto até 45 dias), trabalhadores de saúde, indígenas e doentes crônicos com indicação médica.

Clique aqui e conheça as indicações de vacinação para doentes crônicos

Do total vacinado, 8.757 são idosos, o que corresponde a 21,51%; 6.239 crianças (24,12%); 701 gestantes (15,23%); 192 puérperas (25,36%); 405 trabalhadores de saúde (4,54%).

A vacina utilizada protege contra os três tipos principais de vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1) e está disponível de segunda a sexta-feira em todos os Postos de Saúde e Unidades do Programa Saúde da Família. A vacina é segura e a contra-indicação é para pessoas com histórico de alergia grave a ovo.

H1N1

A Influenza A ou H1N1 é uma doença viral aguda, de transmissão de pessoa para pessoa, especialmente através de gotículas expelidas pela tosse ou espirro. Algumas pessoas também podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados com secreções de pessoas doentes. Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum, como febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer dor de cabeça, dores no corpo, dor de garganta, falta de ar, cansaço, diarreia e vômitos. Em casos suspeitos, a principal orientação é procurar assistência médica.

Dicas de prevenção

• Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool a 70º;
• Jogar no lixo os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
• Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
• Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
• Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
• Procurar assistência médica se surgirem sintomas como os da infecção pelo vírus da influenza tipo A            

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog